Johann Goethe
Johann Wolfgang von Goethe nasceu no dia 28 de Agosto de 1749, em Frankfurt.
Herdou do seu pai o gosto pelas pesquisas e pelas coleções. Aos 16 anos inicia seus estudos em Belas Artes, Latim, Grego, Francês, Italiano; além destes fez outros cursos, nomeadamente, medicina, botânica e geologia.
Quando completou 19 anos, regressou à Frankfurt, esgotado pela vida agitada que levava. Aproveitou o descanso obrigatório para ler Shakespeare, estudar alquimia, cabala e as obras de Paracelso. Não foi necessário muito tempo para a sua recuperação. Viajou para Estrasburgo para aí formar-se em advocacia.
Em 1775, o Príncipe Carlos Augusté chama-o a Weimar para este ocupar altos cargos públicos, onde ficou até 1783 e depois regressa a Frankfurt. Aí, escreve um romance, publica um drama, faz grande sucesso, tornando-se um dos percursores do romantismo nascente. Compôs inúmeros poemas de inspiração maçônica.
Em Setembro de 1786 vai para a Itália ficando lá até 1788, onde resolveu abandonar as artes plásticas para dedicar parte substancial do seu tempo à poesia. Na Itália teve a revelação do mundo clássico, cultivando as ciências físicas e naturais.
Ao regressar a sua terra natal, abandonou os cargos oficiais, conhece a sua amante Cristiane Vulpius, uma jovem de 23 anos, que em 1789 lhe dá o único filho: Augusto. O casamento de ambos só acontece em 19 de Outubro de 1806.
No 1808, dedica-se ao estudo das cores, da morfologia das plantas, da mineralogia. Novas notícias acerca dele só em 1816, quando ficou viúvo. O filho falece em Outubro de 1830, com cerca de 41 anos de idade.
Algumas das suas obras declaravam a sua fé na astrologia e vemos várias dúvidas filosóficas da época. Deu início a um novo método de aproximar o homem com a natureza, numa concepção do mundo expressa na fusão da intuição com o pensamento. Toda a sua obra evidencia uma busca incessante da sabedoria, em busca do conhecimento da suprema verdade. Seus trabalhos sobre Física, Biologia e Fisiologia possuem grande importância científica.
Goethe escreveu poesia, drama, novela, filosofia e ciências. Eis alguns dos mais importantes escritos:
- Samtliche Werke In Chronologischer Folge, 45 Vols.;
- Metamorfose das Plantas (1790);
- Contribuição para a Ótica (1791);
- Da teoria das Cores (1810);
- Metamorfose dos Animais (1820).