Janiara de Lima Medeiros

1 - 25 do total de 168 pensamentos de Janiara de Lima Medeiros

Cada dia que começa é uma nova oportunidade nascendo para nos tornarmos melhores.
Melhores pensamentos, escolhas e ações.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Conquistas profissionais são importantes para alcançarmos tudo o que materialmente desejamos TER.
Mas as realizações pessoais são a base para quem realmente podemos SER.

Qualquer razão ou mágoa não devem ser mais importantes que a amizade verdadeira.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Amigo de verdade a gente reconhece quando alguém não precisa mais da gente mas, mesmo assim, de alguma forma se faz presente.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Um coração aberto para perdoar e harmonizar, fortalece a alma e reaviva relações.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

A gente faz a nossa parte:
Pensa, deseja e faz o bem.
No tempo certo os frutos vêm.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

...pérolas não são produzidas por ostras felizes...

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Um silêncio pode não significar concordância. Mas algo que não precisa se desgastar agora.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Já notou que as pessoas de bem são cercadas por pessoas com a mesma energia?

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Não confunda credibilidade profissional com confiança pessoal!

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Não tenho nada contra os oportunistas, mas prefiro distância...

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Coisar uma coisa inexistente é mais interessante que coisá-la. Coisou?
Um dos verbos mais interessantes e produtivos na nossa língua é o “Coisar”. Não é só uma linguagem popular, mas uma expressão rica da cultura e evolução do Português brasileiro.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Não se corrige a Norma Culta de um poeta.
Só se contextualiza seu momento.
Critique.
Agrade-se ou não.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Um profissional que busca formação e capacitação contínua está mais preparado para oportunidades e é mais competitivo. Da mesma forma, como principal ferramenta de capacitação, sem a educação (no sentido de formação e qualificação) é impossível que uma nação se desenvolva, se mantenha e seja competitiva.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

As transformações sociais exigem que tomemos decisões, que sejamos resolvedores e realizadores.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Muitos esperam por mágica para a realização dos seus sonhos.
Mas a mágica é ilusão, o que não tira ninguém do lugar.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

O líder deste século está constantemente sendo desafiado a gerar resultados com situações organizacionais internas e externas que se sobrepõem à autoconfiança e motivação fundamentais ao seu perfil.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Não pratiques o bem esperando retribuição.
Ao receberes, tenha ao menos consideração.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

A última obra de Paulo Freire, ainda publicada em vida foi “Pedagogia da Autonomia” onde ele apresenta propostas de práticas pedagógicas para a educação afim construir a autonomia dos educandos. Segundo Freire, ensinar é organizar o caminho para autonomia de quem aprende, fazendo um cidadão consciente de seus deveres e direitos.
Um cidadão deve ser consciente de seus deveres e direitos independente de estar motivado. Independente de qualquer coisa, o aluno de EaD deve ter autonomia e disciplina para a base de construção de conhecimento nesta modalidade de ensino.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

A autonomia é um dos princípios didáticos do Ensino a Distância, onde o discente é o maior responsável pela aprendizagem.
Paulo Freire [*] já falava que um dos pilares do ensino é autonomia, independente de ser no ensino presencial ou a distância.
Contudo, esta autonomia deve ser primordial pois através dela o discente deve compreender e discernir as informações, organizar seu pensamento e a estrtura do seu processo de aprendizagem.
Muitos falam que a característica principal discente deve ser “autodidatismo”. Porém são características diferentes, pois enquanto o autoditada tem a capacidade de buscar o conhecimento e ensinar a si mesmo, o autônomo vai além disso devendo atuar de forma responsável e disciplinada de acordo com a metodologia de ensino oferecida.
Por esta razão faz-se necessário que as “regras do jogo” estabelecidas pela equipe pedagógica e docentes estejam claras e objetivas, intervindo, mediando e zelando para que os objetivos de ensino sejam alcançados.

[*] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Não necessariamente um excelente aluno da educação presencial poderá ser um excelente aluno da educação a distância, pois para o EaD há caractertísticas fundamentais para uma aprendizagem independente. Segundo Gunawardena e McIsaac (*) para a construção do conhecimento nessa modalidade são necessários elementos essenciais como responsabilidade do estudante pela própria aprendizagem, disponibilidade para instrução, combinação de métodos e meios, adaptações às diferenças individuais, variadas opções para iniciar os estudos, distância transacional, controle, interação, contexto sociocultural e presença social.

(*) GUNAWARDENA, C.N., MCISSAC, M. S. Distance Education in Handbook of Research on Educational Communications and Technology: A Project od the Association for Educational Communications and Technology, Por David H. Jonassen, Association for Communications and Technology, Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

A motivação pode ser um fator de destaque no processo de ensino aprendizagem inclusive na modalidade a distância. Mas, vamos supor que o aluno receba como “missão” fazer um curso a distância sobre confeitaria. Ele pode não gostar desta área de atuação, mas é missão e deve ser realizada. Independente de estar motivado ou não, o aluno precisa ser autônomo na construção do conhecimento. Contudo, estando motivado, obviamente, a missão será melhor cumprida.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

Quando falamos de Educação, penso que precisamos tratar em todo o seu processo e pilares. Não nos limitar ao sentido filosófico como muitos por aí fazem “bonitamente”. Mas na prática, uma Educação eficiente, adequada a realidade atual. Isso dá trabalho....

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

O professor é um instrutor neste modelo de educação por módulos como se fossem produtos, reproduzidos e distribuídos. É uma visão de modelo industrial da EaD que nas pesquisas Bechavioristas estavam aliadas às práticas de instrução programada. Um novo desenho educacional começou com CMC (Comunicação Mediada por Computadores) oferecendo atividades pedagógicas e recursos tecnológicos mais específicos. Contudo, o professor ainda é um co-responsável pelo resultado.
Conforme Gunawardena e McIsaac (2004) o aluno de EaD é o responsável por seu processo de aprendizagem e resultados devendo desenvolver as características de independência e autonomia.

Referência:
GUNAWARDENA, C.N., MCISSAC, M. S. Distance Education in Handbook of Research on Educational Communications and Technology: A Project od the Association for Educational Communications and Technology, Por David H. Jonassen, Association for Communications and Technology, Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

O professor que atua no EaD é muito mais um orientador pedagógico ou um tutor. Para o sucesso da sua missão, precisa utilizar uma comunicação de forma empática e a linguagem dialógica afim de atuar como facilitador da aprendizagem.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros