François La Rochefoucauld
François La Rochefoucauld (1613-1680) foi um escritor, moralista e memorialista francês, famoso pela publicação de memórias e máximas.
François La Rochefoucauld nasceu em Paris, França, no dia 15 de setembro de 1613. De família aristocrata, após a morte de seu pai, o Príncipe de Marillac recebe o título de Duque de La Rochefoucauld.
Entrou para a carreira militar, participou da Guerra dos Trinta Anos. Envolveu-se em intrigas contra o cardeal Richelieu. Foi preso e passou a viver exilado na Holanda e na Picardia. Entre 1648 e 1652 participou da Fronda – uma rebelião contra o ministério do cardeal Mazarin, no reinado de Luís XIV. Foi ferido gravemente e escapa para Luxemburgo.
Autorizado a regressar a França, retira-se da sua vida de soldado e conspirador e dedica-se à literatura. Frequenta os salões literários e torna-se amigo da Marquesa de Sévigué, da Madame de Sablé e especialmente da Madame de La Fayette.
Apesar de ser bastante produtivo como escritor, La Rochefoucauld publicou apenas dois trabalhos, “Memórias de MDLR” (1624/1632), sua autobiografia e “Máximas e Reflexões Morais” (1665), pontuadas por aforismos filosóficos. Foi um dos maiores escritores de máximas e epigramas, divertimento social que ele transformou em gênero literário, escrevendo textos com bastante pessimismo. Faleceu em Paris, França, no dia 17 de março de 1680.
Acervo: 212 frases e pensamentos de François La Rochefoucauld.