Lu Ana Marques
Uma certa vez Cristo falou com uma mulher.... uma mulher que ia pegar água ao meio dia no poço de Jaco.
Sou do interior e sei que ninguém pega água ao meio dia, normamente, pega-se a tardinha ou de manhã bem cedo.
Mas, ela, mesmo morando em um lugar desértico, foi pegar água ao meio dia. Atitude que refletia a segregação e preconceito que aquela mulher sofria na comunidade em que morava, talvez por que foi casada 5 vezes e vivia com um homem que não era seu marido.
Aquela mulher era samaritana, um povo que os judeus não falavam por considerar pecadores e separados do Pai.
Então, Jesus fez uma promessa a essa mulher:
"Se você beber da água que te dou nunca mais terá sede. Por que a água que te dou se tornará dentro de você uma fonte a jorrar para a vida eterna".
Primeiro devemos estabelecer um relacionamento com o Senhor, bebermos a água... Quando bebemos a água viva que Ele nos dá, passamos a ter intimidade e comunhão com Ele, passamos a amá-lo de todo o coração, de toda alma, de todo o entendimento e com todas as forças.
Depois, esta água, que a presença do Espirito Santo, se torna uma fonte de água viva a jorrar na vida de outras pessoas, aí passamos a ama-las e a entender o valor delas para o nosso Pai. Ora, isso tudo nada mais é que o ide de Jesus ( Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura), nada mais é que o resumo de toda a lei ( Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Mc 12: 30 e 31).
Mantenham o olhar firme em Jesus, autor e consumados da nossa fé.
Hb 12:2a
Há um tempo, vivenciei uma batalha entre o medo e a fé...
Quando questionei ao Senhor como ter mais fé, o Espirito Santo me fez lembrar desse versículo.
Lembrei que, certa vez, o Apóstolo Pedro foi convidado por Cristo a andar sobre o mar... Quando ele tirou os olhos de Jesus, viu as águas a sua volta e sentiu o vento forte, então, toda a sua fé se exauriu.
Jesus é o autor e consumador da Fé e devemos olhar firmemente para Ele para não sermos dominados pelo medo e pelas dúvidas, pois Deus é poderoso para cumprir o que prometeu (Rm. 4: 21).
A fé é a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando a alguns passos neste caminho que é a nossa vida(Hb1:1a).
Carlos Drummond de Andrade pode até está certo quanto as pedras que haverão no meio do caminho, mas Deus é poderoso e todas elas servirão, tão somente, para alicerçar a nossa vida em Cristo.
Não parece, pois nossa visão é limitada.
O profeta Oseias enfatiza, em seu livro, que precisamos nos esforçar para conhecer ao Senhor e Ele nos responderá, tão certo quanto a manhã que vem depois da noite.
Quando conhecemos o Senhor, entendemos que vivemos pela graça e que " O grande amor de Deus nunca termina. A única razão por não sermos totalmente destruídos é a misericórdia do Senhor. Ela é inesgotável( Lamentações 3:22)
Todas as coisas pelas quais Jó passou só o aproximou do Pai, o fez aprender a viver debaixo da graça. .. Ele passou a conhecer o Pai, não apenas pelo ouvir, mas passou a ve-Lo com os próprios olhos.
A nossa visão de justiça está limitada ao tempo que vivemos, ao agora... A do Senhor se manifesta de uma forma ampla, é atemporal, pois Ele sabe qual o "conjunto da Sua obra" que almeja fazer em nossas vidas.
Diz o Senhor Deus:
Não quero sacrifícios: Quero o seu AMOR.
Não me interesso por suas ofertas; o que eu quero é que vocês me conheçam. (Oseias 6:6)
"Pois o Espirito que Deus nos deu não é de convardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. "
Seria mais fácil se não tivéssemos que enfrentar nossos medos, se não tivéssemos que pedir perdão, se não tivéssemos que sair do nosso lugar de conforto e ir para onde precisamos ir... SERIA MAIS FÁCIL! O Espirito que o Senhor nos deu, no entanto, nos compeli a sermos corajosos, nos compeli a não nos conformamos com as experiências espirituais que vivemos, a desbravarmos o mundo obscuro do que somos, a parte mais escondida de nós mesmos, a irmos onde nunca fomos....
