Henry Fielding
Henry Fielding nasceu em Sharpham Park, condado de Somerset, Inglaterra, no dia 22 de abril de 1707. Descendente de família nobre arruinada, em 1726 inicia o curso de Direito em Leyden. Em 1728 muda-se para Londres, época em que encena sua primeira comédia, “O Amor sob Diversas Máscaras”.
Em 1930 apresenta as comédias “The Temple Beau”, “A Farsa do Autor” e “TomThumb”, iniciando com sucesso sua carreira teatral. Com 28 anos casa-se com Chorlote Cradock e passa a morar em Dorsetshire. Em 1936 retorna a Londres, Estreia com a peça burlesca “Pasquim”, com grande êxito.
Em 1737 o ministro inglês publica um decreto que restringe a liberdade dos autores teatrais, o que provocou o corte em suas peças. Nesse ano retorna ao estudo de Direito. Em 1939 funda o formal “O Campeão”, e no ano seguinte trabalha no Foro londrino.
Publica “Joseph Andrews” (1742), parodiando o romance Pamela de Richardson e “Miscelâneas” (1743). Nesse mesmo ano retoma a carreira teatral com “O Dia do Casamento”, sua última representação teatral.
Como juiz de paz estabeleceu-se no bairro de Westminster, em Londres. Em 1749 publica “Tom Jones, a História de um Enjeitado”, sob a assistência financeira do duque de Belford, Lyttleton e Ralph Allen. Em 1951 publica seu último romance, “Amélia”. Em 1954 viaja para Lisboa e escreve “Diário de Uma Viagem a Lisboa”, publicado postumamente. Faleceu em Lisboa, no dia 8 de outubro de 1754.