Ivan Lessa
Ivan Lessa nasceu em São Paulo, no dia 9 de maio de 1935. Filho do escritor Origenes Lessa e da jornalista e cronista Elsie Lessa, colaborou com a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo, a revista Veja e a Playboy, mas é lembrado, sobretudo, pelo trabalho no satírico Pasquim, símbolo da resistência democrática à ditadura.
Ivan Lessa foi um dos fundadores e principais colaboradores do jornal “Pasquim”, criado em 1969. Com o cartunista Jaguar, criou o “ratão Sig”, emblema do semanário. Assinava as seções “Gip-Gip-Nheco-Nheco”, “Fotonovelas” e “Os Diários de Londres”, escritos em parceria com seu heterônimo “Edélsio Tavares”.
Seus textos, elegantes até nas agressões, acumulava alusões e citações a cada parágrafo, sem resvalar no pedantismo acadêmico. Criou expressões memoráveis, como “Bananão”, modo como se referia ao Brasil. Desencantado com o Brasil Lessa muda-se pra a Inglaterra, em 1978. Trabalhando para a BBC de Londres escrevia crônicas três vezes por semana.
Ivan Lessa publicou os livros: “Garotos da Fuzarca” (contos, 1986), “Ivan Vê o Mundo” (crônicas, 1999) e “O Luar e a Rainha” (crônicas, 2005). Desde que foi para a Inglaterra, voltou apenas uma vez ao Brasil. Faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 8 de junho de 2012.
Acervo: 6 frases e pensamentos de Ivan Lessa.