Larissa Salles
Eu quero saber, eu quero não, eu exijo, eu preciso saber quem foi que inventou a política da boa vizinhança? Quem foi que disse que eu preciso ser legal todo o tempo? Ser legal nem sempre é legal, principalmente quando você está sendo legal com alguém que é chato com você, isso não é bom. Não há nenhuma regra que me obrigue a ser assim o tempo todo, não é? Então eu vou ser como eu quiser, eu tenho minhas manias, minhas loucuras e não vou me evitar para ser legal com quem nem se dá ao trabalho de retribuir. Eu preciso ser legal comigo em primeiro lugar e para isso, preciso extravasar e ser um pouco eu de vez em quando, sem me controlar, deixe que chegue aos 100%, no limite mesmo, afinal, eu não posso brigar comigo por ser quem eu sou, eu sou assim, humana, com defeitos de fábrica, sem garantia, sem seguro, eu nem mesma estou segura de que sou realmente legal. Xi, essa conversa está ficando chata, melhor eu parar por aqui.
Eu sonho alto, eu quero tudo que posso querer, se eu vejo na TV, eu quero, ele pode, por que eu não? Eu posso e ninguém pode me recriminar por isso. Eu posso desejar voar de balão, comer marmelada com a mão, andar com um só pé, sonhar e ter fé, eu posso, posso sim e ninguém vai me impedir. Eu sou mil dentro de mim, todas querendo sair ao mesmo tempo e fazer tudo agora, mas calma, cada vontade tem sua vez, mas nem por isso vou deixar de querer.
O que eu quero? Que alguém se recorde de mim, alguém ou vários alguéns, que pensem em mim, que me dêem o valor que eu me dou.
Quero que alguém me ache insubstituível, mesmo que eu não seja.
Quero que alguém se lembre de algo que eu costume dizer e nem mesmo eu me dei conta, mas aquele alguém percebeu.
Quero que um alguém sinta minha falta, que quando estiver cheio de pessoas ao redor se lembre de mim, sinta que minha presença faz toda diferença.
Quero que alguém sonhe comigo, que alguém veja minhas fotos e fique analisando cada detalhe do meu sorriso, que nem é tão bonito assim... não pra esse alguém, pra ele, tem que ser o mais belo, o mais confortante, o mais singelo.
Quero alguém que me queira, que se importe comigo, de um jeito que talvez nem eu mesma me importe.
E volta e meia enquadram os bichos em cada roubada. Por que macaco precisa pagar mico e o leão tem de ser rei? Se ele abrir mão da realeza, deixa de mandar na floresta? Se rei casa com rainha, então o leão deve pedir a mão da chefe das abelhas em casamento? E as operárias nunca serão promovidas, presumo eu. O tigre, coitado do tigre, mesmo que ele tenha acabado de nascer me inventam de dizer que ele usa bengala. Pior é o burro, que mesmo se estudar, passar no vestibular e se formar um médico ou um sábio filósofo ainda será burro? E o que dizer da cobra d’água, imagina só que situação se a coitadinha tem medo de se afogar... Em se tratando de religião, se o bicho chamar louva-Deus, ele não pode ser ateu? E baleias não podem fazer dieta senão perdem a reputação. Gato não pode ser feio, elefante tem que viver com uma tromba estampada no rosto, bicho preguiça não pode ter disposição, onça pintada não pode então abrir mão da moda do animal print? Pinguim tem que estar sempre no estilo, sapo não pode nem escolher se quer ou não virar príncipe e se a zebra estiver fora de forma, coitadinha, não pode nem se dar ao luxo de usar listras na vertical, que segundo consultores de imagem emagrece. Fico pensando na água-viva, se morrer vira o quê? Cabra tem que ser macho, coelho não pode curtir o Natal e o pato, se casar vira esposo de seu próprio membro? Se a cegonha não trouxer neném, ela vira um zé ninguém. O urso se tiver transtorno psíquico vira urso bipolar?
