Evandro Borges
Alguns momentos da vida são como a densa neblina. Chegam de forma inesperada e encobrem nossa visão. E passamos a nos preocupar tanto em como resolvê-los, que nossas energias se esvaem, causando a sensação de esgotamento. Ame-se mais, cuide-se mais. Faça por você tudo aquilo que cegamente você faria por alguém. Estabeleça um elo entre as dificuldades da vida e suas forças interiores, pois você as tem! Há quem diga que as flores têm espinhos. E há quem diga que os espinhos têm flores. Tudo é uma questão de ponto de vista. Portanto, pense positivo, sempre.
Muitas pessoas sofrem pelo que ainda não têm. Outras sofrem pelo que têm, mas não são capazes de enxergar. Devemos ser gratos pelo pouco se quisermos conquistar o muito.
Só conhece a intensidade da dor aquele que sente. E da mesma forma, não espere que alguém seja capaz de sentir a intensidade de seu amor. Só conhece quem sente.
Se o objetivo da psicologia é promover o bem-estar emocional e psicológico das pessoas, que diferença faz se seguirmos por caminhos diferentes?
Você não precisa provar nada para ninguém. Pare de criar inimigos invisíveis e derrote seu inimigo interior, o pessimismo, o sentimento de fracasso. Você é livre pra fazer suas escolhas! Vá buscar o que é seu!
A carência nos faz tomar atitudes precipitadas. Na ausência de afeto, procuramos suprir nossas necessidades com passatempos que nada acrescentam. E se há um culpado quando nos decepcionamos por uma atitude impensada, esse culpado é o rastro deixado pela carência. É preciso haver amor próprio.
O que é um ser humano? O ser humano é algo que nasce de um encontro entre partículas. Cada ser humano é um micro Big-Bang. Então, um ser humano é um universo dentro de outro universo. Vasto, complexo, inexplorado.
É impossível mudar o mundo sem antes mudarmos a nós mesmos. E acredito que ainda preciso evoluir bastante.
Quando você se compara a pessoas com melhores condições financeiras, talvez você diga a si mesmo: "Bem, eu queria ter a sorte dessa pessoa". E da mesma forma, existem milhares de pessoas que gostariam de ter a sorte que você tem. A pobreza pessoal só aumenta na medida em que nossas ambições aumentam. Conheço milionários insatisfeitos e pessoas de condições humildes que são felizes. Então acredito que a satisfação pessoal é fruto da percepção, não pela falta ou excesso, mas pelo que já se tem. Seja grato todos os dias.
Sucesso é simplesmente a ausência de insatisfação. Quando não se está satisfeito, até mesmo as conquistas parecem um fardo.
Eu não faço questão de ser o primeiro. Eu só não quero ser o último. Mas, se porventura a vida me reservar a missão de estar no final da trilha, que eu possa segurar a lanterna.
É preciso acreditar que a vida seja um recomeço a cada amanhecer. Nós somos a soma das escolhas que fizemos ontem, e seremos fruto das escolhas que fizermos hoje. Esqueça a ideia de karma, destino ou sina. Tudo se resume a escolhas.
Motivação nada mais é do que ter motivos para agir. Pois quando não se sabe onde se quer chegar, não se chega a lugar algum.
Pessoas intensas são intensas em tudo.
Quando estão felizes, são felizes ao extremo e, mesmo quando estão tristes, sentem-se tomadas pela tristeza. Quando amam, é tudo ou nada. E quando decidem que acabou é porque acabou. Bem, se você me perguntar se há algo de errado com isso, eu digo que não. A vida precisa ser vivida com intensidade, se não, não é vida.
Vencedores são aqueles que dedicam suas vidas a um objetivo. E apesar de falharem por diversas vezes, persistem. Há lugar no pódio para o primeiro, o segundo e o terceiro, porque tentar também é uma vitória.
O amor precisa mexer com a gente mesmo. Precisa abalar o psicológico, causar frio na barriga, insônia, saudade, preocupação e até mesmo um ciúme bobo. Amor pela metade é insegurança e amor por desejo é paixão. Há, porém, uma grande chance de você se frustrar, mas a dor da solidão de quem não se permite amar é insuportável. Frieza só atrai frieza e o morno logo se esfria num tremendo tédio visual.
Se seu coração estiver repleto de amargura, seus olhos também estarão. E você verá amargura em tudo.
Existem muitas pessoas que se acham 'normais', cometendo absurdos e dormindo de consciência tranquila. E há também os de corações puros, sofrendo de insônia e achando que são 'loucos'.
São as dúvias e não as certezas que alimentam o progresso da evolução humana. Por séculos acreditou-se que a Terra era o centro do Universo. E um homem foi condenado à morte por questionar esta afirmação.
Muitas vezes as pessoas não querem compartilhar de seus sofrimentos emocionais, porque para elas, o silêncio e o tempo são formas de cicatrizar as feridas que estão abertas. Mas, geralmente elas também não querem sofrer sozinhas. Então, a única coisa que podemos oferecer é a certeza de que estaremos ali, presentes, a qualquer momento.
As críticas, sejam elas positivas ou negativas, precisam ser encaradas como construtivas. É através delas que conseguimos corrigir possíveis erros e aperfeiçoar ainda mais os acertos. Mas, é preciso aprender também que nem todos estão dispostos ou preparados para a aceitação de críticas. E se este for o caso, aceite-os como são.
Evite dedicar-se demasiadamente a uma meta, isso consumirá todas as suas energias antes mesmo de atingi-la. Ao invés disso, dedique-se a um propósito e questione-se sempre se isso fará sentido à sua vida. Empregue amor e significado ao que você faz. E isso lhe trará satisfação pessoal. Trate as pessoas com dignidade e respeito, e não como uma fonte de renda. Não seja escravo do dinheiro, pois quando seu trabalho refletir positivamente na vida das pessoas que cruzarem seu caminho, elas o recompensarão pelo valor que a elas você agregou. Não tenha inveja do sucesso dos outros, ao contrário, inspire-se neles. Por fim, seja grato às pequenas oportunidades. Elas o conduzirão a oportunidades ainda maiores. Hoje é um novo dia. Hoje é "O Dia". Sinta-se grato, sempre!
Se você acha que autoestima significa apenas estar de bem com o próprio corpo, esqueça. Você precisa estar de bem com sua mente. Precisa viver de acordo com o que você realmente é, sem máscaras, sem precisar incorporar um personagem todos os dias. Isso é autoestima, o resto é insegurança.