Jim Morrison
Jim Morrison, nome artístico de James Douglas Morrison, nasceu em Melboure, Flórida, Estados Unidos, no dia 8 de dezembro de 1943. Formou-se em cinema, pela Universidade da Califórnia. Logo depois da graduação, junto com Ray Manzarek, seu colega da universidade, resolveu montar a banda The Door. O nome da banda foi inspirado no livro "The Doors of Perception" do autor Aldous Huxley.
O grupo foi formado com Morrison (voz), Manzarek (teclado), Krieger (guitarra) e Densmore (bateria). Durante uma apresentação da banda no clube noturno The London Fog, Morrison conheceu Pamela Courson e com ela iniciou um tumultuado relacionamento com discursões, uso de drogas e infidelidades.
Como vocalista do The Doors, Jim Morrison lançou seis discos de sucesso, quando se destacaram as músicas: “The End”, “Break On Through”, “Light My Fire”, “When The Musics Over”, “Peaple are Stranger”, “Love Me Two Times”, “Hello, I Love You”, “Touch Me”, entre outras.
Com o uso de drogas e álcool, e com suas performances polêmicas e obscenas, Morrison foi preso diversas vezes e passou boa parte de sua vida nos tribunais. Após a gravação do último disco, em abril de 1971, Morrison mudou-se para Paris, junto com Pamela Courson, com a finalidade de descansar, mas mergulhou nas drogas e no álcool. No dia 3 de julho de 1971 foi encontrado morto na banheira de seu apartamento, estava com apenas 27 anos. Depois de sua morte, dois volumes de poesias foram publicados.