Leandro Karnal
Quem é Leandro Karnal?
Leandro Karnal (1963) é um historiador, professor, palestrante e escritor brasileiro.
Leandro Karnal nasceu em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no dia 1 de fevereiro de 1963. Durante a infância e parte da juventude ele foi católico praticante, mas resolveu se afastar da religião e identificar-se como ateu.
Formação
Em 1980 Leandro Karnal ingressou no curso de História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em Porto Alegre, graduando-se em 1985. Foi professor do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas.
Em 1987 Karnal mudou-se para São Paulo e ingressou no doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP) concluído em 1994.
Carreira
Em 1996, Karnal passou a lecionar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), permanecendo no cargo até 2020.
Leandro Karnal escreve uma coluna semanal no jornal O Estado de São Paulo, faz duas entradas ao vivo duas vezes por semana na rádio Band News. Participa também do programa “Café filosófico” na TV Cultura.
Entre 2017 e 2021 apresentou diariamente o quadro "Careca de Saber", na Band News TV, onde falava sobre religião, filosofia, história, política, comportamento etc.
É requisitado para fazer palestra em todo o país sobre os mais diversos temas. Suas palestras podem ser vistas no seu canal no YouTube “Prazer, Karnal, onde divulga os seus vídeos. É também um fenômeno do Facebook.
Em suas palestras, Karnal aborda temas como a felicidade, a liberdade e a democracia, quando argumenta, provoca, alfineta e aponta caminhos, sempre de forma inclusiva. Ele afirma: “Eu gosto de dizer coisas que tiram as pessoas das zonas de conforto mentais.”
Frequentemente identificado com o pensamento “de esquerda”, Karnal costuma explicar que posição política não é uma questão absoluta, mas relacional e diz: “Sempre achei que minha postura política fosse de centro e continuo com essa ideia.”
Livros publicados
Leandro Karnal é autor e coautor de diversos livros, entre eles:
- Diálogo de Culturas (1998)
- Oriente Médio (2002)
- História da Cidadania (2003)
- Estados Unidos: a Formação da Nação (2005)
- Pecar e Perdoar: Deus e o Homem na História (2014)
- Felicidade ou Morte (escrito com Clóvis de Barros Filho) (2016)
- Todos Contra Todos: O Ódio Nosso de Cada Dia (2017)
- Crer ou Não Crer: Uma Conversa Sem Rodeios Entre um Historiador Ateu e um Padre Católico (escrito com Padre Fábio de Melo) (2017)
- O Inferno Somos Nós: Do Ódio à Cultura de Paz (escrito com Monja Coem) (2018)
- O Coração das Coisas (2019)
- Felicidade: Modos de usar (escrito com Mário Cortella e Pondé) (2019)
- O Dilema do Porco Espinho: Como Encarrar a Solidão (2019)