José Elierre do Nascimento

1 - 25 do total de 28 pensamentos de José Elierre do Nascimento

A vida é um sonho acordado com a morte, até que ela nos faça dormir no meio de uma noite, talvez de um dia, quando estivermos já bem cansados e sem forças para mais sonhar.

Inserida por ELIERRE47

Comentários sem noção são meros recalques da inveja reprimida.
Frequento a "Net" bem antes dela aparecer, pois assim, de "Net" eu costumava chamar por uma das minhas namoradas.
Logo depois, lá dos E.U.A., como sempre, surgiam os primeiros computadores, e tão logo surgiram por aqui, eu troquei um fusquinha usado por um "XT", novinho e desmemoriado usando uma pequena fita cassete, à guisa de "hd".
Para dominar a fera tive que aprender várias linguagens de programação, para poder digitar, programar e saber do que aquilo era capaz, pois janelas, não as havia jamais, e isto tudo em Inglês, sem essas molezas atuais, Googais, que fizerem a turba parar de pensar para somente digitar.
Fazer o que? É a evolução da máquina, em detrimento do retardamento humano, com várias exceções, tipo nós que não nos acomodamos e continuamos em plena evolução, dominando a máquina e, com sabedoria, tirando dela o melhor do prazer intelectual, deixando os jogos para os que gostam de desperdiçar o tempo, jogando a vida na lata do lixo, desprezando o que é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores bibliotecas de todos os tempos, sem gastar nenhuma árvore ou folha de papel, e alí a mão, no seu colo, no conforto de seu sofá, podendo você ou eu viajarmos, como ouso sempre fazê-lo, por todo o mundo, sem gastar nada, praticamente, e sem sequer sair do lugar.
O que não farão com isto os outora maiores cientistas e pensadores da pré-história cultural, religiosa, quando chegarmos a inventar a máquina do tempo verdadeira e, baseado na teoria quântica, despencarmos tempo abaixo na busca de novas soluções? Só o próprio tempo pagará para ver isto, pois, felizmente, somos meras figuras decorativas, simples marionetes bem construidas, algumas temporariamente belas, pela evolução, desempenhando nossos simples papéis neste lindo teatro que é esta maravilhosa, por pior que seja, vida.

Inserida por ELIERRE47

Carta de um pai para sua única filha

Feliz Aniversário, minha filha!

Aprendi a te amar, desde quando você ainda nem existia, ou existias apenas no instinto materno de tua mãe. Foi aí, neste momento exato, que prendi a te amar, quando ainda nem eras nascida, ainda no ventre de tua mãe, saracoteando dentro dela, e fazendo a maior pressão.
Tinhas pressa de nascer... não querias esperar a hora chegar, então tive a certeza de que te amava muito.

Ao vê-la pela primeira vez tão pequenina e tão indefesa, quando te aconcheguei, calorosamente, em meus braços, pude perceber que tu serias a maior razão para que eu vivesse. Venho te amando desde então, a cada dia que nasce, a cada lua que se esconde.

Eu não consigo expressar-me pessoalmente, por tabu, quem sabe? ou talvez assim o faça, para resguardar-te de comigo te acostumares demais, depois sentirás muito mais minha falta, quando da minha partida final, e meus olhos se cerrarem de vez, e minha voz, para sempre, se calar.
Desejo-te, em toda tua vida, milhões de motivos para que possas sorrir. e que tenhas sempre tudo de bom e de melhor em tua vida.

Confio-te a tí e a grandeza de tua sabedoria e autoestima, a força necessária para viver, cuide bem de ti, com jeitinho, carinho e determinação, sempre, e que tua mente e coração encontrem juntos a melhor maneira para que vivas em paz e prosperidade.

Seja, sempre que puderes, alegre, otimista, sorridente e feliz.

Feliz Aniversário, querida filha minha.
- José Elierre do Nascimento

Inserida por ELIERRE47

A verdadeira sabedoria

Além da ciência jaz a verdadeira sabedoria, a qual pouquíssimos seres humanos têm acesso. É tão profunda, que só anos de muita prática no raciocínio da análise lógica de tudo que existe realmente, por aqueles que tenham o conhecimento de todas as ciências, lhes garantirá o pleno entendimento, após o filtro e seleção dos diversos conhecimentos nela contidos, conseguindo a plena interpretação da vida, do mundo e do espaço que nos rodeia.