O Espirito que Deus nos deu é de poder, de amor e equilíbrio e faz com que tenhamos o caráter de Cristo, as atitudes de Cristo e o amor de Cristo, que ama a todos, principalmente, os que mais precisam do amor, os nossos ofensores.
Acho interessante que muito se busca o poder do Espirito, mas acabam esquecendo do amor e do equilíbrio... O Espirito testemunha Cristo em nós e não ha como dissociar Jesus do amor.
(2 Timóteo 1:7)
Jesus, em uma determimada circunstância, contou três historias: a da ovelha perdida,a da moeda perdida e a do filho perdido.
O motivo da redundância era as críticas feitas pelos religiosos e pelos exímios estudiosos e cumpridores da lei ao vê-lo pregando para ladrões e pecadores.
Cristo queria deixar claro duas coisas:
O quanto o Pai se alegra quando um filho, que o deixou, regressa aos seus braços de amor e que para Ele somos igualmente amados. Afinal, o bom pastor deixou as 99 ovelhas para ir a procura de 1 que se perdeu.
Sabe o que mais me chama à atenção?
É que sempre estamos ávidos a julgar e condenar as outras pessoas e nos zangamos com Deus quando Ele demonstra misericórdia. Como Jonas, quando foi enviado como missionário a Ninive, quando,na verdade, queria que Deus destruísse a cidade; como os fariseus, os mestres da Lei e como o irmão do filho pródigo que se indignou e se irou ao presenciar a graça do seu pai àquele irmão que estava "perdido e foi achado".
Será que também não estamos "batendo o pé" e fazendo beicinho para Deus e dizendo: " Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado."?
Certamente, se pensamos dessa forma estamos longe de entender o porquê da vinda e morte de Cristo, que foi para salvar o pecador e da-lo livre acesso ao Pai.
Dos móveis da minha casa, o mais sagrado e o que mais aguçada a minha curiosidade, certamente, era a estante de madeira que ficava na sala.
Ela era cheinha de livros, coleções do meu pai, que, por nada neste mundo, deixava que pegássemos.
Lembro bem de todos eles, os de Geografia não tinham o estado doTocantins( eu não sou tão velha assim, os livros que eram desatualizados....rsrs)
Os que mais amava eram duas coleções, uma que tinha a capa verde e outra tinha capa azul, a primeira eram os livros de Jose de Alencar, a segunda eram de Machado de Assis.
Como tinha que pegar e devolver os livros sem que painho percebesse, tive que escolher.... Foi aí que fiz uma péssima escolha( ou não).... Escolhi os de José de Alencar.
Depois do primeiro livro, acreditei de verdade no "amor para sempre"....
Imagine o choque que tive ao ler Memorias Postumas de Brás Cubas, com seu personagem principal totalmente sem "sal" e sem objetivo na vida!!!
Pior.... imagine meu espanto ao ver pessoas amando e desamando, casando e descasando e seguindo suas vidas... Admiro a superação que muita gente tem na vida sentimental... Talvez seja algo que, ao mesmo tempo, chama a minha atenção e me causa angustia.
Mas sei de algo a respeito de mim mesma, um amor à estilo de Vinicius de Moraes, infinito enquanto dure, seria uma grande frustração. Certamente, algo à Carlos Drumond de Andrade seja bem mais apropriado:
"O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo
acha a razão de ser, já dividido.
São dois em um: amor, sublime selo
que à vida imprime cor, graça e sentido."
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Efesios, 5:25-27
Quando a Palavra de Deus se refere a "Igreja", faz menção a todos os cristãos que receberam a palavra de Deus e pela fé foram salvos. Essa igreja nada tem haver com as instituições religiosas que têm por objetivo estabelecer uma série de "regras" e "costumes" e alferir altas quantias em dinheiro.
