Biografia de Joana Angélica

Joana Angélica

A religiosa Joana Angélica de Jesus nasceu em Salvador, Bahia, no dia 12 de dezembro de 1761. Filha de uma abastada família da capital baiana recebeu uma esmerada educação. Em maio de 1782, com 20 anos, entrou para o convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa.

Depois de cumprir o ano obrigatório do noviciado, em 18 de maio de 1783 se tornou “Irmã das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição”, com o nome de Joana Angélica de Jesus. A madre Joana Angélica exerceu várias funções dentro do convento. Era muito estimada por todos da cidade baiana, por sua dignidade, suas qualidades e seus conhecimentos. As irmãs estavam voltadas porá a oração e pediam a intervenção de Nossa Senhora nas causas da Pátria.

Depois do retorno de D. João VI a Portugal, em abril de 1821, e com a atribuição da regência a D. Pedro, as cortes constitucionais portuguesas exigiram também a partida de D. Pedro com a pretensão de recolonizar o país. As notícias repercutiram como uma declaração de guerra, provocando grande tumulto e manifestações de desagrado.

No dia 31 de janeiro de 1822, uma nova Junta de Portugal foi eleita e no dia 11 de fevereiro chegou da Europa a notícia da nomeação do general lusitano Inácio Luiz Madeira de Mello, para comandante das Armas da Província.

Em um ofício, o General Madeira ordena o ataque às casas particulares e até ao convento das freiras da Lapa. No dia 19 de fevereiro de 1822, os soldados portugueses invadiram o Convento da Lapa e a golpes de machado derrubaram as portas e mataram na porta da clausura a Abadessa Soror Joana Angélica de Jesus.

Acervo: 21 frases e pensamentos de Joana Angélica.

Frases e Pensamentos de Joana Angélica

Eu me machuco toda por dentro, talvez pelo fato de sentir muito, mais eu vou aprender a me resguardar mais para mim, esperar menos das pessoas talvez seja a minha melhor alternativa.

A atitude é a confirmação das palavras, de nada vale dizer sem demostrar.

A vida inteira fazemos planos para o futuro, o que iremos ser já pensamos desde pequena, incrível como somos trabalhados para prever o amanhã ou coisa do tipo.Sabe, de uns anos para cá venho notado que o futuro é tão inseguro, não sei de mim daqui a um mês,não sei se tudo que me programei vai está de pé, claro, espero que sim , porém de amanhã só quem responde é Deus, não sou eu e nem tão pouco você que vai prever o calendário da vida.

Do que adianta tanto orgulho se você sabe que não vive sem aquela pessoa? me diz para que serve ficar se torturando e respondendo sempre contra o coração? eu sei que nós mulheres possuímos uma Diva interior muito orgulhosa, mais só que as vezes não compensa sofrer se temos a opção de ser feliz ao lado daquele alguém que faz tanto bem, que passa amor e carinho, confesso que muitas vezes o orgulho tem que se recolher para deixar o amor responder mais alto,uma hora é preciso se render ao coração e deixar a razão de lado.

o tempo passa
Nossa amizade fica.

Inserida por JoanaAngelica