No mundo que conhecemos e vivemos atualmente, por uma simples opção de continuidade e multiplicação das espécies, como o fazem os que aqui habitam, independente do seu reino, seja este animal, aquático ou vegetal, inteligente ou não, logo após o início do desenvolvimento da era tecnológica, 14 anos após o ano 2.000 PC, quando do início do desenvolvimento industrial, mergulhados que fomos, de cabeça, na tecnologia computadorizada, após o domínio do silício e da nanotecnologia aplicada nos produtos dele derivados, unindo milhões de circuitos integrados, dominantes do mundo atual, nota-se um início do retorno do homem as suas origens primitivas, fazendo a guerra nas cidades e desrespeitando todas as leis por eles mesmos criadas, enquanto a mulher perdeu sua verdadeira identidade de mãe e educadora dos seus próprios filhos, pagando a terceiros para isto. Enquanto muitas lutam desesperadamente, competindo e tomando os lugares dos homens, no trabalho e na política, outras são presas fáceis do culto da beleza ilusória e transitória, que a nada leva a não ser a sua própria degradação social, pois para tal não são poupados os meios, nem sempre justificando os fins.

Inserida por ELIERRE47

Contrariando os virtualizados deuses da inventiva criatividade humana a natureza segue seu curso natural mostrando como singra, há milhões de anos, os mares da evolução.

Inserida por ELIERRE47

A mente humana é, sem sombra de dúvidas, a mais criativa e surpreendente invenção da própria natureza, em toda a sua evolução terrestre.

Inserida por ELIERRE47

Sonho eu tive um. Bom seria se realidade pudesse se tornar.
Bem no alto da colina, onde existia antes uma igreja católica, eu podia ver, agora, uma grande unidade hospitalar onde as pessoas tranquilamente caminhavam e eram atendidas por médicos e enfermeiras sorridentes e, mesmo claudicando ou sofrendo com dores, os pacientes mantinham um tênue mas animado sorriso de esperança nos lábios, pois lá havia aparelhos modernos de todo tipo, para descobrir e tratar a causa de seus males, mesmo dos terminais, agora amenizadas suas dores, devido a suficiente oferta de medicamentos que eram oferecidos ao público lá presente.
Descendo pela avenida principal eu podia ver, onde antes ocupavam, em cada esquina, dezenas de casas religiosas de pregação, agora havia escolas técnicas para formação prática de diversas profissões formadoras de jovens trabalhadores que iriam suprir as necessidades das indústrias. Os jovens cantavam, em uníssono e alta voz o hino nacional, como se pudessem agradecer a terra adorada, em outras mil, dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil, em alto e bom tom. Lembrei-me do meu tempo de criança, quando cantávamos todos os hinos nacionais possíveis, só e sempre que a diretora aniversariava. Que saudades sinto daqueles tempos.
Marca-passo colocamos no coração, mas também em nossas vidas, quando, por más orientações, ficamos marcando passo, sem prosperar, sentindo que a Vida não anda, desanda, estagna, oscila, vacila, desliza e nem sequer sai do lugar, como se fôssemos teimosas tartarugas.
Quando será que acordaremos para a realidade e cuidaremos do Real ao invés do Virtual, aprendendo que o verdadeiro Amor ao próximo independe de muros ou de lindas, altas e estonteantes edificações, e que seria bem melhor e de bom alvitre Educar mais e doutrinar menos, pois doutrina pode até ser opcional, depende do pensar de cada um, mas Educação tem que vir do berço e depois da Escola.
A grande mestre cobrará bem caro se para ela não estivermos bem preparados, e sabem qual é seu nome? a ela chamamos de Vida, e esta, como estamos diariamente acostumados a assistir nas TVs, não deixa nada barato!

Inserida por ELIERRE47

LUGAR CERTO - Cada coisa tem seu lugar certo.

Tudo tem seu lugar certo para ficar. Cachaça na prateleira, assassinos, ladrões e políticos corruptos na cadeia e mulher no altar. Quando, por acaso, contrariamos e tiramos essas coisas do seu lugar certo a coisa toda desanda: ficamos sem hospitais e paz na sociedade, batemos nos postes em alta velocidade e, infelizmente, casamos. Nos arranjam tantos filhos que somos obrigados a virar ladrões ou políticos para podermos enfim sobreviver. É a treva, ou melhor, o absoluto e verdadeiro caos.