Em relação ao comportamento dos líderes dessas Instituições o apostolo Paulo escreveu que não deixassemos que ninguém fizesse para nós leis sobre o que devessemos comer ou beber, ou sobre os dias santos, e o sábado, ....; que a realidade é Cristo. Alertou aos verdadeiros cristãos que não deixassem que ninguém os humilhasse, afirmando que é melhor por que diz ter visões, que pessoas assim insistia numa falsa humildade, e que essas pessoas eram vaidosas e na verdade tinham uma mente muito carnal e orgulhosa.
Não estou falando que não é importante congregar.... É importante. Salomao escreveu no livro de Proverbios que assim como ferro afia o ferro, o homem afia o homem. Acredito que essa ação de "afiar", "modelar", "melhorar" ocorre principalmente na Igreja, no convívio com os irmãos.
O que estou dizendo é que cresce o número de Instituições Religiosas cheias de costumes e de coisas que maculam a simplicidade do evangelho de Cristo, e o transforma numa série de usos e costumes.
Sobre estas praticas, o proprio Jesus falou: "Hipócritas! Bem profetizou Isaías sobre vós, denunciando: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens’”
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança
...
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1: 26b e 27
De todas as características do ser humano, a que mais nos identifica Àquele que nos criou, certamente, é o amor.
Por isso Jesus resumi toda a lei em apenas dois mandamentos: amar a Deus de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo. Ele ainda nos diz que tais mandamentos são mais importantes que todos os holocaustos e sacrifícios.
O apóstolo Paulo escreveu à igreja em Corinto que sem o amor não adiantaria falar todos os idiomas e a lingua dos anjos, ter o dom de profetizar, ter o conhecimento de todas as ciências e da Palavra de Deus, ter fé, ou dar todos os bens aos pobres.
Já o apóstolo João, foi categórico ao afirmar que:
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
O que demonstra ser consequência "sine qua non" do amor ao Pai, o amor ao proximo. Não há como ser Cristão e não amar.
Cristo nos diz quem é o nosso próximo, que não é somente aqueles que nos fazem o bem. Fala que devemos amar os inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer bem aos que nos odeiam, e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem; para que nos tornemos filhos do Pai e finalmente voltemos a ser semelhantes à Ele.
Sinceramente, tal amor me parecia inconcebível.
Como amar alguém que me odeia, que fala mal de mim e me julga de forma equivocada?Como amar alguém que me humilha e me faz sentir mal?
Aprendi que quando oramos por uma pessoa, aprendemos a ama-la. Este amor não vem de nós mesmos, mas do Espirito Santo que habita em nós e nos aperfeiçoa em todas as coisas.
Há uma poesia de Drummond de Andrade que diz que só quem ama escuta o apelo da eternidade. Apesar de a poesia falar de um amor entre um homem e uma mulher que transpassa o tempo, me lembra Cristo e seu sacrifício na cruz que "grita" por todo o mundo e durante toda eternidade como é grande o amor de nosso Criador por nós.
"O tempo passa? Não passa
O tempo passa?
Não passa no abismo do coração
lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.
O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.
O meu tempo e o teu
transcedem qualquer medida.
Além do amor, não ha nada,
amar é o sumo da vida.
Pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade".
Carlos Drummond de Andrade
Quem nunca sofreu, quem nunca se entristeceu, que nunca perdeu algo ou alguém, quem nunca quase perdeu a fé ou desanimou?
Somos seres humanos e nossa vida é cíclica. Esperar que Deus nos poupe de tudo que nos entristece é o mesmo que pensar que o correto é que um pai crie o filho sem castiga-lo, sem educa-lo, sem coloca-lo para estudar e o poupando de tudo e de todos para que nunca leve uma topada, por exemplo, ou alguém o magoe, ou uma determinada situação( como estudar) o cause desconforto, afinal a maioria das coisas que precisamos fazer ou passar na vida para crescermos demanda esforço e nos causa alguma dor.
Quem não lembra de Jó e sua celebre frase: "o Senhor me deu, o Senhor tomou de volta, louvado seja o nome do Senhor"( Jo 1: 21b)?