Esse mundo animal é mesmo o bicho.
Gatos são como as mulheres e cachorros são como os homens.
Já perceberam como os gatos se parecem mais com as mulheres? No geral, são elegantes e nascem sabendo andar de salto alto, vá tentar colocar um salto num cachorro, ou ainda, experimente colocar um cão em cima do muro, o resultado é catastrófico... Numa tentativa de provar que consegue, ele balança pra cá, balança pra lá e cai. Gatos nasceram maquiados. Ah, que inveja sentem as mulheres, daquele lindo delineado com olho de gatinho, mulheres se esforçam, mas é difícil conseguir esse olhinho. Gatos estão sempre atentos, observadores por natureza, ágeis e espertos sabem como se virar, se adaptar, se for preciso sabem bem como escapar. E os cães? São mais dispersos, querem mesmo é se divertir, gostam de bagunça... E se fazem algo errado, vestem aquela carinha de piedade e o rabinho entre as pernas. Tente mostrar a um gato que ele está errado, ele foge, finge que não é com ele e sai de perto... assim como as mulheres, os gatos estão sempre certos...
Avalanche? Metamorfose? Turbilhão?
Há quem nomeie como catástrofe natural, há quem prefira poetizar em movimento atemporal. O fato é que as mudanças vêm na mesma velocidade com que se vão. E ainda na mesma intensidade nos jogam de um lado ao outro, do bom ou ao ruim ou vice-versa. A vida é assim, e o que você, pobre ser humano pode fazer para mudar isso? Eu não tenho a resposta, não sei qual o comportamento que se espera de nós. Mas tenho uma dica que poderia facilitar, veja bem, é apenas uma dica; não trata-se de um guia, de um passo-a-passo, muito menos de milagre. Falo a vós, os desesperados que foram atingidos por uma avalanche, turbilhão, tsunami, raios, trovões ou se você for do grupo dos sortudos talvez prefira dizer que passou por uma metamorfose, um crescimento espiritual, uma transformação, uma chuva de benção.
Mudar é isso, é estar confortável, estar bem, quando não mais que de repente, o mundo muda e você se vê obrigado a mudar junto.
Há quem diga que os fortes devem se adaptar, eu digo mais, digo que é preciso mais que força, é preciso coragem, meus caros.
Nem tanto
Toda mulher tem em si um pouco do mundo que viveu e um pouco menos de como nasceu. Vai se deixando transformar de linhas a esboço, de esboço a obra final. E no meio desse arabesco de sentimentos, de explosões, de loucuras, de fantasias, e mais...de experiências; muda-se a cada levantar. Quem nunca ao abrir os olhos, desejou que o dia fosse novo e que você fosse diferente? Mais forte talvez, mais sensível apenas, mais corajosa ao menos? Não é de se surpreender que toda mulher seja um pouco doida, um pouco santa. Porque nem sempre são vidas sãs, há um pouco de insanidade em toda sanidade que vivemos.
Loucas pela vida, loucas pela família, loucas pelo amor.
Insanas mulheres de uma sã loucura.
Pudera ser rouca, gritar às vezes é o meio mais fácil e mais legal de não ficar doida.
De sã e louca toda mulher tem muito.
Está chovendo lá fora e aqui dentro também. Não é possível que ninguém perceba, mas não vejo rostos em pânicos, crianças sem nada entenderem, todos me parecem serenos como se nada estivesse acontecendo.
Está chovendo lá fora e aqui dentro também. Chove e molha qualquer um que saia sem capa de chuva, aberto e sem restrição.
Está chovendo lá fora e aqui dentro também. Talvez eu não veja confusão, porque o que está vindo do céu é fé. Tem uma chuva de fé lá fora, é torrencial, mas não é motivo de preocupação. Deus pede para avisar: Abram suas casas, abram as janelas e as portas também, mas abram principalmente os corações, pois é lá que a fé se abriga.
