George Michael
George Michael (1963-2016) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 25 de junho de 1963. Filho de pai grego que migrou para a Inglaterra em 1950, e de uma dançarina britânica, passou sua infância no Norte de Londres, e durante sua adolescência mudou-se para a cidade de Radlett no Leste da Inglaterra. Foi aluno da Bushey Meads School. Envolvido com a música, foi DJ e tocava em escolas e clubes da região.
Em 1981, junto com o amigo Andrew Ridgeley formou a dupla “Wham!”, que mesclava rap, canções calcadas no estilo da gravadora americana Motown e baladas. Em 1984, George lançou seu primeiro single “Careless Whisper”, que impulsionou sua carreira solo. Em 1986 a dupla se separou.
Em 1987, gravou em parceria com Aretha Franklin o disco “I Knew You Were Waiting”, que se tornou um sucesso mundial. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Faith”, cuja canção de trabalho foi “I Want Your Sex”, divulgada em um luxuoso videoclipe. O disco que vendeu mais de 15 milhões de cópias ganhou o “Grammy de Melhor Álbum de 1988”, dois prêmios “Ivor Novello” e três prêmios “American Music Awards”.
Entre seus sucessos estão: “Waiting for That Day”, “Heal the Pain” e “Cowboys and Angels”, “Don’t Let The Sun Go Down on Me”, “Too Funky”, “Cover To Cover Tour”. Em 1996, lançou o disco “Older”, quando compôs, dirigiu e produziu. O trabalho foi um sucesso com as músicas “Jesus to a Child”, “Fastlove” e “Spinning the Wheel”. Em 1998 lançou “Ladies and Gentlemen: The Best of George Michael”, que durante dois meses ficou na lista dos mais vendidos e recebeu oito discos de platina. Em 1999 lançou “Songs from the Last Century”.
Depois de oito anos sem lançamentos, George Michael lançou, em 2004, o álbum “Patience”, que vendeu apenas três milhões de exemplares. Em 2005, anunciou seu casamento com o companheiro Kenny Goss. Em 2006 fez uma turnê comemorativa dos 25 anos de carreira, em seguida lançou a coletânea “Twenty Five”. Nesse mesmo ano, lançou o filme-documentário “George Michael: Minha História”. Em 2014, lançou o álbum “Symphonica”.
Durante três décadas George Michael vendeu 100 milhões de discos, mas nunca se sentiu à vontade como pop star. “O sucesso quase me levou à loucura”, declarou. O cantor percorreu uma trajetória luminosa na música, mas errática e melancólica na vida pessoal. Virou herói dos gays, mas isso não evitou que entrasse numa crise pelo abuso de álcool e drogas. Em 2015 foi internado em uma clínica na Suíça para se livrar do vício. Faleceu em Goring-on-Thames, Inglaterra, no dia 25 de dezembro de 2016.