João Calvino
João Calvino nasceu em Noyon, França, no dia 10 de julho de 1509. Fez seus estudos eclesiásticos em Paris, ordenando-se sacerdote. Mais tarde, estudou leis em Orleans, retornando à capital para estudar teologia.
Calvino abandonou a Igreja de Roma, tornando-se um ardente partidário da Reforma Protestante. Quando seu grupo de teólogos reformados foi declarado ilegal na França, ele deixou o país. Instado na Basileia, na Suíça, publicou sua obra fundamental: “Instituição da Religião Cristã” (1536). Tratava-se de um resumo das doutrinas protestantes, em que afirmava a predestinação dos eleitos e rechaçava a versão católica dos sacramentos e criava um esquema de organização para a nova forma do cristianismo.
Em 1536, estabeleceu-se em Genebra, na Suíça, que acabara de adotar o protestantismo, em decorrência de uma rebelião contra o bispo. Calvino permaneceu em Genebra durante dois anos, mas seu código litúrgico e moral eram tão severos que acabou sendo expulso pelo conselho municipal.
Em 1541, Genebra vivia um caos interno e sob a ameaça da volta do catolicismo. Calvino acabou chamado de volta e organizou a igreja protestante através das “Ordenações Eclesiástica”, que seriam adotadas em todas as igrejas do protestantismo reformado. Calvino eliminou seus opositores e Genebra tornou-se o principal centro do protestantismo na Europa. Calvino morreu em Genebra, Suíça, no dia 27 de maio de 1564. Mesmo após a sua morte, as igrejas reformadas mantiveram-se em contínua expansão.