Francelio Ozorio
Há um ser superior que nos apresenta o que desejamos de forma diferente do que imaginamos, certamente, para testar nossa convicção sobre o que realmente almejamos para nossa vida.
Façamos no hoje nossas escolhas para o amanhã e não tenhamos medo dos entraves, pois não há problema sem solução. O fato de prever as dificuldades deverá servir apenas como ferramenta para traçar a rota da solução.
Quase sempre, e de forma imperceptível, usamos as circunstâncias para justificar a falta do feito e com isso alimentamos o ego e a indisposição de fazê-lo.
A sociedade moderna está ancorada em um desequilíbrio fadada à desarmonia, gerando fragilidade, frivolidade e apego a vaidade.
Não queira que Deus faça por ti aquilo que você deveria fazer se não fosse tão preguiçoso. Ele já faz o suficiente quando lhe permite ter a saúde necessária para alcançar tudo o que almeja para sua vida. O resto é único e exclusivamente responsabilidade sua.
Há um iminente risco de as escolas de tempo integral no Brasil se assemelharem a um presídio em que os detentos são depositados sem a devida estrutura e recursos adequados à efetiva formação social e (re)educativa à qual se propõe.
Poderás ter milhões de oportunidades de agir de má fé, mas o que determina sua responsabilidade é sua própria conduta e não as oportunidades que tiveres.
As certezas que temos não passam de expeculações e/ou deduções, possivelmente, fundamentadas em nossas experiências. É impossível ter a certeza antes dos fatos.
Quase sempre é necessário que enfrentemos uma tempestade para dar a devida importância ao ajuste das velas.
Devemos sempre assumir as responsabilidades pelo que falamos, pelas nossas ações, pelos nossos preceitos, no entanto, não sejamos responsáveis pela má fé de nossos entendedores, pois residem nas interpretações os maiores vícios do orgulho, a pior das beneficências. Tudo aquilo que não faz parte das virtudes da alma.
Seria o ideal, mas ao mesmo tempo seria exigir de mais que a hipocrisia fosse deixada de lado, o orgulho descartado, o ego despachado e as pessoas deixassem de discutir problemas e passassem a focar a solução.
Construir um castelo de areia é tarefa cuidadosa, longa e detalhada.
Destruir um castelo de areia é tarefa rápida e sem detalhes.
O mesmo acontece com quase tudo na vida!
Tanto o excesso quanto a falta de informação manifestam, oportunamente, a ignorância. Olhemos para uma balança e compreenderemos o nosso desequilíbrio.