Freddie Mercury
Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara, nasceu em Stone Town, Zanzibar, então colônia britânica, Tanzânia, África, no dia 5 de setembro de 1946. Com oito anos foi levado para estudar na escola inglesa St. Peter Boarding School, em Bombaim, na Índia. Estudou piano, e nessa época começou a ser chamado de Freddie. Em 1964 muda-se com sua família para Londres, Inglaterra. Estuda na Ealing Art College, onde conclui Desenho Gráfico e Artístico.
Depois de fazer parte de diversas bandas, em 1970, junto com o guitarrista Brian May, o baterista Roger Taylor e o baixista John Deacon, Freddie forma a banda Queen, e nessa época passa a adotar o sobrenome Mercury. Os primeiros discos da banda, “Queen” (1973) e “Queen II” (1974) não tiveram grande repercussão, mas foi o disco “Sheer Heart Attack” (1974), com a música “Killer Queen”, que a banda se projetou mundialmente. Em 1975 lança o disco “A Night at the Opera”, que tornou a música “Bohemian Rhapsody”, uma fusão de rock com ópera, em um clássico da banda.
Como vocalista da banda Queen, Freddie Mercury fez grande sucesso, lançou extensa discografia, realizou diversas turnês ao redor do mundo e recebeu inúmeros prêmios. Com seu visual extravagante conquistou fãs pelo mundo todo. Magic Tour foi sua última turnê com a banda, em 1986, depois de diagnosticado com o vírus da AIDS e passou a fazer projetos em estúdio. O disco “Innuendo” (1991) foi 14.º álbum de estúdio lançado pela banda, em seguida, o disco “Greatest Hits II” (1991) foi lançado um mês antes da morte do vocalista.
Como compositor, Freddie criou a maior parte dos sucessos, entre eles, “Love of my Life”, “Killer Queen”, “Dont Stop Ne Now”, “Bohemian Rhapsody” , Somebody to Love” e “Crazy Little Thing”. Além de seu trabalho com Queen, Freddie lançou dois discos solo, “Mr. Bad Guy” (1985), que fez sucesso com as músicas “Living on My Own” e “I Was Born to Love You”, e “Barcelona” (1988), com a participação da cantora lírica espanhola Montserrat Caballé. A faixa título fez enorme sucesso e foi tema dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, onde, na abertura, a cantora fez um dueto virtual com o cantor, que havia falecido no dia 24 de novembro de 1991.