Josy Maria
Ninguém disfarça olhos tristes. Por mais que o sorriso seja deslumbrante.
Só que a maioria não percebe, ou não está interessada.
No fundo somos todos fraudes: os tristes, os egoístas e os hipócritas.
Os tristes, apenas por questão de sobrevivência.
As pessoas infelizes se ocupam o tempo todo da vida dos outros. Deduzem, supõem e inventam. Esquecem, no meio da sua infelicidade, de cuidar da própria vida e não percebem que isso gera um ciclo, no qual elas se tornam cada vez mais infelizes. E frustradas pela inveja que sentem de quem cuida da própria vida e acaba colhendo momentos de felicidade. Porque a vida não é só dor, nem só alegria. A vida é um composto de momentos bons e ruins, os quais nos constroem e noz fazem evoluir. Quem cuida da própria vida, busca saídas, soluções. Atrai para si coisas e pessoas que acabam contribuindo para seu crescimento e aprendizado. Os infelizes, não. Atraem para si apenas o que são: pessoas mesquinhas e medíocres. E colhem os frutos de suas ações. Enquanto estão ocupados cuidando da vida dos outros, fofocando, conspirando, suas vidas desandam. Se engana quem pensa que não. Parafraseando uma frase que todos já conhecem: O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém.
Mudar... Tá aí algo difícil para algumas pessoas. Mudar a aparência, mudar as atitudes,mudar de opinião, de ideia, mas principalmente, mudar a consciência. Se ver como um ser em evolução... Mudar velhos hábitos... Mudar tudo que atrasa o riso, que atrasa o passo... Tudo que pode impedir sua transformação em um ser melhor. Para mudar é preciso, antes de tudo, o reconhecimento de que aquilo que você é e faz já não é o bastante para sua felicidade. Mudar, muitas vezes dói. Todo reinício é difícil, mas no fim é gratificante. Afinal, evoluir faz parte da vida. Você não está aqui para ser a mesma coisa até o fim da vida. Mudar é sinal de inteligência, de coragem. E acima de tudo, de força. Acredite na força que você tem.
Josy Maria
Nos magoamos porque esperamos demais das pessoas. Mas no fundo tudo é uma projeção nossa. Cada um é o que é, por mais que nos doa.
Não podemos mudar ninguém, o que podemos é nos resguardar, escolher se queremos ou não isso para nós. Porque quando o amor prevalece,
todos acabamos passando por adaptações. Não falo de você deixar de ser quem é por alguém, nem em aceitar tudo. Falo é de quando magoar o outro também nos fere,
quando se passa a se colocar no lugar do outro antes de fazer qualquer coisa. A mudança de atitudes e de comportamento é sinal de amadurecimento, de respeito e de amor com o próximo.
Mas isso é uma construção individual de cada um. Então o ideal é não criar expectativas. O que podemos fazer é escolher nossas lutas. Por quem e pelo que lutar.
E estarmos em paz.
Josy Maria
As pessoas são complicadas.
Não importa se você já fez de tudo pra ajudar um amigo, se você já passou a noite acordado para ajudá-lo em algo, seja o que for, desde um trabalho até simplesmente seu ombro amigo, sua atenção e dedicação. Não importa o carinho, o cuidado e a cumplicidade que um dia existiu. Importa é se você comete um erro, é como se tivesse sido passada uma borracha na história de vocês. Isso leva à reflexão: Era recíproco ou utilitário? Bem, seja o que for, essas super pessoas à prova de erros não perdoam. E se você não está bem para corresponder à expectativa dessas pessoas? Piorou...
Chega uma hora que cansa demais. E você simplesmente segue.
Feliz Dia das Mães para quem nasceu com esse dom e dá o seu melhor para honrar esse presente de Deus. Para quem cuida do filho com todo amor e carinho.
Não é fácil ser mãe. Às vezes trocam-se os pés pelas mãos na ânsia de acertar ou pelo medo... Medo de falhar, medo de que algo ruim aconteça, ou talvez até pelo medo de ser esquecida. São tantos medos que representam tantas mães, que não cabem todos aqui. Feliz Dia das Mães para quem sorri, querendo chorar, e para quem chora querendo sorrir, para quem busca forças de onde não tem quando pensa que vai perdê-las, só para fazer o melhor pelo filho. Feliz dia também para as mães de coração, que receberam sim de Deus o dom do amor materno... E essa é a forma de amor mais puro e incondicional que existe. Feliz dia das mães, acima de tudo, para quem sabe ser mãe, independente dos seus erros.