Essa chuva não te molha, te inunda e você precisa saber disso, não a deixe escapar.
Saia fora do seu guarda-chuva invisível, tire a capa que colocou sobre si mesmo, desencape-se, fique desnudo de tristezas e lave a depressão, deixe essa água levar e te trazer algo muito melhor.
Ora...Pois já lhe passou pela cabeça que quando criança ao tomar um banho de chuva é lavar a alma? Imagine então a deliciosa sensação de tomar um banho de fé? Lava-se a vida, leva-se a vida, vida leve, pois o que vale a vida?
Bem me disseram que a temperatura iria cair, mais cedo ou mais tarde, o inverno ia mesmo chegar, era de se esperar. Só não podia imaginar que seria tão frio aqui sem você. Debaixo do cobertor, os pés ficam frios. Debaixo dos abraços, o coração continua gelado. Debaixo dessa imagem, há um coração congelado.
Esperando que talvez faça um tempo bom e que a previsão anuncie a chegada do verão, mais especificamente do calor. Quem sabe assim, posso me aquecer um pouco...
Andei e ainda não me acostumei. Encontrei, pensei, escolhi, não era o que eu queria. Quando vi, não me decidia. Resolvi mais uma vez caminhar, andar até parar. Mais uma vez me decepcionei, não era o que pensei. Não desisti, já sabia que não seria fácil. Levantei e continuei, até onde? Ainda não sei. Por que? Porque ainda não parei.
É engraçado ver o quanto eu já mudei e o quanto ainda tenho para mudar. Se me olho no espelho, o reflexo que eu vejo ainda sou eu, mas ainda precisa de um pouco mais de mim.
É como se eu soubesse o que preciso fazer, soubesse em que eu preciso mudar, soubesse como agir, mas precisasse esperar o tempo passar.
Garota, olha-te no espelho e veja como você é linda.
Olha-te no espelho e veja aquilo que ninguém vê.
Olha bem pro fundo dos teus olhos e veja aquele brilho todo especial que só você e ninguém mais tem.
Olha pro teu cabelo e veja que não importa a cor, o tamanho ou a forma que eles são.
Olha pro teu corpo e veja que magra ou não, você é linda assim.
E se quer mesmo saber eu sou o melhor pra você.
Todos aqueles seus defeitos eu consigo melhorar. Eu sou mesmo o melhor pra você. Porque quando você desliga o alarme pra acordar, sou eu quem tem chamo no ouvido com um carinho no cabelo. Quando você não tem tempo de pagar suas contas, eu que me ofereço e faço isso pra você. Quando fica doente, eu compro remédios e faço compressas e chás, faço massagem e afiro sua febre. Quando você está a fim de ficar em casa, sou eu que busco um filme que sei que vai gostar, estouro a pipoca e arrumo os colchões pelo chão da sala. Quando você esquece onde colocou a carteira ou as meias, o óculos ou a chave do carro, o blazer ou os sapatos, sou eu que digo onde está. Perceba que eu sou mesmo o melhor pra você. A questão é você ser o melhor pra mim, porque não importa o que eu faça, o que eu sinta ou como eu mostre que me importo, se você não se tocar. Se liga e percebe que nem todo mundo é assim, acorda pra vida e olha ao seu redor, você vê mais alguém que te ama como eu? Você enxerga alguém fazendo isso tudo por você? Consegue ver além de mim? Pois se a resposta for sim, considere-se um cara de sorte. Mas não é essa a questão. Eu posso ser o meu melhor, posso fazer o que sei e até o que não sei, posso me esforçar sempre mais, mas não vou ser tudo isso pra você, se você não puder ser tudo isso pra mim. Olha bem no fundo dos meus olhos, vê se enxerga alguém que te ama, mas está prestes a partir, alguém que te quer, mas está prestes a te deixar. Depende de você me fazer ir ou ficar, depende de você, só depende de você querer ou não me amar, pois lhe digo pela última vez: eu sou o melhor pra você.
