John Lennon
John Lennon (1940-1980) foi um cantor, compositor e guitarrista inglês, um dos fundadores dos “Beatles”, grupo de rock que revolucionou o panorama musical dos anos 60.
John Lennon nasceu em Liverpool, Inglaterra, no dia 09 de outubro de 1940. Em 1956, junto com amigos da escola, formou um grupo de rock chamado The Quarryman. Em 1957 fez parceria musical com Paul MacCartney que foi convidado a integrar a banda. Em 1958 foi a vez de George Harrison se juntar ao grupo. Ringo Star foi o último a integrar a banda.
A declaração polêmica dada por John Lennon de que “Os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo” causou uma grande celeuma. Vários discos foram queimados e a banda sofreu o boicote de diversas rádios. Porém, o sucesso da banda superou essa fase. John Lennon foi o líder dos Beatles durante os primeiros anos e junto com Paul McCartney assinaram a maior parte das canções da banda.
Em 1962 casa-se com Cynthia Powel, com quem viveu até 1969, quando passa a viver com à artista plástica Yoko Ono. Nessa época estava mais envolvido com meditação do que com os trabalhos da banda. Nesse mesmo ano a banda começa a separação e John inicia sua carreira solo, grava “Two Virgins” onde aparece nu na capa, junto com Yoko Ono. Em 1971 vai para os Estados Unidos, onde lança “Imagine”, seu segundo disco solo, que atingiu os primeiros lugares nas paradas de sucesso. Em 1975 nasce seu filho Sean Lennon.
Sua canção “Give Peace a Chance” se tornou um hino para o movimento anti guerra. Foi ameaçado de expulsão do país, mas em 1976 recebe o Green card. O dia 08 de dezembro de 1980, em frente ao seu prédio em Nova York é assassinado a tiros. Sua morte chocou o mundo.