Maio se despede...
Gratidão por cada milagre vivenciado, por cada bênção alcançada, por cada tristeza superada...
Feliz dia dos namorados também para os casados, que a chama do amor permaneça acesa por longa data e cheia de momentos felizes!
Que a noite seja de festa para quem é de festa. Que seja de recolhimento e descanso para quem não é. Mas acima de tudo, que a noite de todos seja repleta da presença de Deus.
Às vezes o medo rasga o peito. Às vezes a culpa rasga o peito.
Às vezes a dor rasga o peito. E no meio disso tudo você nem percebe que não deve viver em função do medo. Nem que não deve viver em função das culpas que você acha que carrega e nem dos erros que você cometeu. Algumas culpas são realmente frutos do "se".
Alguns erros foram frutos apenas da sua natureza humana. Se você evoluiu com eles, certamente não vai repeti-los. E essa dor que você carrega no peito não deve ser mais forte que sua fé. Não diminua sua dor porque existem dores maiores nem diminua a dos outros porque a sua é pior. Chore se precisar, isso não é fraqueza, apenas limpeza na alma. Mas acima de tudo, creia. Alimente-se de fé. Acredite que tudo passa. E se essa dor voltar a te visitar, não esqueça, ela vai embora. Suas idas e vindas podem ser dolorosas.
Mas, maior que tudo de ruim que te sufoca e te rasga o peito, é o Deus que nos ampara.
Só precisamos ter fé.
Eu sei o que é chorar de cansaço, de desespero e de dor. Sei que talvez muitos de vocês talvez já tenham passado por isso ou estejam passando agora. Posso afirmar com toda certeza, isso tudo vai passar. Você além de superar o problema, vai sair dele mais maduro e mais fortalecido. E não é qualquer coisa que vai te derrubar depois disso. Quando eu digo que tudo passa, é porque passa realmente. Não é apenas uma mensagem de carinho e força. É a certeza de quem pensou que não teria forças para suportar, de quem já sentiu na pele! Acredita, tudo passa. Só tenha fé. Creia em Deus acima de todas as coisas. E o mais Ele fará.
Mais uma terça-feira concluída na presença de Deus.
Não sei como foi o seu dia, mas se não foi bom, ore e tenha esperança em dias melhores. Os dias não são iguais. Não sei se algo machuca seu peito agora, se você está sofrendo do mal da ingratidão, de fazer tanto por alguém que ama e não ter a consideração que você merece, entregue a Deus e continue fazendo a sua parte. Eu sei que dói. Mas não temos controle sobre as atitudes das pessoas, nem seria legal ter. O que não é dado por amor não vale a pena. Mas lembre que sempre se tem pelo que agradecer a Deus. Que nenhum momento ruim dura para sempre e que tudo que acontece de ruim nos fortalece. Busque sua força interior, acredite em você, seja resiliente e acima de tudo, tenha fé em Deus. Chore se precisar, descarregue a alma desse peso que dói tanto. Mas depois, se erga novamente e encare o novo dia que virá com fé, gratidão e positividade.
Boa noite!
Eu demorei para entender porque certas coisas acontecem em minha vida, o porquê de certas lutas e dores. Foi preciso leitura, estudo e fé para tentar desenvolver minha espiritualidade e aceitar com humildade e resignação que certas fases simplesmente precisam acontecer. Que por mais que doa, por mais que canse, a mão de Deus nunca nos desampara, e existe uma força maior que nos move, o amor. O amor a Deus, pelos que amamos e por nós mesmos. E digo uma coisa, essa dor que você está sentindo vai passar. Chore pra aliviar o peito se precisar, eu sei que o peito pesa às vezes e pensamos que não vamos suportar. Mas a cada etapa vencida, nos saímos mais fortes e amadurecidos. Nossa luta, muitas vezes, é contra nós mesmos. Contra nossa natureza imperfeita, nossa falta de fé, que pode acontecer em alguns momentos, e nossa falta de entendimento na vontade de Deus. Estamos aqui é para evoluir, por mais que não entendamos o que nos acontece, sempre sairemos melhores depois da tormenta. Sejamos gratos pelos momentos de alívio. Sejamos gratos por tudo que temos e somos.