Quando olhei pela primeira vez, não restaram dúvidas. É aquela tal história de olhos brilhando, coração palpitando, mãos suando e o que mais você puder imaginar e que complete essa frase rimando.
Mas sou durona, não me entrego tão fácil assim, meu discurso é pronto e certeiro: tem que me conquistar primeiro.
É claro que não me bastam uns beijos envolventes, o calor de suas mãos em minha nuca, o carinho em meu rosto e um elogio que me faz ter certeza de que sou a mulher mais bonita deste mundo...preciso de mais..sempre mais
Era só uma página em branco, digo era, porque a essa altura do campeonato já não é mais. Repara só que podemos nos comparar a uma página em branco. Antes mesmo de se descrever como branca, ela já mudou, e a cada parágrafo que vive já mudou mais uma vez. É assim desde o nascimento. A gente nasce sem muita informação, sem manual, sem instrução, sem definição. Mas basta encontrar uma oportunidade e o conceito começa a existir.
Ousadia. Ninguém chegou até você e perguntou se você tinha.
Mas desde o dia em que você nasceu, isto lhe é solicitado... e cada vez mais, sempre mais.
Quando a gente se joga no mundo e parte em busca de nossas conquistas é assim. Primeiro você tem que ousar, depois para pra pensar.
Ser abusado, estar decidido e buscar uma forma de correr atrás, é isso que te faz ousado.
Não dá pra passar pela vida sendo mais ou menos. Mais ou menos feliz, mais ou menos triste, mais ou menos animado, mais ou menos apaixonado. Você tem que usar o máximo do seu potencial, se jogar e seja o que Deus quiser.
Perdeu o emprego? Procure por outro.
Perdeu um amor? Deixa que ele te acha.
Perdeu a ousadia? Recupere-a. JÁ!
Não dá pra esperar ter filhos, casa e o emprego dos sonhos para ser feliz.
Não dá tempo de esperar sonho a sonho se concretizar.
Você tem que ir aproveitando o que dá. E a cada degrau que subir, comemore.
Mas não deixe que um passo para trás te empurre escada abaixo.
Não deixe que um tombo te coloque no fundo do poço.
Não deixe que uma tristeza seja o fim para os teus sorrisos.
Não deixa te derrubar, aquilo que um dia vai passar. Pois passa. Sempre passa.
Então, sabendo disso, você, pessoa esperta que é, sabe que valerá a pena aproveitar...tudo que vier, venha como quiser.
Primeira viagem
Ok, eu sei que agora a moda é ser mulher moderna, século 21 e coisa e tal. Mas god, eu não nasci sabendo. Não existe aquela expressão “pais de primeira viagem”? Pois bem, me defino uma mulher de primeira viagem. Isso mesmo. É certo que eu adquiri minha independência, moro sozinha, trabalho, estudo e cuido da casa. Mas daí a dizer que me virei fácil é bastante difícil. Pois veja bem a seguinte situação: do dia pra noite você se vê obrigada a cuidar da casa e o que parecia fácil, tem muitas variáveis. Quer um exemplo?
A ida ao mercado já não é mais a mesma. Pega o carro, encontra um lugar, estaciona, pega o carrinho e milhares de prateleiras e corredores estão a sua espera. Mas esperta que sou, fiz logo uma listinha e marquei: TOMATE, CEBOLINHA, ARROZ, LEITE, PÃO, PASTA DE DENTE e algumas coisitas a mais.
