FRANCISCO DE LIMA GOMES
No Brasil pobre é mais sagrado do que boi na Índia.
Porque ele (o pobre) é o alvo de todos os clientelismos.
O apanágio, o corolário e o apogeu do ANALFABETISMO FUNCIONAL brasileiro são a FLUÊNCIA em Inglês e a FLATULÊNCIA em Português.
O pior preconceito é aquele que pressupõe rebaixar o outro para depois defendê-lo: Axioma da Preconceitologia e premissa das prolíferas Preconceitobrás e Coitadobrás.
A minha melhor maneira de ajudar os outros é cuidando bem de mim mesmo e da minha família porque os demais estão concorrendo comigo no cuidado dos muitos deveres deles (somos iguais nas obrigações). Assim, os desassistidos tenderão a um peso perfeitamente absorvível pela porção maior.
No Brasil, legalizaremos o ANALFABETISMO FUNCIONAL em vez de erradicá-lo e, assim, garantiremos os Direitos dos Analfabetos Funcionais. Afinal, se não se pode com o inimigo passa-se para o lado dele.
O brasileiro como INDIVÍDUO é potencialmente igual a qualquer outro. Mas como POVO é inferior e prefere se manter assim.
No Brasil há dezenas de milhões de pessoas que não têm consciência plena acerca da própria condição de ser humano.
No Brasil Política e Religião são sempre muito imbricadas. Da separação entre Estado e Igreja resta a associação de Papel de Político e Papel de Clérigo (Padre, Pastor, Bispo e outros): um NEGÓCIO que prospera a passos largos.
No Brasil conceber COMPLICADAS soluções sem que se tenha percebido, ainda, a REAL COMPLEXIDADE do problema é mérito do 'método de trabalho'.
No Brasil o Axioma do Trabalho é: criar solução complicada para problema cuja complexidade ainda nem foi percebida.
Se tiver que escolher: prefira ser escravo do conhecimento a ALMA PENADA nos corredores da REPARTIÇÃO.
No Brasil a corrupção desde sempre foi abençoada com a indulgência que a Igreja Católica sempre dispensou aos corruptos.
"A Igreja Católica legou ao Brasil duas coisas:
1ª) uma fé com obrigações que não se cumprem;
2ª) um Estado de Direitos que não se sustentam.