Boa noite!
O dia está terminando. Gratidão a Deus por mais um dia.
Meu pedido em oração hoje é por todos que sofrem...
Os que sofrem a dor aterradora da perda de um ente querido. Os que sofrem privações, injustiças, explorações, os que sofrem por vícios, desemprego, pelos desenganados da vida, sem esperança. E também pelos enganados. Pelos que lutam contra depressão, ansiedade e todo tipo de problema psicológico que possa estar passando. Pelos filhos ingratos, pelos pais ingratos. Pelos que estão em hospitais...
Toma, oh Deus, em tuas mãos cada filho e filha desse teu que está agonizando nesse momento em algum tipo de sofrimento. Dá, senhor, para cada um o conforto e a força de que precisam para passar por cada prova.
Alivia o peso, meu Deus, meu e deles.
Amém.
Boa noite a todos.
O domingo está acabando...
Para a nossa semana, desejo paz, fé, força e em meio às lutas, momentos de alívio. Desejo que seja uma semana tranquila, produtiva. Que diante da aridez dos problemas, sintamos a fecundidade de ideias e soluções. Desejo a presença de Deus na vida de cada um. E quando estiver difícil, faça uma prece. Se não conseguir, só feche os olhos e eleve seus pensamentos a Deus. Ele tudo sabe.
Que nossos medos não sejam mais fortes do que nossa capacidade de nos reinventarmos e nos redescobrirmos a cada dia.
A palavra que deixo é: superação.
Supere sempre, a si mesmo e aos problemas.
Boa noite!
É engraçado quando encontramos pessoas que nos conheceram há dez, cinco até um ano atrás e elas nos perguntam coisas sobre algo que fazíamos como se o tempo não tivesse passado, como se não tivéssemos mudado, evoluído. Sabe, as pessoas estão sempre mudando, principalmente aquelas que aprendem com cada experiência vivida. A dor ensina. O amor ensina. A fé também ensina. Estudar e ler também. São tantas situações que nos fazem aprender a cada ano. Em diferentes etapas da vida. Não me vejo mais a mesma de dez anos atrás. Pra falar a verdade, nem de um ano atrás. É triste pensar que pessoas assim, que fazem certas perguntas, provavelmente não mudaram em nada. Estamos aqui afinal é para evoluir.
Tem uma frase que diz: Pra você que acha que me conhece, deixa eu me apresentar de novo.
Pra você que não tem interesse ou já chega predisposto a julgar, te desejo luz. E que Deus toque profundamente o seu coração. Que a evolução te toque, suavemente, sem susto, como uma mãe carinhosa a embalar um filho. Só tenta aprender com os momentos ruins dos quais ninguém está livre, ok?
Às vezes nos pegamos usando duas palavras que podem até nos ajudar em algumas ocasiões, mas na maioria das vezes atrapalha, atormenta, corrói a alma com dúvidas, medos e incertezas. Essas palavras são o "se" e o "talvez", " se eu tivesse feito..., se eu tivesse falado..., se eu não tivesse feito... e por aí vai. Também o talvez eu deva fazer... Talvez ela esteja pensando mal de mim... Talvez ele não goste mais de mim...
Convenhamos que não dá para ficar se remoendo no que você poderia ter feito, vai resolver? Vai te ajudar? Bola pra frente, vida que segue, recomeça! O segredo é aprender com os erros e lutar pra ser feliz, pra se realizar em algo que se queira, sofrer pelo passado definitivamente não ajuda. Esquece o "se". Há pessoas que usam o se também em ocasiões como "se eu não estivesse aqui você faria..." Entre outros exemplos. A convivência fica nula por causa disso.
Já o talvez gera aquela interminável dúvida do que fazer ou sobre o que os outros pensam. Deve ser muito desgastante pensar nisso o tempo todo.Quer saber? Pergunte! Se não for o que se pensa, vida que segue, sacode a poeira e dá a volta por cima, faz parte. Tudo que passamos vem para nos fazer crescer de alguma forma. Alguns só não percebem isso. Dê o melhor de si em tudo que fizer, se não deu certo, você fez sua parte.
Trabalhe em cima dos seus erros e tente mudar o que precisa ser mudado, mas se remoer sem agir não vai te levar a lugar nenhum.
Quanto ao mal que te fizeram, entregue a Deus e siga sua vida em paz. Seu adiantamento espiritual não pode se atrasar por causa dos outros.
