Jesus Cristo
Segundo o Evangelho de Lucas, Jesus Cristo foi anunciado como o “Filho de Deus” pelo anjo Gabriel e nasceu em Belém, na época da dominação romana. Filho dos judeus José e Maria, Jesus foi levado para o Egito fugindo de uma sentença de morte impetrada por Herodes para todas as crianças de até 2 anos de idade, após saber do nascimento do “Filho de Deus” em Belém.
Em seguida, Jesus foi para Nazaré, na Galileia, onde passou a infância e juventude. O Evangelho de Lucas relata que seus pais praticavam todos os ritos judeus e criaram Jesus dentro dos preceitos da religião. Aos 12 anos ele viajou com os pais, de Nazaré para Jerusalém, para celebrar o Pessach – a Páscoa Judaica.
Os escritos sagrados relatam que Jesus, já adulto, depois de batizado por João Batista, partiu para fazer suas pregações e milagres. Nessa época, diversas religiões se desenvolveram no Império Romano, mas a que mais se destacou foi o cristianismo – a doutrina fundamentada nos ensinamentos de Jesus. Os cristãos acreditam que Deus é o criador do universo e que Jesus Cristo é o único Filho de Deus.
Jesus reuniu vários discípulos/apóstolos e entre os doze principais estava Judas Iscariotes, que traiu Jesus ao entregá-lo para as autoridades romanas em troca de 30 moedas de prata, segundo o Evangelho de Mateus. Depois de sua morte na cruz, Jesus apareceu várias vezes aos seus discípulos e, em seguida ascendeu ao céu, prometendo enviar o Espírito Santo para guiar a Igreja.