François Rabelais
François Rabelais foi um escritor francês que se consagrou com com as histórias satíricas Gargântua e Pantagruel.. Nasceu em La Devinière, nos arredores de Chinon, França, no dia 4 de fevereiro de 1494. Ingressou no convento franciscano, mas diante das restrições de seus superiores a suas inclinações humanistas, em 1525 passou para a Ordem dos Beneditinos.
Foi um sacerdote de pouca vocação e recebeu permissão para abandonar o hábito. Cursou a faculdade de medicina em Montpellier. Exerceu a medicina no hospital de Pont-du Rhône.
François Rebelais dominava vários idiomas e também os dialetos de aldeias do interior da França, cujas lendas e costumes inspiraram parte de sua obra. Tornou-se um autor consagrado por suas obras satíricas sobre gigantes, como “Gargântua” (1532) e “Pantagruel” (1533).
Nessas obras, marcadas pela veia cômica, desfilam obscenidades, piadas, paródia, e fantasia de ridícula insensatez e de profundeza filosófica. De maneira geral, sua obra opõe-se à tirania, ao dogmatismo e à guerra.
Por ordem dos censores da Universidade de Sorbonne, Rebelais teve seus livros classificados de obscenos e confiscados. Publicou ainda “O Terceiro Livro de Pantagruel” (1546), “O Quarto Livro de Pantagruel” (1552) e “O Quinto Livro de Pantagruel” (1564). Faleceu em Paris, França, no dia 9 de abril de 1553.