Inserida por ELIERRE47

Orgulho é um sentimento de satisfação pessoal, egoísta ao extremo, incapaz de realizar atos concretos em beneficio de terceiros, sempre travestido de falsas demonstrações de caridade e bondades.
Este sentimento, ambíguo e quase sempre egoísta, nos impede de termos o discernimento correto entre o bem e o mal, demonstrando nossos intrínsecos maus propósitos e nossas imaturidades, profissional e pessoal.
Em campo contrário opõem-se-lhe a bondade e a verdadeira humildade, repletas das benesses da paz, seguidas pelo amor ao próximo e a costumazes éticas, pessoal e profissional, transmitindo plena confiança a todos, deixando exposto, assim, suas verdadeiras intenções de coletiva cooperação em prol do bem comum.

Inserida por ELIERRE47

Saudade.

A língua portuguesa é tão rica e por esta mesma causa tornou-se muito invejada pelos inventores de palavras. Basta receber alguns comentários mais afoitos para sentirmos quão grande são as palavras criativas de resumos e invencionismos, nesta nossa tão querida e maltratada língua, por parte exclusiva das grandes "pérolas do Enem nacional". Isto faz-me recordar que somente nós, usuários deste vernáculo temos uma única palavra que exprime um grande e gostoso, ou não, por vezes triste sentimento, o qual chamamos de saudade.

É esta uma das palavras mais presentes nas poesias de amor da língua portuguesa. Pena que a educação em "lato sensu", presente verdadeiramente entre os anos de 1950 a 1970, quando as escolas profissionalizantes grátis, com o "curso científico", nos auros tempos do "tesouro da juventude", enciclopédia, até hoje insuperável em compêndios e conteúdo, presentes na maioria das bibliotecas escolares, eram ofertados a grande massa populacional, incluindo os menos abastados trabalhadores e aos seus filhos, por direito, quando tanto as prefeituras, estado e governo federal, comungavam de um ideal único, que era o desenvolvimento e a preservação da soberania nacional, resquícios das benesses implantadas pelo saudoso e insuperável presidente Getúlio Vargas, verdadeiro e único pai dos pobres.

Transformados que fomos em eternos órfãos, por mais que morramos nós e nossos sucessores filhos, nunca nos sentiremos novamente, um dia, adotados sequer, pois o egoísmo indecente daqueles herdeiros políticos que o sucederam, desde então, sequestrando nossa capital federal aqui do Rio (RJ), para escondê-la, a seu bel prazer e deleite, nos mais longínquos rincões do sertão brasileiro, sonegou-nos o simples direito adquirido de sermos, ao menos, felizes.

Inserida por ELIERRE47

Felicidade, estou com saudades de ti.

Caso você encontre a felicidade, dê-lhe o meu abraço.
Diga-lhe que estou quase morto de saudades.
Peça-lhe que apareça breve para me visitar.

Inserida por ELIERRE47

A beleza das paisagens pode
ser retratada, pintada e até
filmada. Mas a feiura da falta
de caráter de certos humanos só
pode ser editada e publicada
por homens de bem, para que
todos saibam e evitem cometer
os mesmos erros.

Inserida por ELIERRE47

Nossa vida é um rio
que vai dar no mar,
pleno leito derradeiro
assim nos completamos
vida, rio e mar,
repouso verdadeiro.

Inserida por ELIERRE47

A MORTE NÃO É CASTIGO MAS O BÔNUS FINAL DA VIDA

A morte faz parte, ela nada mais é, senão, o bônus final da vida,
quando cessa tudo o que a musa cantou, restando o silêncio eterno e a paz.

Quando você estiver cansado em meio às lutas da vida, Vá para um mar lene, sereno, grande, mas seguro, onde você possa sentir que, apesar de pequeno, quão importante você pode ser neste universo. Homem nenhum é uma ilha, mas pode tornar-se um grande mar.

