J. Boava Jr.

Encontrados 12 pensamentos de J. Boava Jr.

⁠"Á verdadeira riqueza,
é á ausência de tantas necessidades"

Inserida por Jboavajr

A felicidade sobrevive a qualquer circunstância.

Inserida por Jboavajr

⁠"Á plenitude flui em nós,
somente quando nos desvencilhamos
de TUDO"

Inserida por Jboavajr

⁠ "O cinema é á

MAJESTADE

das artes"

Inserida por Jboavajr

⁠"Somos seres criados com capacidade para infinitas possibilidades.
Não se acostume á situações que sabe, não deveria viver.
Encerre o ciclo e feche á porta.
Coragem para o fim. . .
E, um novo começo"

Inserida por Jboavajr

⁠"Parece óbvio,
o dinheiro deve ser um MEIO,
e não, um FIM. . ."

Inserida por Jboavajr

UMA COMPANHEIRA DE JORNADA...

Cada canto de sua vida é vista,
avaliada, revista, reavaliada. . ., e, assim sucessivamente, em vários momentos do dia, e, quando não, durante á noite insone. Um pensamento sucede outro, e, assim seguem outros, mais outros . . .Não há nada em desacordo com os propósitos pretendidos, tudo até caminha muito bem. . .
Mas, é necessário checar, duvidar sempre. Mesmo em tempos de Paz, ela é ruidosa.
Nasceu conosco, é necessária em boa medida, porém, á certa altura da jornada, se fez imensa, pelas mais diversas circunstâncias vividas e impactantes. Não voltou nunca mais á seu tamanho natural. Duvida de quase tudo acerca do futuro, quando não, também do presente, por mais óbvia e sólida que esteja á realidade. Se reconhecida fica mais fácil de se negociar com ela. Contra á eloquência do trágico, argumentos consistentes e muita paciência. Vive em nós, toma o controle, se não for bem observada.
Com ela não notada, pode-se perder o controle. Não faz nada que não seja para nos proteger, porém, quando exacerbada, tudo se transforma em dúvidas e incertezas.
Se você se identificou realmente com esse tema exposto, interessante seria uma boa reflexão e avaliação do quanto somos afetados por ela.
Foi batizada com base numa palavra originária do latim.
Ela é á ANSIEDADE.

Inserida por Jboavajr

⁠"Estar ocupado ininterruptamente,
é uma eficiente, e, aparentemente saudável forma, de não estar á sós consigo "

Inserida por Jboavajr

⁠Estamos á todo momento recebendo, por meio das midias, da família, dos amigos, enfim, de toda parte, ás receitas de como fazer, viver, o que usar, o que falar, e, em muitas e muitas situações, nós nos sujeitamos, para sentir o prazer do efêmero pertencimento momentâneo.
Deixe de lado á vida sugerida, e, com todo seu empenho, viva á vida desejada. Custe o que custar!!!

Inserida por Jboavajr

⁠ ☆ ALÉM DA ANSIEDADE. . . (1)

Á pessoa que convive com á ansiedade, e, tem consciência de sua condição, sabe o quanto é difícil avaliar situações do cotidiano, e, mesmo ás mais complexas, com á isenção ideal.
O processamento das situações na mente anciosa, ocorre de forma á tornar ás circunstâncias potencialmente ameaçadoras, á identicar riscos, quando não, conforme o grau de ansiedade, se beira o quadro da paranoia, onde então, tudo e todos estão interessados em lhe causar mal, conspirar, perseguir, sabotar. Nada inspira confiança.
Caminhamos para mais longe, e, então, chegamos ao delírio, fantasia imaginada, que se torna uma crença inabalável .
Esse convencimento de algo, resiste á qualquer evidência externa contrária.
Como exemplo, á pessoa se imagina perseguida por alguém de seu circulo, ou não, e, nada vai demovê-la do contrário.
Que intensa e poderosa é á ansiedade.
Seguimos com essa amplitude que ela alcança, para nos debruçarmos na depressão, e, estresse, muitas vezes decorrentes de uma ansiedade intensa. Á intensidade da ansiedade pode estressar e deprimir.
Fiz essa descrição preliminar, para em vários textos, poder buscar ás razões,
biológicas, químicas, sociais, traumas, pré disposição, enfim, até onde chegaram os estudos acerca de um tema de saúde tão relevante.
Como um sentimento natural e normal, pode ter sido alterado de tal maneira, que torna obscuro, sombrio, perplexo o nosso viver. O que ocorreu, e, que momento, ou situações alteraram de forma contundente á nossa experiência de viver, em sentido totalmente amplo.
Seguirei adiante com minhas reflexões, e, colocarei um número ao lado do título. Até mais.

