Isaac Moraes Lawinsky
Muitos cristãos têm a penitência de rezar, mas só se contentam em "voar" com a asa da oração. É preciso também estudar, pois somos ignorantes, e a ignorância é um estágio de cegueira que nos impede de enxergar a amplitude do que devemos conhecer para amar. Intelectualidade e espiritualidade fazem parte da alma: ambas têm o papel de penetrar na essência das coisas, e para este fim, fazem-se necessários o estudo e a oração. Queiramos estas duas asas! (Isaac, filósofo e teólogo)
"Para ser um grande santo é preciso ser um grande cristão, e para ser isto é preciso ser grande homem". O fio condutor para estas grandezas em ordem pragmática é conduta moral ilibada.
Alguns humanos são como sacos furados que desperdiçam com o tempo e os movimentos que sofrem a riqueza que receberam: aqueles que receberam sacramentos (batismo, ordem, etc); teologia; cargos eclesiásticos (lideranças...) enfim, graças...disperdiçando-as quando interpelados por questionamentos calando-se na devida hora de sábias respostas e por tomarem posturas soberbas e incoerentes ao que prometeram em matéria de fé.
Nisto consiste a criteriosa obediência cristã aos bispos: quando contribuimos em tudo o que eles decretarem e solicitarem em coerência ao que prometeram em virtude dos sacramentos por eles recebidos. Se o que decretam e pedem não seguem este viés, e se concordamos, (nem eles e nem nós) estamos sendo cúmplices da dignidade cristã da obediência, e sim, da iniquidade.
A teologia embora seja racional e mística, não pretende entender tudo de Deus, mas levar a compreender a Ele de um modo muito elevado de nossas capacidades para mais amar e servir ao Criador pelo Filho no Espírito Santo!
Toda realidade escatológica, aliás toda a divina e teológica passa pela linha da ciência, mas ainda assim, tudo o que diz dessa é aquém. O que pudermos contemplar da escatologia pode nos deixar mais fascinados.
O experienciar e contemplar podem nos causar exclamações como em Isabel e no Arcanjo Gabriel diante da Virgem Maria; em Isaías diante do 3 vezes Santo...
Quanto mais o espírito amadurece, menos nos empolgamos com as coisas e mais nos desapegamos delas. Empolgar-se fácil com qualquer proposta ou promessa é próprio de criança, adolescente e jovem...homens amadurecidos não acreditam fácil no que outros caprichosamente "juram" ou "propõem"...
Um gesto ofensivo que recebemos pode causar impactos negativos ao coração, por isso, cuidado tenhamos para não
para engolir o "veneno", pois faz mal à alma e ao corpo a
longo prazo; oremos para que a
alma se lembre que a sua nobreza é maior que a ofensa recebida e reaja com justiça e generosidade.
"Tomai conta Espírito de Deus de nosso coração, pois às vezes se engana, tomai conta de nossas almas para que não morra corrompida, dirigi nossas palavras e ações para que sejam justas,nossos sentimentos para que sejamos saudáveis e santos (as)
Deus poderia resolver todo o mal no mundo e suas imperfeições.
Mas Ele não faz tudo, senão, nada restaria a nós fazermos...e se nada fazemos, perdemos nossa dignidade e mérito que nos cabem.
Políticos precisam fazer propostas: "isso é regra de trabalho deles". Cumprir promessas para o bem social é dever...Mas não esqueça que proposta é uma coisa e promessa é outra.
#pensamentopolítico #filosofia
Você se lembra da teoria crítica que Horkheimer e outros intelectuais trataram? Hoje ela vigora em muitas mentes e influencia educação, sociedade...E a teoria da conspiração? Ah, é só teoria? Toda teoria social apresenta proposta de ação e de influência individual e coletiva... Nenhuma teoria é "neutra".
Quem estuda seriamente as teorias sociais e filosóficas da modernidade, percebem que são servas do relativismo, pois não há discurso unitário nelas, de modo que a única coisa que podemos seguramente afirmar é que trazem a intenção de confundir as mentes. Isso é proposital de pensadores desprovidos de verdadeiro amor pela humanidade.