Inserida por ELIERRE47

Que evolução é essa?
Não sei se de fato estamos evoluindo. Que tipo de evolução é essa? Tecnologicamente evoluímos bastante, cada vez mais e mais. O que isso representa? Empregamos todo esse conhecimento para aniquilar o outro, com mais eficiência, usando táticas de guerra cada vez mais aperfeiçoadas.
Vivemos mais, temos mais comodidades, mas não temos qualidade de vida adequadas às nossas reais necessidades. Mesmo os mais abastados queixam-se, pois sempre estarão cercados de stress, neuroses, próprias e de terceiros, que as vezes os tornam agressivos, sem contar com a crescente poluição do ar que respiram.
Que evolução é essa? Eu sei que faz parte da vida, que a própria morte, este grande tabu, é a parte, por pior que possa parecer, principal desta grande aperfeiçoamento das espécies, por mais ininteligível que aos nossos sentimentos isto possa parecer é, talvez, a única coisa, de fato, real. Mas assim tudo sempre funcionou, desde que a natureza criou-se da mistura dos resíduos interplanetários, em suas matérias químicas resultantes dos fragmentos lançados do espaço na Terra, oriundos do Big Bang, evoluiu, desde então, do quase nada, das sobras. Por isto somos tão imperfeitos. Buscamos sempre melhorar, aos olhos de terceiros, pois para nós mesmos, sempre seremos os mesmos. Camaleamos falsas belezas e prosear, atuamos como sendo religiosa e politicamente corretos quase todo o nosso tempo social, para podermos conviver, pacificamente, com nossos semelhantes.
O que no futuro nos reserva desta evolução?
Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro replicará tudo o que fizemos ontem e hoje? talvez um pouco. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, estamos em constante processo de aprendizado e todas as novas chances ou mudanças que acontecem em nossa vida, acredite, sempre será para melhor, desde que pensemos deste jeito.
Afinal, o que é o futuro senão a própria evolução do presente e a colheita de tudo que ontem e hoje plantamos, após todos os cuidados que tivemos em retirar todos os insetos e ervas daninhas que atrapalhavam os canteiros, hoje floridos, do jardim de nossa própria e única vida?
Nada será por acaso, se por acaso valorizarmos nossos valores, por mínimos que sejam, pois são os ladrilhos lá colocados, no dia a dia que vão enfeitar a calçada lateral da rua da nossa vida, valorizando e a tornando mais bela aos olhos de todos, assim como somos nós, de verdade.

Inserida por ELIERRE47

Sentimento é algo que possuo, bem além do volume morto da emoção.

Inserida por ELIERRE47

Vida com sucesso garantido só depende da prática diuturna deste sexteto MÁGICO: Pensamento positivo, criatividade, foco, amor, TRABALHO e fé em si mesmo.

Inserida por ELIERRE47

NATAL - Feliz Natal e mais um ano que foi. Que venha o próximo!
Acredito que Natal são todos os dias, por tradição e criação das antigas mídias foi criado um dia simbólico para esta festa de final de ano. Talvez o objetivo maior, fosse um dia para refletir a vida, pensar no que deixamos de fazer durante todo o ano que passou e aproveitar a data para solidarizar-se com os que sofrem, seja por doenças físicas, mentais e mesmo sociais, mas na verdade, como sempre vai prevalecer o poder maior do vil metal, verdadeiro deus dos dirigentes deste mundo, religiosos políticos, ou não, este tornou-se o dia do consumismo, vestir a melhor roupa, beber o melhor vinho e estragar a carne do peru que foi sacrificado em nome da gula; morre o peru e a missa ainda é do galo, que já está na panela.
É, portanto, chegada a hora dos abraços demagogos, dos falsos perdões e terminamos, enfim, transformando esta data em mais uma frustração para os menos favorecidos.
Hoje venho aqui, não só repetir o jargão feliz natal, e sim torcer que todos os dias sejam sempre de mais realizações, menos sofrimento, e muita paz, também, enquanto estivermos neste verdadeiro andar de cima, pois o de baixo, tranquilamente, nos aguarda, enquanto caminhamos, lentamente, nesta infindável fila do imensurável corredor coletivo do esquecimento total, neste fim de jogo, quando todas as lembranças, bons e maus sentimentos serão finalmente deletados e dormiremos eternamente, sem sequer lembrar que um dia existimos.
É o bônus final da vida que nos dá como grande e merecido descanso a benfazeja e desejada morte.
No entanto o clima não permite que você fique omisso, pois poderá ser tratado como esquisito e afinal se desejamos que todos os dias sejam de felicidades, por que não o Natal? Aqui, desde já, deixamos registrados nossos pensamentos e nossos votos de uma memorável festa de confraternização geral para este evento que se tornou um grande marcador de épocas, botões finalizador e inicial de nova contagem para mais um ano de diversos séculos, milênios e, quiçá bilhões de anos de luz ou não. Só o futuro saberá.
Que siga o marcador implacável do eterno, sequencial e infindável tempo.

