Evandro Borges
Acordou triste? Não há nada de errado nisso. Acordou feliz? Então viva esse momento! Equilíbrio emocional não é estar 100% feliz todos os dias. É simplesmente entender que haverão dias de sol e de chuva. Qua até mesmo as marés se agitam e se acalmam. Qua as árvores perdem o brilho e as folhas no outono, sobrevivem ao inverno e renascem na primavera. Equilíbrio é simplesmente aprender a lidar com as emoções e aceitá-las como parte da vida. Casulo hoje, asas amanhã.
Não faça da felicidade uma meta. Não cometa este grande equívoco. Metas são objetivas, tangíveis, racionais. E o primeiro sinal de que você estará vivendo uma vida suficientemente feliz se manifestará quando você não mais estiver preocupado em ser feliz. Seja grato pelo pouco. Seja digno de merecer o muito.
Nos campos de extermínio nazista, como Auschwitz e Dachau, centenas de soldados alemães eram frequentemente acometidos pelo que hoje conhecemos como crises severas de estresse pós-traumático, depressão e histeria. Isso se dava ao fato de não mais suportarem trabalhar nas chamadas "fábricas da morte". Eles eram tidos como doentes e inválidos, eram afastados do serviço militar e acabavam em manicômios. Outros, porém, trabalhavam diariamente nas câmaras de gás, removendo e incinerando cadáveres e até mesmo comercializando bens confiscados dos prisioneiros. Em tal situação, cabe-nos uma breve reflexão: Qual destes grupos de soldados era saudável mentalmente?
Sempre que me perguntam "O que é sucesso?". Digo que é acordar pela manhã e ir para cama satisfeito a noite. E no intervalo entre o raiar do dia e o pôr do sol, fazer aquilo que se ama. Sucesso é não mais precisar encarar a semana como se fosse um fardo, para ser feliz na sexta-feira. A vida é longa, nós é que matamos tempo.
Pessoas aparentemente calmas, mentes inquietas. Quero dizer que não há nada, absolutamente nada de errado com você. Se seus pensamentos o(a) deixam ansioso(a), transforme-os em ação. Dentro de pessoas ansiosas existe um turbilhão de ideias geniais, de sonhos que ninguém ousou sonhar, uma criatividade capaz de criar Van Gogh's, de compor a 9a sinfonia de Beethoven. Mas, que por medo, permanecem adormecidos. Descubra toda a sua potencialidade. Descubra suas forças e virtudes. Descubra seus dons e ponha-os em prática. Pois talvez essa inquietude seja apenas o desejo de manifestar quem de fato, você é!
Você é forte demais para sofrer por amores tão fracos. Você é grande demais para suplicar por atitudes tão pequenas. Você é um universo de emoções intensas. Você é mais importante do que imagina, por ter a capacidade de amar.
Promessas e atitudes são como água e azeite no mesmo frasco. Não se misturam. E você deve acreditar apenas em atitudes.
O amor talvez seja o sexto sentido. Ele sente, transborda, devasta feito um vulcão. E as pessoas, elas talvez sejam passageiras, talvez não. Elas apenas despertam o dom que há em nós. Umas jogam lenha na fogueira, outras jogam água. Mas a chama, embora quase apagada, sempre reacenderá.
Eu não sei pelo que você está passando. Eu só sei que está passando. E tudo nessa vida há de passar, até mesmo a vida, a dor, a alegria, o amor, a saudade, os minutos, os dias, os meses e os anos. Só não deixe passar a vontade de viver.
Uma das maiores descobertas que fiz em minha jovem carreira como pesquisador no campo das ciências humanas, é que a cada dia eu percebo que sei muito pouco sobre tudo. A ciência nunca estará completa.
Alguns pássaros estão presos a gaiolas porque seus donos dizem amar pássaros. Alguns cantos, ainda que belos, são na verdade gritos de lamento. Liberte-se de quem, por amor o(a) aprisiona. E permita-se voar por horizontes desconhecidos. Amor sem liberdade é nada mais que obsessão. E quem não está pronto para confiar, não está pronto para amar.
Quando você estiver se sentindo no 'fundo do poço', não se desespere, tampouco lamente. É difícil, eu bem sei. Mas, será necessário sair de lá ou escolher sucumbir. Não há melhor lugar para descobrirmos nossas forças senão em meio às adversidades. Nelas forjam-se os fortes, como o aço em fornalhas.
Aos 8 anos eu sonhava em ser super herói, aos 18 eu queria mudar o mundo. Aos 25 eu descobri que precisava mudar a mim mesmo. Hoje eu só desejo ter a capacidade de amar o meu semelhante. Sem amor não dá para mudar uma planta de lugar.
