Florence Nightingale
Florence Nightingale (1820-1910) foi uma enfermeira inglesa que se destacou por sua atuação nas frentes de campanha durante a Guerra da Crimeia.
Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820. Filha de ingleses que residiam temporariamente em Florença. Foi educada no King’s College, em Londres. Estudou na Alemanha, onde frequentou a Escola de Enfermagem Fliedner. Nesse país viveu sua primeira experiência como profissional entre as religiosas protestantes de Kaiserswerth. Após se formar volta para Londres, onde passa a trabalhar como superintendente de um hospital de caridade.
Durante a Guerra da Crimeia, assumiu a chefia do corpo de enfermagem do exército britânico na Turquia. Desenvolveu um importante trabalho na assistência aos feridos de guerra e em toda a infraestrutura hospitalar, reduzindo assim a taxa de mortalidade no hospital militar. Foi chamada de “Dama da lâmpada”, pelo Time de Londres, pois percorria todas as enfermarias durante a noite. Fez estudos estatísticos, mostrando que a alta mortalidade dos soldados era resultado das péssimas condições de saneamento.
Depois da guerra, Florence publicou “Notes on Matters Affecting the Health Efficiency and Hospital Administration of the British Army” (1858). Em 1860, criou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Tmonas, em Londres. Seus trabalhos foram reconhecidos, recebendo, em 1883, da rainha Vitória, a Cruz Vermelha Real e em 1901, se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. O Dia Internacional de Enfermagem é comemorado no dia de seu aniversário. Florence Nightingale faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 13 de agosto de 1910.