Inserida por ELIERRE47

SEMENTES DA MINHA VIDA

Deixa a vida seguir seu próprio curso ...
Da semente que eu um dia plantei
resssurgirá uma nova vida no futuro
por mim mesmo criado.
Baseado no atos, bons ou ruins,
por mim mesmo praticados,
colherei bons ou maus frutos,
seja no âmbito alimentar,
profissional ou financeiro.
Isto, por si só, determinará
minha boa ou má qualidade de vida,
naquela que, um dia, será
a minha melhor ou pior idade.

Vida bela. Dançando conforme a música
Aprendamos a dançar com qualquer música que a vida nos ofereça.
Não tentemos mudar o passo e acabar tropeçando no meio do rítmo.
Sabamos deixar a mente escutar a toada, se adequar e guiar os pés é a melhor forma de conviver com todos os nossos sonoros dias, barulhentos ou não.
Assim, a gente não se estressa, não perde a essência dela e seguimos mais na leveza, tirando melhor proveito do real sentido do nosso ser, da nossa única vida, bela, se assim eu o quizer.
Que na dança da vida a gente possa sorrir e seguir com fé em nós, crendo em nossos sonhos e dançando no compasso que a própria vida quiser!
Sigamos assim, até que cesse o derradeiro e fraco acorde do "diapason" que ditou todo o nosso ritmo vital, e possamos, sossegados e para sempre, eternamente dormir.

Inserida por ELIERRE47

Vida de Valor - Dê valor à vida

As mudanças movem nossas vidas. Por isso, não tema o novo, saiba usufruir da expectativa de renovação e se agarre na possibilidade de um novo começo. O futuro está muito mais próximo do que você imagina! Para uns o amanhã pode significar um recomeço, para outros, finalmente, o merecido descanso e, finalmente, o fim.
Não se preocupe em vão, pense um pouco: Se a sua mãe estivesse com dor de cabeça naquele dia, você não existiria hoje, certo? A grande mágica reside na relatividade das coisas e dos acontecimentos. Em uma fração de segundo de diferença tudo pode ser ou estar diferente, simples casualidade temporal. Assim, por bilhões de anos, funciona o universo. Após o Big Bang a coisa toda começou a acelerar e hoje nem se fala. Hum ano, para mim, infelizmente, está durando pouco mais de um trimestre. Tão logo eu termino de contar o primeiro trimestre do ano, respiro um pouco, e quando reabro os olhos já estou no quarto. Com esta aceleração toda, muito em breve, todos iremos dormir mais cedo, disso eu não tenho dúvida.
Fora isso, penso que não tenho tudo o que amo, mas já entrei na fila. Nunca deixo de fazer uma fezinha lotérica, vez por outra.
Além do mais, eu não esquento, muito porque também sei que o melhor momento para se plantar uma arárvore foi há 70 anos atrás, porém visualizando bem sei que o segundo melhor momento é hoje. Assim sei, muito bem, que a vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador, quando se é piloto e não passageiro, pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria.
Por tudo isso sou feliz em poder aproveitar bastante o tempo que me resta, seja quente, frio, primavera ou outono, não importa. É tão gostoso ter tido a oportunidade de viver num futuro tecnológico tão maravilhoso, onde, embora com parcos recursos, mas aliados a muita criatividade e muito estudo e meditação, posso me dar ao luxo de curtir de verdade este momento, devido eu ter-me engajado e seguido de perto todo este desenvolvimento cultural do exterior, que nos foi dado absorver e entender, para completa compreensão de como as coisas realmente funcionam, sem quimeras ou fantasias fúteis, exceto aquelas do mundo digital, que muito me agradam e distraem.