Em uma recente palestra para um grupo de adolescentes, um deles me perguntou qual era o caminho para o autoconhecimento. O caminho eu não sei e, talvez existam vários. Mas, conheço um atalho. Olhe para fora e descubra qual o seu propósito no mundo.
O medo de tentar e fracassar outra vez traz consigo o inevitável sentimento de frustração. E muitos acabam desistindo de seus sonhos, de suas metas e até mesmo do amor. Frustrações nos ensinam sobre nossas forças pessoais e são extremamente benéficas. E coragem não é a ausência de medo. Coragem é ousar avançar, apesar do medo
Perdoar não significa, necessariamente, se reconciliar com quem o magoou. Perdoar significa se livrar da mágoa.
É inútil prometer amor às pessoas quando não possuímos a capacidade de amar a nós mesmos. É querer dar ao outro aquilo que não se tem, esperando receber em troca o que talvez ele também não tenha. Ame-se.
Se o mundo vos der algo de graça, retribua de graça. O mundo tem nos dado tudo, absolutamente tudo. O sol, a chuva, o oxigênio, a colheita, o dia para trabalharmos e as noites para dormirmos. A beleza da vida está nos olhos de quem vê. E enquanto algumas pessoas lamentam pelo que perderam, outras são gratas pelo que ainda lhes restam. O sofrimento emocional quando não provém de um sentido, quando não tem causa ou propósito, torna-se desespero. Mas, quando há em nossas vidas algo pelo qual valha a pena lutar, ainda que nos custe a dor, noites mal dormidas e um inegável esforço, todo o sofrimento se dissipa em forma de satisfação. Abrace a vida, abrace seus filhos, seus amigos, sua família e tudo o que você ama. Porque quando amparamos uns aos outros somos capazes de superar tudo! O que lhe motiva a viver? Você precisa descobrir!
Eu quero a sorte de um amor que permaneça. Porque o que o vento leva, não é amor. Eu quero a sorte de um amor que cresça comigo, porque o que nos diminui, não é amor. Eu quero a sorte de um amor que me faça sorrir nos pequenos gestos, porque o que só faz chorar, não é amor. Eu quero a sorte de um amor que me traga paz, porque de problemas, já bastam os meus. Não, eu não quero a sorte de um amor tranquilo, porque amores são intensos. E a tranquilidade é característica do fogo prestes a se apagar. Eu só quero a sorte. A sorte de simplesmente amar.
Frequentemente, quando estou palestrando sobre bem-estar emocional, eis que surgem alguns questionamentos sobre "o que é ser feliz?". Respondo que ser feliz é não mais perceber que você está buscando ser feliz. Um objetivo, quando alcançado, torna-se secundário. Então, como saber se sou feliz? Pelas atitudes. Você desejou bom dia aos seus filhos hoje? Deu bom dia ao vizinho enquanto retirava o carro da garagem? Que estação de rádio está ouvindo neste exato momento? Seu trabalho representa pouco ou muito para você? Felicidade é uma mudança de consciência. Especialmente, de crenças. E o resto será consequência de suas ações. Pequenos fragmentos de reflexos do que você pensa e faz. Pois, para toda ação existe uma reação de igual proporção no sentido oposto. Bem, isso pode soar como um dogma, mas é física. Terceira Lei de Newton.
O que aprendi com a psicologia em 9 anos foi algo duradouro e permanente. Aprendi que mudanças exigem tempo e, principalmente, esforço. Ocorre que nós vivemos na Era do imediato. Tudo tem que ser rápido, instantâneo e cosmético. "Perca 10 kg em uma semana com a dieta milagrosa das celebridades", "Tenha o corpo dos sonhos com o 'Dr. Perfeição". E nessa busca acabamos pondo em risco nossa saúde. E existe uma fórmula para a mudança. Ela se chama repetição contínua de um determinado comportamento esperado, até que se torne um hábito. Não há atalhos. E se porventura houverem, levarão a objetivos falhos.
Mude, mas mude gradativamente.
Cada vez mais eu me convenço de que não há nada de tão misterioso na genialidade. A genialidade nada mais é do que ter a capacidade de pensar como uma criança, ousar o que ninguém ousou fazer e, persistir. O homem inventou o avião após despencar dos céus várias vezes. Então não há outra resposta, senão 'tentativa e acerto'.
Algumas pessoas vão ao psicólogo para ouvirem coisas que ainda não estão preparadas para ouvir. E que todos ao redor têm medo em dizer. Então, o que um psicólogo basicamente faz é lançar algumas dúvidas em certezas absolutas.
Se um dia eu deixar de acreditar que a humanidade está evoluindo para melhor, deixarei de acreditar também em mim.