Biografia de João Paulo II

João Paulo II

João Paulo II nasceu na pequena cidade de Wadowice, na Polônia, no dia 18 de maio de 1920 e batizado com o nome de Karol Jósef Wojtyla. Em 1942 entrou para um seminário na Cracóvia. Terminada a Guerra, ingressou na Faculdade de Teologia da Universidade de Jaquelônica. No dia 1 de novembro de 1946, foi ordenado padre. Completou o curso em Roma e doutorou-se em Teologia na Universidade Católica de Lublin. Foi bispo na Cracóvia, capelão e professor universitário, de ética, na Cracóvia e em Lublin.

Em 1967, é nomeado cardeal e participa ativamente no Conselho Vaticano Segundo, onde representa a Polônia em cinco Assembleias Internacionais. No dia 16 de outubro de 1978 foi eleito Papa. Durante seu papado viajou para mais de 100 países. Esforçou-se para trazer os jovens de volta à Igreja e lutou contra as ditaduras comunistas. Seu objetivo era tirar o Vaticano de seu pedestal e leva-lo às massas.

O pontificado de João Paulo terminou com sua morte no dia 2 de abril de 2005. No dia 27 de abril de 2014, foi celebrada pelo Papa Francisco, a canonização de João Paulo II, apenas nove anos após sua morte, passando a ser o papa com o processo de canonização mais curto entre os pontífices que se tornaram santos na história moderna da Igreja.

Acervo: 44 frases e pensamentos de João Paulo II.

Frases e Pensamentos de João Paulo II

A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.

A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade.

Ser Santo é lutar contra o pecado de todos os Dias.

A loucura de Deus é muito mais bonita que a sabedoria do homem.
(Do filme Papa João Paulo II)

A vocação do cristão é a santidade,
em todo momento da vida.
Na primavera da juventude,
na plenitude do verão
da idade madura,
e depois também
no outono
e no inverno
da velhice,
e por último,
na hora da morte.