Inserida por Jboavajr

⁠ ☆ ALÉM DA ANSIEDADE . . . (2)


Iniciei no primeiro texto uma reflexão ampla acerca do quanto á ansiedade pode nos afetar, e, alterar de forma contundente nossa visão de vida, e, gerar uma vigilância anormal acerca de tudo ou todos que nos cercam. Constatamos como esse sentimento caminha muitas vezes á uma experiência paranóica, delirante, estressante ou depressiva, dentre outras.
O que penso determina o que sinto, e, como me comporto.
Quem é ansioso cria seus pensamentos baseados nesse sentimento alterado, portanto, fará avaliações quase sempre equivocadas, levando á comportamentos incoerentes, desproporcionais, geralmente associados á possiveis resultados negativos.
É necessário uma vigilância muito atenta ao que nos surge á mente, cuidar de nossos pensamentos. No quadro ansioso, vivemos uma hiperexitação, um alerta desproporcional em relação á tudo e todos em nossa volta. Pode sempre haver um perigo oculto. Assim são processadas ás informações.
O pensamento é uma das principais formas da ansiedade se manifestar, portanto, deve torna-se alvo de muita observação de nossa parte.
Para muitos, é comum pensar de certa forma, não notando á ansiedade atuar nessas divagações.
Numa ansiedade natural, um compromisso importante, uma entrevista, uma apresentação em publico, ou, situações equivalentes, irão gerar certa expectativa, e, ansiedade, que serão administradas de forma á não interferir na qualidade do desempenho, durante á execução do evento. Num quadro ancioso, á possibilidade de não ser capaz, fracassar, achar que os outros não estarão satisfeitos, sua roupa está inadequada, sentir-se embaraçado(a) é muito comum. Se alguém de nosso convívio nos cumprimentar de forma diferente, já é suficiente para especulações negativas.
Medo de errar, descontrole, crer que o está pensando, é de fato o pensamento de todos, medo de ser julgado(a), culpa. Á ansiedade gera muito desconforto, autocrítica rigorosa, medos ilógicos, pensamentos intrusivos, inquietação e insônia.
Pode ainda levar ao pânico, o TOC, e, diversas fobias.
Como fiz referência no primeiro artigo, trago comigo, e, por isso também o interesse, o que pode desencadear um processo de tal grandeza, ao ponto de alterar de forma tão profunda nossa visão das relações, com pessoas, e, em relação á vida como um todo. Há, além dos sintomas psíquicos, também os físicos, como taquicardia, sudorese, tremores e outros.
Necessário se faz uma autoavaliação, pois, á qualidade de vida é afetada severamente, além, do sofrimento intenso. Para o ansioso, há o risco da catástrofe á todo instante, aliado á insegurança, nervosismo e dificuldades em lidar com incertezas.
Como primeira sugestão, avalie como você se sente, seus pensamentos. Nestes dois textos procurei expor das mais variadas formas como á ansiedade pode se fazer presente e afetar intensamente á nossa vida. Sem nenhuma ameaça real, mobilizamos uma energia enorme para algo que não oferece risco algum.
Num próximo texto, quero trazer os avanços que áreas que pesquisam incessantemente o tema, tem obtido de resultados, além, de possiveis fatores que podem alterar á intensidade da ansiedade.Tudo de bom para todos!

Inserida por Jboavajr


UM MOMENTO INUSITADO . . .

É patético num planeta que sofre degradação ininterrupta, extinção de flora e fauna cotidiana, desigualdades desumanas, trabalho escravo, e outros tantos descalabros, sermos convidados pela mídia á acompanhar uma coroação, isso mesmo, uma coroação.
Há também atualmente, á dúvida constante sobre quem está do lado certo na guerra, é certo que NINGUÉM, porém sim, especialistas debatem fervorosamente qual deles pode matar, mutilar, deixar órfãos, ruínas, fazem parecer que alguém tem razão, ou, alguém tem direitos á promover á calamidade.
Já refletiu acerca de tema tão atroz?

Inserida por Jboavajr