Hipócrates
Hipócrates nasceu na Ilha de Cós, na Grécia, provavelmente no ano de 460 a.C. Os documentos encontradas em antigas bibliotecas narram fantasiosamente episódios de sua infância e de suas viagens. Diziam que ele era descendente de Asclépio, deus grego da medicina, por parte de seu pai e de Hércules por parte de mãe.
De acordo com os documentos, Hipócrates teria inicialmente praticado a medicina em Cós. Tratados os doentes que buscavam as fontes termais do lugar. Que teria viajado pelo mundo grego e estudado na escola de medicina em Cnido.
Por volta de 300 a.C., os textos de medicina ficaram conhecidos como Coleção Hipócrata. A ele são atribuídos: “O Juramento” (texto pronunciado pelos médicos ao se iniciarem na profissão), “Tratados Sobre o Mal Sagrado”, “O Prognóstico”, “A Medicina e os Aforismos”, entre outros.
Hipócrates separou a medicina da filosofia, tirando-a do caminho da especulação, contrariando os médicos feiticeiros que atribuíam todas as doenças a forças divinas e misteriosas. Hipócrates faleceu provavelmente em 377 a.C. e sepultado em Larissa, na Tessália, na Grécia.