Até aí, tudo bem. Parece fácil, mas não é. Como escolher o tomate e qual destes verdes é a cebolinha? E o pão, tem de grãos, integral, de leite. Tem em fatias, tem caseiro, tem bisnaguinha. Leite tem integral, desnatado, de soja, com baixa ou sem lactose. Tem até com sabor. Pasta de dente, meu deus. Pra dentes sensíveis, com cor, com sabor, para tratar mau hálito, gengivite ou seja lá o que for. É tanto nome que já nem sei mais onde estou. E na hora de pagar: É NO DINHEIRO OU NO CARTÃO? É DÉBITO OU CRÉDITO? Ainda tenho que calcular como vou poder pagar e os juros que posso arcar. Ok, ok. Posso estar fazendo tempestade em copo d’água, mas o que posso dizer? Sou mulher de primeira viagem. Aprendendo a ser adulta, mãe, esposa, profissional, mulher do século 21. Há quem diga que nascemos com instinto e não discordo totalmente, pode até ser que sim. Há quem diga que mulher se vira bem e nesse quesito eu sou obrigada a concordar, a gente pena, trabalha duro, é árduo, é difícil, a gente quebra a cabeça, mas no fim tudo dá certo. Porque antes ser de primeira viagem, que de última. Assim tenho muito a aprender e quero. Uma hora me torno grande e esperta, experiente talvez. Espero que sim, eu e o resto do mundo.
Era para ser mais um e pode ser que seja. Era para ser mais um e pode ser que não queira. Sou do tipo de mulher com cara de menina. Sou o tipo que gosta de delicadezas, gosto que seja sutil, mas deixa eu perceber que gosta de mim. Gosto de cavalheirismo, pois passe o tempo que passar, educação em primeiro lugar. Gosto de ser cuidada, apesar de saber me virar sozinha. Sei que remédio tomar, sei a qual médico ir, sei o que devo fazer até a febre baixar, mas demonstra que cuida de mim? Gosto de carinho na nuca, no rosto e pelo corpo, gosto de beijos, molhados ou não, tudo depende da ocasião. Me beije devagar, hora ou outra me deixe sem ar. Mas não me sufoque, me deixa perceber que sinto sua falta, me faça entender que também preciso de você. Faça com que eu rompa com meu orgulho e te chame no whats app pra conversar. Não permita que eu faça charminho, seja ousado e me leia nas entrelinhas. Me surpreenda sempre, não só de vez em quando. Gosto de ser lembrada, mas gosto mais ainda de não ser esquecida. Curte minhas fotos e me elogia por inbox, diz o quanto eu fico mais bonita a cada dia se assim achar, mas não minta nunca, em hipótese alguma. Mostre que sou uma mulher diferente, mostre que é um homem diferente. Olha só nos meus olhos e não para o meu corpo. Tudo bem você gostar das minhas curvas, mas não se atenha a elas. Sou mais que um corpo de mulher, sou mulher. Ainda que não queira nada sério, me respeite e seja sincero. Fale sobre seus sentimentos, gosto de saber que é sensível. Homens não costumam ser quem são, costumam ser o que devem conforme a situação. Peço, não seja assim. Aja diferente, seja diferente, para que tudo permaneça igual. Me faça sorrir sempre que puder, mas não zombe de ninguém, isso o faz um completo idiota e não alguém engraçado. Me mande mensagens, fale aquilo que estiver pensando, sentindo.
Gosto de saber do teu coração, ainda mais se eu estiver dentro dele.
Hoje eu acordei pronta.
Não to falando de ninguém, to falando de mim. Isso mesmo. O mundo é que deve se preparar, pois em 3, 2, 1..lá vou eu.
Acordei pronta, acordei inspirada, acordei animada. Sabe aquele dia em que tudo que vier é lucro e que sorriso você tem pra dar e vender? É daqueles dias que você se motivou na noite anterior ou sei lá, sofreu beças, encharcou o travesseiro, molhou a manga do moletom, borrou o rímel e se acabou. Mas aí que mora o segredo da vida: depois de uma noite terrível como estas, que ninguém pediu a Deus, vem o dia que nasceu pra ser teu. Aquele dia que você olhou pro céu, olhou pro espelho, olhou pra rua e não viu ninguém melhor pra fazer feliz que você mesmo. Encarna o personagem garota, entra naquele teu blazer baphônico, coloca teu sapato mais bonito e veste o sorriso mais brilhante que propaganda de margarina.