Jó falou isso quando soube da morte de TODOS os seus filhos.
Imagino que essa é a pior dor que uma pessoa pode passar.
Toda vez que leio o livro de Jó, em especial essa parte, lembro de uma letra de Chico Buarque:
" Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu
Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi"
Chico descreveu com tanta propriedade a dor da perda de um filho, que me emociono só de pensar em Jó e nos muitos pais que perderam seus filhos.
Eu nunca conheci um pai que se recuperou da perda do filho... Nunca. Mas, se Deus ama imensamente a todos nós e mesmo assim permite que pessoas boas e tementes a Ele passem por isso, só posso pensar que Ele as ama tanto que deu a bênção de serem pais de seres humanos especiais, que não só abençoaram, ensinaram, amaram e deram exemplo do amor de Deus aos seus genitores, mas a todos que tiveram a oportunidade de conviver com eles, como no meu caso com a minha irmã Nayara e minha prima Cecília, mesmo que por pouco tempo. E Deus já é bom por isso, só pelo simples fato de nos ter dado essas pessoas.
Portanto, acima de tudo, das nossas perdas, frustrações e dores, há o amor do Pai que não polpou o próprio filho e que nos diz que absolutamente TODAS as coisas cooperam para o bem das pessoas que amam a Deus.
Um dia Jesus foi à casa de Simão, o fariseu. Quando chegou lá, uma mulher de má fama derramou perfume caro nos pés de Cristo. Nesse momento as lágrimas daquela mulher começaram a molhar os pés de Jesus, então ela com seus cabelos limpava as lágrimas...E, a todo tempo, ela beijava os pés de Jesus...
Então, Simão pensou: Esse homem não é profeta, pois se o fosse saberia quem é essa mulher e não permitiria que ela fizesse isso.
Jesus, sabendo dos pensamentos dele, disse: _Simão, posso te contar uma história???
E ele respondeu: _Claro, mestre!
Jesus prosseguiu:_Havia dois homens, um devia 500 moedas de prata e ou outro devia 50 a um outro homem que era agiota. Ambos não tinha como pagar, então o homem a quem eles deviam os perdoou. Quem destes homens amará mais aquele que os perdoou?
Simão respondeu:_O que mais foi perdoado.
Então Jesus disse :_Essa mulher me ama mais do que você, pois ela foi mais perdoada. As atitudes dela provam que ela enxerga seus erros e está arrependida e por isto alcançou o perdão e a graça.
Acho que por isso eu sou tão apaixonada por Cristo... é por que fui a mais perdoada.
Parece-me que a graça só é alcançada pelos humildes... Aqueles que tem a coragem de colocar aos pés de Cristo o que tem de mais precioso, aqueles que choram aos seus pés...
Quem é orgulhoso não consegue ver seu erro... Só vê o do próximo.
Por isso, não busca o perdão e não consegue a graça.
Escolhi viver...
Viver é algo que pode durar anos, então fui vivendo devagarinho...
Um dia após o outro... Escolhi, ao nascer do Sol.
Escolhi viver, mesmo quando os sonhos morreram, as pessoas se foram e as oportunidades passaram.
Escolhi viver, mesmo quando partes do meu ser foram descartas.
E fui vivendo até chegar aqui...
Não foi fácil e nem o é, para mim ou para quem quer que seja, no entanto “A MORTE É TERRIVELMENTE FINAL, AO PASSO QUE A VIDA ESTÁ CHEIA DE POSSIBILIDADES”(George R.R. Martin)
Estava pensando hoje que nunca havia perguntado aos meus avôs como eles se conheceram...
Depois cheguei à conclusão que deveriam ter se conhecido desde sempre. Na cidade em que moravam,todo mundo conhece todo mundo!
É... A vida, definitivamente, não é o romance que a gente espera!
Depois de ter este pensamento, reconsiderei... Acho que a definição de romance foi distorcida pelas novelas mexicanas açucaradas a que assistimos.
