Biografia de Ivan Lessa

Ivan Lessa

Ivan Lessa nasceu em São Paulo, no dia 9 de maio de 1935. Filho do escritor Origenes Lessa e da jornalista e cronista Elsie Lessa, colaborou com a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, a revista Veja e a Playboy, mas é lembrado, sobretudo, pelo trabalho no satírico Pasquim, símbolo da resistência democrática à ditadura.

Ivan Lessa foi um dos fundadores e principais colaboradores do jornal “Pasquim”, criado em 1969. Com o cartunista Jaguar, criou o “ratão Sig”, emblema do semanário. Assinava as seções “Gip-Gip-Nheco-Nheco”, “Fotonovelas” e “Os Diários de Londres”, escritos em parceria com seu heterônimo “Edélsio Tavares”.

Seus textos, elegantes até nas agressões, acumulava alusões e citações a cada parágrafo, sem resvalar no pedantismo acadêmico. Criou expressões memoráveis, como “Bananão”, modo como se referia ao Brasil. Desencantado com o Brasil Lessa muda-se pra a Inglaterra, em 1978. Trabalhando para a BBC de Londres escrevia crônicas três vezes por semana.

Ivan Lessa publicou os livros: “Garotos da Fuzarca” (contos, 1986), “Ivan Vê o Mundo” (crônicas, 1999) e “O Luar e a Rainha” (crônicas, 2005). Desde que foi para a Inglaterra, voltou apenas uma vez ao Brasil. Faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 8 de junho de 2012.

Acervo: 6 frases e pensamentos de Ivan Lessa.

Frases e Pensamentos de Ivan Lessa

Só se escreve para provocar um inimigo, conquistar uma mulher ou ganhar muito dinheiro.

Se você juntar miséria e catolicismo, só pode dar besteira.

De 15 em 15 anos, o Brasil esquece do que aconteceu nos últimos 15 anos

“Se Robespierre tivesse nascido em Crato, Ceará, ele se chamaria Danton.''

Acabou aquela história de escrever palavrão nas paredes dos mictórios públicos. Blogueia-se, ao invés.