Gabriel O Pensador
Gabriel O Pensador (1974) é um cantor, compositor e escritor brasileiro, um dos mais importantes nomes do rapper nacional.
Gabriel O Pensador é filho da jornalista Belisa Ribeiro e do médico Miguel Contino. Ainda jovem despertou seu interesse pela música. Em 1992, quando era estudante de Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, surgiu com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, em que o personagem central era Fernando Collor de Mello, que havia renunciado ao cargo diante de um processo de impeachment.
Contratado pela Sony Music, em 1993 lançou seu primeiro disco “Gabriel O Pensador”, que reunia letras divertidas, porém irônicas, entre elas: “Lôraburra”, “Retrato de um Playboy” e “Lavagem Cerebral”.
Com músicas irreverentes, também pela Sony Music, Gabriel lançou “Ainda é Só o Começo” (1995), “Quebra Cabeça” (1977), “Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)” (2001), “Nádegas a Declarar” (2002) e “Cavaleiro Andante” (2005). O álbum “sem Crise” (2012) foi lançado de forma independente.
Em 2003 Gabriel lançou em CD e DVD, o show MTV ao vivo, com seus maiores sucessos, entre eles: Festa da Música, Cachimbo da Paz e Lôraburra, entre outras inéditas, com participação de Lulu Santos, Ana Lima, sua esposa e dos Titãs.
Gabriel já recebeu diversos prêmios, entre eles, o MTV Video Music Brasil, o Trofeu Imprensa e o Multishow da Música Brasileira.
Gabriel O Pensador lançou os livros: “Diário Noturno” (autobiográfico) (2001), Um Garoto Chamado Roberto (2005), que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte, e “Meu Pequeno Rubro-Negro” (2008).
Gabriel O Pensador é também ativista social do projeto “Pensador Futebol”, que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e no projeto “Pensando Junto”, que atende às crianças carentes da Rocinha.