François Chateaubriand
François-René de Chateaubriand nasceu em Saint-Malo, no dia 4 de setembro de 1768. Teve uma infância triste e sonhadora. Apesar da vocação eclesiástica que sentia desde jovem, entrou como alferes no regimento de Navarra. Em 1786 já era subtenente e, com o reconhecimento que alcançou, passou a frequentar a corte de Paris.
Com a eclosão da Revolução Francesa, em 1789, e seu regimento foi dissolvido, embarcou em uma aventura pela América do Norte, em 1791, onde conheceu lugares que o fascinaram e inspiraram. Em 1792 voltou para a França e ingressou no exército contrarrevolucionário. Ferido na batalha de Thiouville, ele procurou refúgio na Inglaterra, onde permaneceu durante sete anos. Nessa época, escreveu “Ensaio Histórico, Político e Moral sobre as Revoluções”.
A vida política de François-René de Chateaubriand começou com a queda do império. Em 1920 foi nomeado embaixador em Berlim e posteriormente em Londres, assistiu ao Congresso de Verona, além de ser ministro das Relações Exteriores. Viveu durante os últimos anos de sua vida graças à renda que lhe proporcionou a obra-prima “Memórias de Além-Túmulo”.
Chateaubriand foi considerado um dos maiores vultos da literatura mundial, pelo brilho incomparável de seu estilo, pela riqueza de sua imaginação e por seu poder descritivo, e ocupou lugar destacado entre os iniciadores do renascimento do lirismo. François-René de Chateaubriand faleceu em Paris, França, no dia 4 de julho de 1848.