Italo Marsili
Muitas pessoas sentem-se constrangidas quando têm de colocar um preço naquilo que fazem. Essa dificuldade pode ser justificada como 'modéstia', mas pode esconder uma realidade mais dura: a pessoa não está querendo se colocar à prova, enfrentar e vencer. Se ela não cobrar, ninguém poderá cobrar dela.
Todos têm algum sofrimento e, a seu modo, todos podem contar a história de sua própria vida por esse viés; você não é especial por se vitimizar. Ninguém está neste mundo para ser vítima, mas para servir aos outros sem reclamação.
Quem foi que meteu na sua cabeça que, só porque você é parte de uma "minoria", alguém tem de prestar atenção em qualquer coisa que você diga? (...) Se for falar, fale em nome do indivíduo que você é.
O sujeito que só olha para si não tem coragem de arriscar nada pelos outros. O egoísta está convencido de que o maior serviço que pode prestar neste mundo é a veneração de si mesmo.
Limpar o coração — eis a primeira medida para salvar a inteligência. Sem um coração sereno, capaz de observar, disposto a receber o que vem de fora, sem a ânsia de julgar e rotular, você jamais atingirá a dignidade do estatuto humano.
Sua capacidade de análise e de juízo está assentada sobre o seu coração. Por isso, o homem de má vontade é também um homem com debilitada capacidade de raciocinar sobre a realidade.
Em vez de ficar procurando defeitinho no outro para abatê-lo, abata isto: sua mania de criticar tudo; sua mania de discordar sem sequer ter entendido; seu desejo irreprimível de falar; sua incapacidade de tratar o outro como você gostaria de ser tratado.
Sem um olhar sincero para si mesmo, só lhe restará orientar-se pelos rótulos que os outros lhe foram pregando ao longo da sua vida. E, quem vive com base em rótulos, não vive: faz pose. O exame diário de si mesmo, simples e breve, deve ser parte da sua vida.
A pose é o oposto do ser. Quem posa de bonzinho não sabe o que é a benevolência; quem posa de certinho não sabe o que é a justiça; quem posa de inteligente não sabe avaliar a própria burrice.
A falta de esperança é um sintoma de que
o indivíduo não está conseguindo,
em sua vida concreta,
discernir o bem profundo que sustenta
o ser de tudo o que existe.
E, para reavivar essa capacidade,
o treino não é mental, mas prático:
a solução é o exercício na coragem
e no desapego.
Coragem é a capacidade de levantar-se em defesa de um valor que esteja sob ataque; é a disposição de arriscar um bem menor em nome de um bem maior.
É tornando-se alguém de verdade,
com uma presença sólida no mundo,
que você conseguirá aplacar o pavor
de enfrentar a vida, de partir para o jogo,
de cair, de levantar, de cair novamente.
Só vence quem entra em campo,
e só entra em campo quem treina.
Você é uma consciência, um agente que escolhe, em cada circunstância concreta, entre o melhor e o pior. Cada momento, com sua possibilidade de escolha, é uma nova chance. O ponto final da sua história ainda não foi colocado, e tanto faz o seu ontem, pois você tem o hoje e o amanhã para escolher o melhor. Não há outro autoconhecimento senão este, porque isto é o que você é — esta é a vida humana.
"Nosso relacionamento não é de anjo. O amor humano pede o peso do corpo, o gosto dos lábios, a pálpebra piscando."
O temperamento é uma estrutura mineral da psicologia humana — uma estrutura fixa; que não muda; como um território que precisa ser conhecido ou um papel sobre o qual escrevemos nossa história. São como um filtro da nossa psique; um filtro que nos confere um certo modo de experimentar o impacto do mundo.
Somente a alta cultura pode ampliar o seu horizonte de referências - e somente um horizonte de referências ampliado pode torná-lo uma pessoa sociável, que convive bem com os outros.
A única chance de você ser estável neste mundo é tendo ao lado uma alma com a qual você se compromete verdadeiramente "até que a morte os separe".
Se a sua segurança está na velocidade e na correria sem pausa, pode apostar que cedo ou tarde sem remédio você não fica.
Do entrelaçamento de linhas contrárias nasce a trama da vida concreta. Viver é a arte de articular, com inteligência, aquilo que só aparentemente se opõe.
Sua religião é mesmo religião? Se você espera a recompensa na vida eterna, você tem religião. Se você espera recompensas nesta vida, você tem superstição diabólica.