Josué Bertolino
"Se somos é exatamente o outro que nos faz ser, sem o outro não somos. Logo, a sós, sem o outro jamais seremos."
Humanizar é educar, educar é saber conviver para saber fazer com o direito de ser e ter que aprender a conhecer a plenitude do viver"
"Sabiamente devemos cada vez mais nos tornar resilientes, sabendo que a vida não é um caminho para a morte e que viveremos aprendendo e morreremos sem saber nada"
"É a identidade que garante a individualidade de ter direitos à felicidade, e é a felicidade que nos dá direitos de humanidade"
"Passei fome, não tinha grãos. Ao olhar para o lado e ver meus irmãos, me vinha a vontade de mexer minhas mãos. O alimento inventado com folhas, ferventado, não deixava o corpo ficar amoado. Tudo aquilo serviu para lutarmos com paciência e nos tornarmos fontes de resiliência."
O grande desafio educacional e romper com o ensino conteudista, onde cadernos se enchem e mentes se esvaziam.
No picadeiro da vida, onde o Palhaço é só mais um personagem, alguns nascem para atear fogo no Circo, uns para ver o Circo pegar fogo e outros para morrerem salvando o Circo.
20 de maio - Dia do Pedagogo
Nas folhas ásperas de um livro ou na tela lisa de um smartphone, a mediação pedagógica sempre será indispensável para conectar o indivíduo à sociedade de modo autônomo.
Parabéns Pedagogos!
Professar a profissão de professor pressupõe principalmente pregar, pautado em premissas positivas. Pois, permanentemente o poder das palavras pode potencializar a perseverança. Portanto, persisto plenamente na práxis, publicando projetos, planos e pautas, no propósito pacífico de prestigiar pessoas plenas, pelas perícias peculiares e pertinentes ao processo profissional.
Se o mundo está pior e isso causa pavor,
nossos filhos e alunos precisarão ser melhores nos estudos, no trabalho,
na dor, na alegria e no amor.
Em tese, melhores em tudo!
Certamente quando optamos pela renovação, não representa que o antigo está imprestável, mas sim, que ele saia do caminho que o leva para a ruína.