James Dean
James Dean nasceu em Marion, Indiana, Estados Unidos, no dia 08 de fevereiro de 1931. Ficou órfão de mãe com nove anos de idade, indo morar com os tios em una fazenda em Fairmount. Com 14 anos já fazia parte do grupo de teatro da escola. Em 1949, depois de formado na Fairmount Hight School, foi para a Califórnia. Matriculou-se na Santa Monica College, mas em 1950 transferiu-se para Los Angeles, onde ingressou na Universidade da Califórnia. Nessa época atuou na peça “Macbeth”.
Depois de abandonar a faculdade, foi para Nova Iorque, onde ingressou no Actor’s Studio. Atuou em várias peças de teatro. Em 1951 estreou no cinema em pequenos papéis nos filmes “Baionetas Caladas”, “O Marujo Foi na Onda” e “Sinfonia Prateada”. Em 1953 atuou em pontas em duas peças da Broadway, quando recebeu elogios da crítica.
Em 1954, foi convidado para um teste na Warner Bros. Já em Hollywood, lapidado pelo diretor Elia Kazan, brilhou em “Vidas Amargas” (1955), numa atuação memorável. Estrelou ainda em “Juventude Transviada” (1955). Fascinado por velocidade, nesse mesmo ano, no dia 30 de setembro, em um intervalo das filmagens de “Assim Caminha a Humanidade”, Dean se dirigia para o norte da Califórnia, em seu Porsche Spyder, onde participaria de uma corrida, mas sofreu um grave acidente que lhe tirou a vida.
Menos de um mês depois de sua morte, o filme “Juventude Transviada” foi lançado e criou um dos ícones do cinema norte americano. O filme "Assim Caminha a Humanidade" só foi lançado em 1956. James Dean recebeu duas indicações para o Oscar de melhor ator, em 1956, com “Vidas Amarga” e em 1957, com “Assim Caminha a Humanidade”.
Acervo: 9 frases e pensamentos de James Dean.