Leonardo Boff
Leonardo Boff (1938) é um teólogo, professor e escritor brasileiro. É um dos maiores representantes da teologia da libertação no Brasil.
Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, no dia 14 de dezembro de 1938. Em 1958, ingressou na Ordem dos Frades Franciscanos, sendo ordenado sacerdote em 1964. Cursou Filosofia e Teologia. Em 1970 doutorou-se em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique na Alemanha.
Foi redator da Revista Eclesiástica Brasileira e da Revista Cultura Vozes. Foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Foi professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades do Brasil e do exterior.
Sendo adepto da corrente da Teologia da Libertação, que prega o Evangelho como meio para a resolução das desigualdades sociais, publicou, em 1981, seus conceitos teológicos sobre a doutrina católica com relação á hierarquia da Igreja, no seu livro “Igreja, Carisma e Poder”, resultando em um processo impetrado pela Sagrada Congregação para a Defesa da Fé.
Em 1985, Leonardo Boff foi condenado a um ano de “silêncio obsequioso” e deposto de todas as suas funções editoriais e de magistério no campo religioso. A grande pressão mundial sobre o Vaticano fez a Igreja recuar. Em 1992, sendo ameaçado de uma nova punição, renunciou às suas atividades de padre, mas continuou exercendo todas as atividades para propagar a Teologia da Libertação.