J.R.Jerônimo
A alegria da vida baseia-se na inteligência de escolher e apontar sempre o belo, o simples, o positivo e o construtivo em todas as coisas; além do que, o contrário te atrasa e estes te evolui.
A vida é maior que um momento e o tempo maior que uma vida, mas a alma... é maior que o próprio tempo.
Não sejais curioso com o que não te é da conta. Isto demonstrará estupidez e pequenez de espírito. Sejais sim curioso para com as ciências, as artes, a religião, a filosofia e cresceis em cada dia a caminho da evolução que é o teu destino.
Há uma beleza que não se vê. É uma beleza plena, que escapa aos limites da visão e que é percebida somente pelos olhos do coração.
Quem pensa só nos outros, é coitado; quem pensa só em si, é egoísta; quem pensa nos dois, é equilibrado.
A grandeza da serenidade se verifica quando pode-se mantê-la em meio à mais acentuada balbúrdia. É quando se extrai sua maior utilidade. Possibilitando ver onde predominaria a cegueira, e ponderando onde ocorreria a precipitação.
A maturidade é verificada quando a pessoa reconhece que é a única responsável pelos seus problemas e pelas suas alegrias.
A paciência e tolerância verdadeiras para com os limites e os pequenos erros dos outros, e de si mesmo, os quais não afetem a ordem social, fazem um grande bem a todos, mas principalmente a quem as pratica.
A riqueza verdadeira é aquela que, ao despirmos de nossos bens materiais, permanece e ainda nos faz sorrir de contentamento. Posto que o que temos é efêmero e o que somos é duradouro.
Alguns livros ensinam a pensar; alguns pensamentos ajudam a mudar as pessoas; algumas pessoas contribuem para melhorar o mundo.
Todos poderão, no futuro, olhar ao passado e orgulhar-se do bem que fizeram, mas nenhum está isento de envergonhar-se do bem que poderia ter feito.
A cada um é permitido usufruir do mundo, mas a cada um também cabe, no dia a dia, deixar este mundo melhor do que quando chegou.
O homem deve proteger as árvores, os rios e os animais, primeiro por dignidade e depois porque sem os quais, ele, se sobreviver, também fica desprotegido.
Criticar os outros sem conhecer o que fazem, seus princípios, suas razões, seus recursos e suas condições, é crítico.
O princípio do mal é a não consciência. Priorizemos, pois, a educação, ela é a que produz a consciência.