Inserida por ELIERRE47

Grand Finale: Vida e morte em quatro quartos. (25 - 50 - 75)

No final do primeiro quarto, aos 25 anos, aproveitando ou não, deixamos para trás na vida, a verdadeira e real melhor idade. Após termos curtido uma feliz infância, sobrevivendo as turbulências da adolescência, galgamos a maioridade. Lançado nosso barco em alto mar, só nos restou navegar, pois já desperdiçamos nossas melhores oportunidades do nosso tempo, ou não, no primeiro quarto. O gato tem sete vidas, nós só temos quatro quartos. E no primeiro deixamos nossos brinquedos, nossa melhor bicicleta, nossa linda namorada, todas nossas maiores aventuras, nossas bolas de gude, todas aquelas alegres tardes no parque, nossas cafifas, nossas bolas, nossos skates e patins, nossos melhores tablets, quiçá, nossos melhores amigos.
No final do segundo quarto, aos 50 anos, já com filhos da idade do nosso primeiro quarto, ou mais, ofegantes de tanto trabalhar e saudosos do que perdemos de vitalidade, somos aconselhados a tomar suplementos energéticos, pois tudo já vai começar a despencar, daqui até a metade do quarto seguinte, ninguém mais nos segura.
No final do terceiro quarto, aos 75 já estamos bem desgastados, mas bem experientes e velhos, o suficiente, para sermos considerados sábios e bem pacientes, em todos os sentidos, pois é neste momento que descortinamos todo o universo, como se o mundo estivesse na palma de nossas mãos, já bem delicadas, mas compreendendo como tudo funciona, de verdade, sem crer mais em todas aquelas mentiras que, desde a tenra infância, fomos obrigados a acreditar e engolir, goela a baixo, sem sequer poder pestanejar.

Quarto quarto, bem, duvido que a maioria esteja viva neste último quarto, este foi reservado aos possuidores de juizo perfeito, que cuidaram da saúde desde a primeira infância, ou tiveram pais inteligentes ou geneticamente saudáveis e não jogaram esta parte da vida fora, quando iludidos foram por falsas curtições com bebidas, cigarros e alucinógenos mil, inclusive os que, suposta e prejudicialmente, lhes forneceriam asas, sobrevivendo talvez a algum naufrágio do passado. A esta altura do campeonato estaremos todos mortos e caminhando para o devido esquecimento do que, para a maioria, foi uma inútil e miserável vidinha, só nos restando dormir, para sempre, sem ir para lugar nenhum, muito menos lá em cima, uma vez que estaremos todos sem nossas lembranças, sem cérebro e coração, a energia pifou, restou nada para sonhar, melhor esquecer, inclusive dos impostos para pagar, ou não, quem sabe não vão nos cobrar no enterro pela rasa cova, já que nem um crematório público, decente, existe neste país, mas isto já fica para outros cuidarem, fechem a tampa que vamos todos dormir. Ave Caesar morituri te salutant.

Autor: José Elierre do Nascimento

Inserida por ELIERRE47

⁠FELICIDADE É O MEU NOME

A verdadeira felicidade é uma experiência subjetiva e única para cada indivíduo. No entanto, podemos descrevê-lo como um estado de contentamento, realização e plenitude que deriva do propósito e significado da vida.

A verdadeira felicidade não depende de circunstâncias externas, como riqueza material, status social ou sucesso profissional, mas de fatores internos, como gratidão, conexão emocional com os outros, realização pessoal, boa saúde física e mental, autonomia e liberdade para tomar decisões.

Além disso, a verdadeira felicidade não é um estado permanente, mas sim uma experiência fugaz em momentos de alegria, contentamento e gratidão. É importante observar que a felicidade não exclui a presença de emoções negativas, mas sim a capacidade de lidar com elas de forma saudável e construtiva.

Em suma, a verdadeira felicidade é um sentimento subjetivo de satisfação, realização e realização, que se origina de fatores internos e não depende de circunstâncias externas.

Inserida por ELIERRE47

⁠A vida é incapaz de corrigir os defeitos da educação familiar

A própria vida não pode produzir nenhuma mudança essencial.

Isto é psicologicamente compreensível, porque a vida trata com os produtos já acabados do ser humano, com seres que já têm seus pontos de vista definidos, que se esforçam, todos eles, para conseguir dominar seus iguais.

Exatamente ao contrário do que se possa pensar, a vida é o pior dos educadores. Ela não tem consideração por nós, não nos adverte, não nos ensina; limita-se a castigar-nos e a nos deixar morrer.

Inserida por ELIERRE47