#filosofia
Quem estuda a sério as teorias sociais e filosóficas modernas, percebe que elas não têm discurso unitário, e divergem muito, de modo que a unica cousa séria delas é deixar as pessoas confusas. É o maldito relativismo de teóricos que não amam de verdade a humanidade.
Para fazer, para compreender a teologia católica, é preciso considerar e
estudar amplamente três fontes diferentes que se unem de forma complementar: a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Sagrado
Magistério da Igreja Católica, pois, esta é a diferença para os outros cursos teológicos que só "consideram a Bíblia"! Mas como mesmo assim considerar a Escritura Sagrada, sem valorizar o que ela mesma aponta que é o
nascimento das outras duas fontes, uma vez que os próprios profetas seguem uma linhagem, e depois os próprios apóstolos que surgiram depois
da Ascensão de Cristo, se preocuparam em guardar as tradições apostólicas(2 Tss2, 15? Esta é uma fonte!
E quanto, ao Magistério? Ora, Magistério é ensino! Cristo ensinou sobre Si, sobre o Pai, sobre o Espírito, sobre a Igreja, sobre o Inferno, sobre o Céu, sobre o Purgatório, sobre a santidade, sobre o pecado, apontou Maria por mãe de seus fiéis,...mandou os apóstolos ensinar o que Ele, Jesus Cristo ensinou...(cf. Mt 28, 20)
Se você não tem muitos amigos, não fique triste. Desenvolver bom caráter é um dever seu e meu, enquanto amizade é apenas "bônus" divino!
O Mistério de Jesus possui duas características: o Amor e a Verdade. A característica do amor é usada pelos inimigos e querida por eles para a maldade, enquanto quem ama Jesus quer as duas características em vista da santidade.
O século XXI acentua o relativismo: tudo o que não é definidamente solucionado...de modo que pessoas que têm convicção e consistência em noções de filosofia, de fé, e em demais assuntos são odiadas por quem cai nessa corrente acentuada.
O relativismo não orienta para coisas sólidas e consistentes e nem definidas. E por aí já se vê que existe uma definição dessa corrente relativista que é justamente odiar qualquer solidez de verdade filosófica, científica e de fé.
Estamos no período no qual mais ainda o ser humano prefere a vaidade, o vazio dos diversos pontos de vistas a amar o que já é solidamente edificado.
Diante do relativismo temos uma escolha: ou aceitamos cair na consequência do vazio existencial que ele nos oferece ou decidimos amar toda a verdade solidamente construída na base da filosofia, da ciência e da Fé
Eu, Isaac Lawinsky prefiro ser odiado pelos relativistas a deixar de amar toda verdade sólida. E voce? Decidiu...ou está vacilando...?
Estamos num tempo muito estranho: muito discurso de misericórdia para criminosos, e quase nenhum perdão para pessoas de boa índole quando cometem erros não graves! E pior: encontrar isso no meio "comunitário eclesial".
Você ter a Sagrada Escritura: Olha que coisa mais interessante é ter o mais importante conjunto de livros do mundo, e ao mesmo tempo olha o grande perigo que é lê-la sem o Espírito Santo, sem o Magistério da Igreja Católica e da Tradição Sagrada: uma confusão diabólica de interpretação...
Sim, Deus existe...Céu...Inferno que é pior que tomar naquele lugar...pior que xingar...
Mas, depois de Deus, você é mais perto de ti mesmo: sinta tua pele, teus instintos: quantos centímetros de distância? Nenhum! Você é o potencial pior inimigo de ti...ou melhor amigo de ti mesmo depois do Senhor.
Eu e você podemos ser alvos de pensamentos justos ou injustos da maioria das pessoas que já notaram nossa existência e ações...mas não nos orgulhemos se formos tratados com justiça, e nem nos desesperemos se tratados maldosamente, porque o Redentor de nossas vidas é Cristo, e não "maioria".