Henry David Thoreau
Henry David Thoreau nasceu em Concord, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 12 de julho de 1817. Filho de descendente de huguenotes franceses cresceu em contato com a natureza. Em 1835 conheceu o poeta e filósofo Ralph Waldo Emerson, e passou a fazer parte do movimento cultural denominado Transcendentalismo, porém discordava de algumas ideias do grupo. Em 1837 formou-se em Literatura Clássica e Línguas.
Em 1845, quando buscava uma existência simples e independente, passou dois anos morando em uma cabana que ele próprio havia construído perto do lago Walden. Esses momentos foram recriados posteriormente no livro “Walden ou a Vida nos Bosques” (1854), que se tornou um clássico da literatura norte-americana.
Durante a Guerra do México (1846-1848), acabou preso por se recusar a pagar os impostos destinados a financiar a guerra e a escravidão. Em 1949 escreveu o ensaio “Sobre o Dever da Desobediência Civil”, baseado nos episódios de sua prisão, e que influenciou os movimentos em favor dos direitos civis. Henry David Thoreau faleceu em Concord, Estados Unidos, no dia 6 de maio de 1862.