Biografia de João Calvino

João Calvino

João Calvino nasceu em Noyon, França, no dia 10 de julho de 1509. Fez seus estudos eclesiásticos em Paris, ordenando-se sacerdote. Mais tarde, estudou leis em Orleans, retornando à capital para estudar teologia.

Calvino abandonou a Igreja de Roma, tornando-se um ardente partidário da Reforma Protestante. Quando seu grupo de teólogos reformados foi declarado ilegal na França, ele deixou o país. Instado na Basileia, na Suíça, publicou sua obra fundamental: “Instituição da Religião Cristã” (1536). Tratava-se de um resumo das doutrinas protestantes, em que afirmava a predestinação dos eleitos e rechaçava a versão católica dos sacramentos e criava um esquema de organização para a nova forma do cristianismo.

Em 1536, estabeleceu-se em Genebra, na Suíça, que acabara de adotar o protestantismo, em decorrência de uma rebelião contra o bispo. Calvino permaneceu em Genebra durante dois anos, mas seu código litúrgico e moral eram tão severos que acabou sendo expulso pelo conselho municipal.

Em 1541, Genebra vivia um caos interno e sob a ameaça da volta do catolicismo. Calvino acabou chamado de volta e organizou a igreja protestante através das “Ordenações Eclesiástica”, que seriam adotadas em todas as igrejas do protestantismo reformado. Calvino eliminou seus opositores e Genebra tornou-se o principal centro do protestantismo na Europa. Calvino morreu em Genebra, Suíça, no dia 27 de maio de 1564. Mesmo após a sua morte, as igrejas reformadas mantiveram-se em contínua expansão.

Acervo: 43 frases e pensamentos de João Calvino.

Frases e Pensamentos de João Calvino

A mente do homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua própria razão.

Deus jamais encontrará em nós algo digno de seu amor, senão que Ele nos ama porque é bondoso e misericordioso.

João Calvino
Comentário Pastorais

O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada.

João Calvino
Letters of John Calvin

Se alguém anseia pela sabedoria de Deus, terá de renunciar à própria sabedoria e pedir a luz divina.

A mulher de Deus passa desapercebida. Sua vida destaca tanto Cristo, que ela desaparece.