Reforma íntima dá trabalho, e não acontece do dia pra noite. Mas coloca Deus à frente de tudo e vai.
Ouvi uma palavra esses dias e vou tentar repassar para vocês.
É mais ou menos assim: o ano que está por acabar, é como um saco, que nesse momento está cheio, de nossas ações e palavras. E quando chega o fim do ano, tiramos todo o conteúdo do saco para pesar nossas ações boas e ruins. E a partir disso vamos pesando o que fizemos, e o quão proveitoso foi nosso ano.
A partir disso trago uma reflexão, o ano foi proveitoso na medida do bem que fizemos, pelos outros e por nós mesmos. Foi proveitoso nas superações que tivemos de nossos momentos difíceis, do reconhecimento dos nossos próprios erros, do arrependimento e na mudança de atitude. Foi proveitoso também naquele perdão que conseguimos dar, ou receber, realmente de coração, com humildade e sem plateia.
O ano não é apenas proveitoso quando se tem aquisições materiais e conquistas. Claro que isso é importante. Mas para você que não conseguiu, não pode restar apenas o sentimento de fracasso, suas superações, sua passagem pelas provações e seu crescimento espiritual e mental são bênçãos valorosas alcançadas pela sua fé e resiliência. Quanto às suas falhas, nada de se lamentar e estagnar por isso. Somos falíveis, afinal. Trabalhe em cima delas, com fé em Deus, peça a Ele pela sua mudança e trabalhe para isso.
E que seu saco para 2020 seja preenchido com bons sentimentos, boas atitudes e infinitas vitórias.
Precisamos de menos dedos apontados e culpabilizadores. Precisamos de mais empatia, mas ética. Precisamos que as pessoas parem de achar que sabem algo sobre nós, precisamos que as pessoas parem de falar do que não sabem. Precisamos que as pessoas parem de falar do que não sentiram na pele. Precisamos que as rodas de conversa em um momento de "diversão " não sejam sobre a vida alheia. Na verdade, a vida é uma sucessão de sucessos e insucessos, na qual ninguém está livre de passar por situações ruins. O mundo gira, um dia sou eu, no outro você, e assim por diante. O que muda na verdade, é o peso nos ombros de quem faz o bem. Deus sempre traz alívio em meio às provações. Muito se fala de Jesus atualmente, mas pouco se pratica sobre seus ensinamentos. Jesus é nosso maior exemplo de amor ao próximo e de caridade. O que desejo a cada um nessa nova etapa que se aproxima, a virada para um novo ano, é a presença real de Jesus em seus corações. Precisamos de um mundo no qual as palavras não sejam divergentes das ações. Onde as pessoas sejam a real mudança que querem ver no mundo. Precisamos de mais empatia, mais humildade.
Se você quer a bondade e a paz na sua vida, isso tem que partir de você. Tem que haver uma reforma íntima. Real. Uma desconstrução e um renascimento. Só assim se terá realmente um novo ano. Se não será só apenas uma folha virada no calendário. Precisamos de menos palavras vazias e mais corações cheios. Cheios de amor e de Jesus.
Nem sempre tão positiva. Nem sempre tão esperançosa. Mas sempre revestida de fé. Fé essa que mesmo numa pequena fagulha, mantém acesa a chama que sustenta os momentos mais difíceis. Problemas, todos temos. Dores, também. Cada um sabe do que passa, onde o sapato aperta. Só não vou gritar minhas dores ao vento, de nada adiantará. Falo para Aquele que tudo pode, Deus. De resto, prefiro espalhar palavras de esperança sim, de positividade. Se eu puder de alguma forma, mesmo que mínima, trazer alento a um coração cansado e que sofre, é assim que farei. Não preciso falar de dor, dor todo mundo sente. Li uma frase uma vez que diz que dor não se compara, se ampara. Não gosto de pessoas que diminuem o outro, seja de que modo for, principalmente nas dores. Muito menos dos que julgam, fácil julgar quando não se sente na pele. Cômodo também querer julgar a vivência do outro pela sua própria vivência. Oro por pessoas assim, peço luz para seus corações endurecidos. Julgar pessoas que querem ser positivas mesmo em meio ao caos, é desnecessário. Às vezes é isso que não deixa a escuridão vencer, o desespero e o medo tomarem conta. Isso não impede o choro. Chorar alivia. Mas depois retomar com tudo, fé, positividade, elevação dos pensamentos e GRATIDÃO. Ninguém está livre da visita da dor. Cada um a vivencia em algum momento da vida. Ou em vários. Então, sem julgamentos. Se não consegue ser gentil, silencia. E quando for a sua vez de senti-la, que Deus te ampare com todo o seu amor e benevolência.
