Leonard Nimoy
Leonard Simon Nimoy nasceu em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 26 de março de 1931. O ator se notabilizou com a interpretação de Mr. Spock da série de TV e dos filmes (Star Trek) “Jornada nas Estrelas”. Filho de judeus, originários da Ucrânia, Nimoy fez de um gesto oriundo de uma vertente ortodoxa de sua religião – os dedos mínimo e anelar juntos, separados do médio e do indicador, também unidos – seguido da frase “Live long and prosper”, (que na dublagem ficou “Vida longa e próspera”), um símbolo da cultura nerd.
O célebre interprete de Mr. Spock de Star trek, personificava um alienígena meio-humano, orelhudo que se pautava pela razão, mas não vencia suas emoções. Isso transparecia na amizade com o Capitão Kirk e em episódios nos quais era tomado pelo amor, como quando se derretia pela humana Leila Kalomi. Nimoy tinha uma relação conflituosa com o personagem, evidenciada em duas autobiografias: “Eu Não Sou Spock” (1977) e “Eu Sou Spock” (1995).
Leonard Nimoy começou a atuar ainda criança. Sua carreira profissional teve início na década de 50 e foi marcada por muitos filmes e participação em vários seriados famosos, como “Bonanza”, “Dragnet”, “Além da Imaginação”, “Os Intocáveis”, “Quinta Dimensão”, “Agente da U.N.C.L.E.” e “Agente 86”. Sua grande oportunidade veio em 1966, quando viveu o emblemático “Mr. Spock” na série “Star Trek”. Nimoy foi também roteirista, poeta e fotógrafo. Recebeu três indicações ao Emmy, o Oscar da TV americana. Faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 27 de fevereiro de 2015.