Mais lindo que um romance à moda José de Alencar, é um romance cheio de compromisso.
O compromisso é o que faz as pessoas não irem embora, é o que faz as pessoas serem fieis, é determinante para que se coloque rédeas nas vontades passageiras, que não levam ninguém a lugar algum, além da destruição de tudo que se conquistou; é o que faz cumprir aquele juramento que repetidamente ouvimos nos casamentos... “na saúde, na doença,..., na alegria, na tristeza,... até que a morte nos separe”... Não deve ser fácil continuar com alguém que mergulha numa tristeza profunda, ou que está terrivelmente doente. Mas quando se ama, quando há compromisso, as pessoas ficam... Tal como meu avô ficou com minha avó quando ela teve cancer, e ela com ele quando ficou doente.
Pergunto-me às vezes se encontrarei alguém assim, que não me deixe... Acho que a dor de ser deixada é a maior que existe, mais do que perder alguém que morreu!!!
Enfim, o que quero dizer é que relacionamentos verdadeiros são regados pelo compromisso... A paixão dos primeiros tempos sempre acaba!!!!
PRESSENTIR...
“Pressagiar; prever; perceber...”
Sempre temos a tendência de associarmos algo terrível a algum tipo de persentimentos que tivemos... Isso ocorre por que, talvez, acreditemos que estamos interligados as coisas ao nosso redor, ao futuro ou ao pretérito, e isso de tal forma, que poderíamos perceber que algo vai acontecer antes que de fato o tenho ocorrido.
Já tive muito medo dos sonhos... Francisquinha sempre me dizia que eles ocorriam ao contrário... Os meus, em especial, nunca ocorreram, nem como sonhei ou ao contrário do que sonhei... Aliás, lembro-me que já aconteceu uma ou duas vezes o que sonhei, mas não eram coisas importantes, nem dignas de serem contadas aqui.
Outra coisa que marcou minha adolescência foi quando uma Lady Daiana que morava perto da cidade da minha avó morreu eletrocutada justamente no dia que a princesa Lady Daiana morreu. Falaram para mim que ela falou coisas ao pai como se estivesse se despedindo dele, falou de um vestido branco, com o qual, de fato, foi enterrada.
Quando tinha 12 anos e a mãe de uma colega morreu, em uma conversa, ela me disse que teve um calafrio na noite que tudo ocorreu. Foi tortuoso para mim!!! Todas as vezes que tive calafrios, depois daquele dia, beijava e brincava com minhas irmãs com mais frequência que o normal, fazia as pazes com meu irmão(vivíamos brigando) e dizia aos meus pais que os amava... Mas, o tempo foi passando e percebi que absolutamente nada de especial(triste ou alegre) ocorria quando sentia calafrios, então fui deixando isso de lado.
Fico perguntando-me se de fato temos esse poder... Já foi constatado que quando temos experiências tristes, a tensão que nos causam estes fatos faz com que as lembremos de forma mais marcante que as demais lembranças, e talvez isto explique por que nos lembramos de um sonho ao contrário que tivemos ou algo significância que alguém falou ou um calafrio.
Não tenho mais medo dos “persentimentos” ou “presságios”, tenho medo dos fatos, pois, quando são extremamententes tristes, nos deixam vazios, sem pensamentos, sem sonhos e sem esperança... E para que tudo volte a ser relativamente normal muita coisa tem que ser reconstruída e posta no lugar, tanto os pensamentos quanto os sonhos, para que a esperança, por fim, volte.
O orgulho vem antes da queda, como aconteceu com o diabo.
1 Timoteo 3:6b
O apostolo Paulo alertou a Timóteo que quanto há excesso de admiração por si mesmo e sentimento superiodidade em relação as autras pessoas, certamente, o pecado já existe e tal ocasionará a queda na fé.
Nos proverbios de Salomão, também há um alerta em relação ao orgulho: " A desgraça está a um passo do orgulho; logo depois da vaidade há a queda"( 16:18).
Por isso, aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe para que não caia(1 Co 10:12), pois a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne( Galatas 5:17).