Homer Simpson
Homer Jay Simpson, personagem central da série, é o pai da família Simpson formada por sua esposa Marge e os filhos Bart, Lisa e Maggie. Com 10 anos, Homer conheceu Marge, sua primeira paixão. Estudou na Springfield Hight School, onde em seu último ano da escola, voltou a se aproximar de Marge e tentou confessar o seu amor, começando assim a história da família.
A série “Os Simpsons” é uma sátira de um típico pai de família norte-americano. Homer é um chefe de família de classe média, que trabalha e sustenta a casa e se limita a ir ao bar com seus amigos, beber cerveja, e ainda ver televisão para assistir partidas de beisebol. Homer passa grande parte de seu tempo no Bar do Moe, sempre consumindo grande quantidade de álcool, com seus amigos Carl, Lenny e Barney.
Os traços mais comuns de personalidade de Homer são a estupidez, a preguiça, o egoísmo, tem baixo nível de inteligência e está sempre envolvido em algum problema pela sua irresponsabilidade ou por atitudes infantis e imaturas.
Bart, seu primeiro filho, tem uma relação difícil com o pai, que vive ameaçando estrangulá-lo. Bart geralmente leva vantagem na estupidez de Homer, que nunca apoiou Bart em suas partidas de futebol. “Lisa” é sua segunda filha e a preferida. Ele não gosta de ir às apresentações do balé da filha e se irrita com a sua dedicação à música e o barulho do saxofone tocado pela filha.
Maggie nasceu de uma gravidez não planejada. Nessa época, Homer teve que deixar seu emprego dos sonhos na pista de boliche para retornar à usina nuclear e ganhar dinheiro suficiente para manter sua família. Homer é extremamente irresponsável com Maggie, muitas vezes ele deixa Maggie brincar com coisas perigosas, esquece que ela existe e a perde de vista.
Criada pelo desenhista Mall Groening e exibida pela primeira vez em 19 de abril de 1987. Depois de diversas temporadas e centenas de episódios é a série animada da TV com mais tempo no ar.