Cada bem que desejo ao próximo e toda luz que emito volta pra mim em dobro. E desejo de coração!
Boa noite!
Previsão do tempo para hoje: Esperança!
Esperança em dias melhores.
Esperança na cura de nossas dores e aflições.
Esperança na cura do mundo.
Esperança de amor nos corações endurecidos.
Esperança de paz!
Domingo de Ramos...
Início da semana Santa. Domingo que nos faz refletir sobre o amor de Cristo por nós...
Jesus nos amou até as últimas consequências. Que seu exemplo nos ilumine a amar ao próximo como ele nos amou.
Que seja um domingo abençoado, de paz. Que seja um domingo que renove nossa fé e esperança em Cristo, na certeza de que dias melhores virão.
A vida é tão curta...
A vida é tão curta para picuinhas, pequenez, mesquinhez...
As pessoas se incomodam com seu jeito de viver, mesmo que isso não afete em nada suas vidas. Talvez por você ser diferente da maioria, talvez por elas verem em você algo que elas não têm capacidade de fazer, o motivo não importa na verdade. Só não se iguale. Não perca seu tempo, não gaste suas energias com coisas que não têm sentido nem importância, não recue um passo sequer na evolução que você conseguiu até aqui. Eleve seus pensamentos, busque conselhos daquele que tudo pode, Deus. Entregue a Deus cada um, afeto ou não. O pior sentimento da humanidade é a inveja, é como uma doença que pode matar, e baixa a vibração de quem sente. Quem vive em função da inveja vive numa penumbra espiritual tão grande, e engana a todos, menos a Deus. Se proteja em oração contra gente assim, se blinda de fé. Você não precisa ter muito para ser invejado, basta ter luz própria. Eleve a Deus sua luz, sempre. Entregue a Ele sua vida e seus caminhos, peça proteção. E não deseje o mal. O mal se destrói sozinho. Pode levar tempo, mas tudo, absolutamente tudo que emitimos ao outro, à vida, ao universo, volta para nós. Lute contra o sentimento de vingança, lute contra a mesquinhez que muitas vezes corrompe nossa natureza. Queira apenas ser feliz e lute por isso. Não se compare a ninguém nesse processo, nessa busca por felicidade, as coisas acontecem no tempo certo. Só não pare.
Muitas pessoas veem os outros como rivais, o sol quando tem que brilhar, brilha pra todos. Que fique claro que não falo das injustiças sociais, essa metáfora não se aplica nesse caso. O mal da humanidade está entre alguns fatores: individualismo, egoísmo e hipocrisia. Na verdade, o individualismo e o egoísmo pode até ser a causa de muitas vidas não serem salvas, de muitos sofrimentos não serem amenizados. Outro mal é a hipocrisia, se você ganha likes por postar sobre as tragédias humanas, mas não faz nada minimamente que seja para ajudar, você é um hipócrita. Se você posta coisas lindas, mas não tem respeito e educação com o outro, você finge ser o que não é. Somos falhos, mas isso não é desculpa para justificar esse tipo de comportamento. Estamos aqui para evoluir, para aprender com nossos erros e acertos. Mas se você se deixa dominar pela inveja, pela ganância, e não se importa em passar por cima dos outros para conseguir o que quer, você não está evoluindo em nada. Se você fala de Deus, mas não busca vivenciar o amor Dele com as pessoas, se da sua boca, da sua mente e do seu coração só sai ódio e maledicência, se você escolhe a quem desejar o bem, por divergir em algo com você e acha que mesmo assim você é uma pessoa boa, saiba que você não é. Você é só um hipócrita. Acredito mesmo na evolução das pessoas, algumas demoram, outras nem tentam. Mas sigo orando por todos. Procuro ser no meu dia a dia as coisas que posto. No meio das minhas fragilidades e à suscetibilidade ao erro, busco evoluir e vivenciar o que passo para vocês. Sejamos luz, sejamos amor e paz. Façamos a nossa parte por um mundo melhor.