Ivan Turgueniev
Ivan Turgueniev nasceu em Oriol, na Rússia, no dia 9 de novembro de 1818. Filho de proprietários rurais, com nove anos mudou-se com a família para a cidade de Moscou. Em 1834 ingressou na Universidade de São Petersburgo, onde cursou Filosofia. Com 19 anos publicou sua primeira coletânea de poemas.
Mudou-se para a Alemanha e ingressou na Universidade de Berlim, onde ingressou nos círculos literários franceses fazendo amizade com Gustave Flaubert e Émile Zola. Em 1841 retornou à Rússia e ocupou um cargo no Ministério da Administração.
Em 1856 publicou seu primeiro romance, “Rúdin”, que tem como tema a incompatibilidade entre as ideias ocidentais liberais e a rígida sociedade russa. Em 1862 publicou sua obra, “Pais e Filhos”, que despertou grande polêmica na época. Na obra, o estudante Bazárov despreza qualquer autoridade, é antissocial e se autodenomina um “niilista”. Turgueniev foi acusado de ser responsável por atos criminosos cometidos por radicais influenciados por sua obra.
A polêmica causada pela obra fez Ivan Turgueniev se transferir para a Alemanha. Esteve em Londres e se fixou em Bougival, nas proximidades de Paris, onde veio a falecer no dia 3 de setembro de 1883.