James Joyce
James Joyce nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 02 de fevereiro de 1882. Teve rígida formação católica. Na Universidade de Dublin, estudou inglês, francês e italiano. Nessa época participava de grupos de literatura e teatro.
Em 1902 foi para Paris, onde ingressou no curso de Medicina, mas no ano seguinte, com a morte da mãe, regressou para Dublin, passando a dar aula particular. Em seguida mudou-se para Zurique e depois para Trieste, onde lecionava inglês.
Em 1907, publica seu primeiro livro de poemas “Música de Câmara”. Em 1914, publica “Coletânea de Contos Dublinenses” e em 1916, “Retrato do Artista Quando Jovem”, reminiscências de sua infância e adolescência.
O reconhecimento de James Joyce como escritor, só veio em 1922, com a publicação do romance “Ulisses”, uma história em que os personagens enfrentam situações correspondentes aos episódios da Odisseia de Homero, onde incorpora teorias da psicanálise freudiana sobre o comportamento sexual. O livro foi proibido no Reino Unido e nos Estados Unidos, sendo liberado somente no ano de 1936.
Na sua última obra, “Finnegans Wake” (1939) o autor leva às últimas consequências as inovações estéticas e linguísticas apresentadas em Ulisses. James Joyce faleceu em Zurique, na Suíça, no dia 13 de janeiro de 1941.