Gasodá Surui
A apropriação do conhecimento de um povo com conhecimento de outro, sempre é importante para estabelecer o processo de diálogos entre esses. Ajunção de dois conhecimentos é muito importante para o fortalecimento de umaluta, principalmente ao se tratar da valorização e o reconhecimento da sabedoria ancestral de um povo. Com certeza e um caminho que possibilita umaoportunidade, para que os ambos conhecimentos passem a ser valorizada,reconhecida e respeitado pela ciência cientifica.
"Nossa autodenominação e Paiter, que significa: "povo verdadeiro ou nós mesmo". Foi o Palob que nos fez assim. Por isso como povo verdadeiro nos temos a missão de respeitar o nosso próximo. Para ser de fato um gente de verdade".
“Os povos originários, desde o início, têm uma forte relação com a natureza, por isso se sentem como uma parte dela e ela uma parte deles. Assim o relacionamento e sagrada como uma mãe. Sempre naturalmente prontos a oferecer a sua sobrevivência, elementos importantes e indispensáveis para a sua vida, como: caça, pesca, frutas, mel, medicinas sagradas para cura de enfermidades, matérias-primas para confecção das suas artes, águas limpas dos rios e igarapés para beber, tomar banho e preparar a alimentação que fortalecem a vida organizacional, social e cultural do povo”.