Gustavo Gatto
Seja honesto em admitir que ninguém, além de você, poderá resolver aquele velho problema de tanto e poucos anos.
A cada passo vivido descobrimos milhões de novas possibilidades, por isso, não há um caminho para um ponto específico, mas sim direções que se transformam de acordo com nossa sensação de ver e sentir o que há em cada situação.
Vejo diariamente pessoas se iludindo pra fugir dos seus maiores medos, e encontrando naquilo que parece ser maravilhoso aos olhos desatentos, situações desagradáveis de quem paga por acreditar em palavras lindas e cheias de promessas vazias.
No bar, onde a risada é farta, ninguém se preocupa na quantidade de monstros que você tem que eliminar antes de dormir.
Imagine se por um descuido do acaso, o mundo todo usasse a mesma energia que tem para torcer na Copa pelo seu país, para torcer pelo seu próximo.
Que bobagem procurar razão naquilo que nos apresenta como óbvio. Aceitar as distâncias nos ensinam da mesma forma que a presença.
De nada adianta perceber que aqueles que não têm mais sentido na sua vida fazem jus ao rótulo, se sua decepção ainda é maior que sua compreensão.
A situação é uma só: você só irá conhecer os amigos, quando realmente precisar deles; as pessoas, quando não tiver nada mais para oferecer; os caminhos, quando restar apenas um; sua força, quando tiver que recomeçar; e a vida, quando tudo isso acontecer sucessivas vezes numa mesma existência.
Viver é estranho. Lutamos incessantemente para ter uma vida confortável, para então perceber que são nos dias difíceis que aprendemos ter menos necessidades; construímos amizades maravilhosas para que os momentos nos separe por anos; dedicamos absurdamente aos estudos para perceber que quanto mais acreditamos saber, mais temos certeza de não saber nada; e que quanto melhor aproveitamos o tempo, implacavelmente ele foge por entre nossos dedos.
Todos aqueles que buscam uma justificativa no outro, é porquê não compreenderam que devem assumir seus próprios problemas.
Agarre o espelho e descubra-se. Quando compreender seu verdadeiro valor, não aceite nada menos do que você acredita que mereça, ante nenhum pretexto. Valorize-se!
Apesar de termos a ansiedade de que nossos sonhos sejam construídos em só um instante, esquecemos que o grande objetivo da vida é aprender com cada passo vivido.
Há de haver um dia no mundo que as pessoas serão obrigadas a procurar por alimento, ao invés de suas tolas vaidades.
O caminho sem fim de vindas e idas é nossa maior oportunidade de crescimento com aquelas pessoas que carinhosamente chamamos de amigos.
Mas nem tudo são flores, muitas vezes as pessoas que mais admiramos nos mostram sua face mais primitiva, conduzindo a amizade de forma inescrupulosa.
Difícil é confiar nas pessoas hoje em dia, que são capazes de fazer qualquer coisa em prol de seus próprios interesses.
Eu ainda acredito em amizades sadias, verdadeiras e íntegras, mas seria muita hipocrisia dizer que consigo encher uma mão, contando aqueles que realmente estão lado-a-lado.
Quero aqui agradecer aos verdadeiros, que são poucos e únicos, que possuem raízes tão firmes que seria impossível derrubá-los, mesmo ao sinal de um enorme terremoto.
Esses sabem quem são.
Os outros também.
O mais difícil não é ser bom. O mais difícil é continuar sendo bom, mesmo com as inúmeras e repetidas vezes que a sociedade lhe mostra que pra sobreviver aqui você precisa ser egoísta.
Qualquer pessoa que não se define, porque não encontrou palavras para isso, com certeza descobriu a maravilha de ser livre numa sociedade de rótulos.