O dia lá fora está te esperando, o mundo lá fora quer te ver brilhando.
Ninguém pode contra você hoje.. ninguém pode mais ser a favor que você mesma
É um absurdo isso: eu passo e você não vê.
É incrível seu poder de não me enxergar ou de fingir que não vê. Sou invisível pra você, mas não para o resto do mundo. Algo pode não estar normal, algo pode não ir bem e não é comigo, é com você. Todo mundo me pergunta como vai a vida, o trabalho e os estudos. Todo mundo diz como eu cresci, como estou bonita. Mas poderia estar melhor com você ao meu lado.
É um absurdo isso: eu passo e você não vê.
É incrível seu poder de não me enxergar ou de fingir que não vê. Sou invisível pra você, mas não para o resto do mundo. Algo pode não estar normal, algo pode não ir bem e não é comigo, é com você. Todo mundo me pergunta como vai a vida, o trabalho e os estudos. Todo mundo diz como eu cresci, como estou bonita. As pessoas costumam sentir minha presença e mais ainda a minha falta. As pessoas percebem que eu estou aqui e você nem aí.
Com quem é o problema? Será comigo ou será você?
era doida, diziam..
ela andava pela rua colecionando sorrisos, olhava para todos e esboçava seu riso simpático, alguns retribuíam, outros não, alguns mais, outros menos.
Hoje o sol virou chuva e o dia amanheceu como noite.
Não que seja ruim, adoro esse barulho em minha janela, vendo as gotas se esbarrarem na porta. Mas é sempre muito melhor quando você está ao ladom direito ou esquerdo tanto faz. O lado da cama você escolhe.
É que seus pés gostam de ficar juntos ao meu, no emaranhado dos lençóis, lá estamos..você e eu!
Repara só pra ver...
Já percebeu que você nunca tem tempo? Está sempre ocupado, trabalha em tempo integral, estuda à noite, faz compras no horário de almoço, aos sábados tem compromisso social, de domingo também, o típico almoço em família.
Você faz muita coisa e não sobra tempo pra nada, não é?
Discordo.
Seu tempo é você quem faz.
Quem quer dá um jeito, quem não quer fica parado reclamando da falta do tempo, tempo esse aliás que você poderia estar usando para fazer algo ao invés de reclamar.
O mundo não vai parar. A terra não vai parar de rodar.
O ano vai passar e reza a lenda que será cada vez mais rápido (em teoria só pra você dizer aquela frase de sempre no fim do ano).
Ninguém vai te esperar ficar pronto, você nasceu cru e foi indo assim mesmo, na marra, de uma hora pra outra, dia após dia foi ganhando força e experiência...só não perdeu a vontade de brigar com o incurável: o tempo.
Esquece que horas são, abandona o relógio só por um segundo e olha para o que você quer que sua vida seja quando o tempo (é, ele novamente) passar. Ou pior, quando o seu tempo acabar, fim da linha, fim de jogo, acabou.
Se o que você quer está muito longe do seu alcance, lembre-se que nada é tão longe ou impossível assim. Se prepara para caminhar e boa sorte, meu amigo.
Se teu sonho é ir além, mas o tempo te preocupa, é fácil: esquece que ele existe. Afinal, mais dia, menos dia você vai estar lá, uma hora ou outra o momento vai chegar. E vai ser a sua vez de comemorar...passe o tempo que passar.
Chega de inventar desculpas e comece a arranjar motivos, jeitos, rumos.
Chega de procurar solução fácil para um problema difícil e comece a encontrar jeitos difíceis de ser feliz mais fácil.
O tempo é um mero detalhe...desde que você queira que seja assim.