Isadora Duncan
Isadora Duncan (1877-1927) foi uma bailarina norte-americana, precursora da dança moderna, que rompeu com os dogmas do balé clássico.
Isadora Duncan, nome artístico de Dora Angela Duncanon, nasceu em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, no dia 27 de maio de 1877. A dança começou cedo na vida de Isadora. Ainda pequena já dançava acompanhada ao piano por sua mãe. Na adolescência, começou a criar um estilo próprio, com movimentos naturais, que iria provocar uma revolução no panorama da dança de espetáculo. Pés descalços, vestida com uma leve túnica grega, livre das tradicionais roupas do balé clássico, como as meias e as sapatilhas, tendo como cenário apenas uma cortina azul.
Com 14 anos viajou para Chicago e Nova Iorque onde trabalhou em várias produções. Com 17 anos, mudou-se com a família para a Europa. Iniciou a carreira dançando em festas da alta sociedade de Londres. Viveu em Paris, foi exaltada por uns e criticada por outros. Viveu em Paris onde se tornou quase um mito Em 1917 foi convidada a visitar a U.R.S.S., onde permaneceu por vários anos.
Sua vida pessoal foi marcada pela morte de seus dois filhos frutos de dois casamentos, e pelo suicídio do terceiro marido, o poeta soviético Serguei Iseeienin. Faleceu em Nice, na França, no dia 14 de setembro de 1927.