Eraldo Cunha
De todas as brutalidades da humanidade, a que julgo a mais selvagem é quando "eu" busco fazer afagos APENAS aos abastados e aos desprovidos de quase tudo, NADA. Com isso, provo o quanto sou inumano.
Loucura?
Sou um esquisito que sempre oscila entre a razão e as constantes alucinações. E assim vou percebendo a vida e o mundo por múltiplos ângulos.
Nuances
Em educação, há duas incríveis situações: existem alunos que a gente tenta de todos os modos e pouca coisa acontece. Já a outros, contribuímos do mesmo modo ou até menos e eles nos surpreendem com resultados expressivos.
Sempre
Se tivermos atentos, vamos aprender sempre, até mesmo com aqueles que, erradamente, acreditamos não terem nada para nos ensinar.
Ei...
Não estranhe o meu modo de falar. Falo "cuma", subir "pra cima", descer "pra baixo", meu carro até dá ré "pra trás" e também digo que alguém teve homorragia de sangue. Quem constrói a minha casa é o "predeiro". Não estou nem aí para as convenções gramaticais, eu quero mesmo é me comunicar.
Ação
Na história da humanidade, nenhum homem permaneceu "de pé" apenas com palavras, pois estas são, facilmente, dispersadas mesmo com pouca ventania. É o fazer que nos torna "eternos" enquanto estamos caminhando por aqui, entre vales e montanhas, ora "donos" da verdade, ora sendo contestados até mesmo pelo que não fizemos.
A borracha
A borracha é útil, mas se passada muitas vezes no mesmo lugar para apagar alguma coisa, acaba rasgando o papel. O mesmo pode acontecer comigo se persisto em trilhar caminhos duvidosos. Uma hora ou outra, posso acabar me acabando.
Artificialidade
Há pessoas que ornam suas vidas com flores, as quais logo murcham e perdem a beleza. O embelezamento mais eficaz é aquele que nasce da alma, lá no âmago. Esse sim, persiste ao tempo e às intempéries.
A ineficácia
Educação que busca apenas certificar pessoas é, no mínimo, um ato de desonestidade para com a vida alheia. A essência da educação é fomentar o indivíduo para se autodescobrir.
Não acho que a vida seja curta ou longa demais. Ela tem o tempo necessário para nos ensinar alguma coisa.
Não se permita ser o que você não é. As madeiras resistentes não se deixam ser cortadas, com facilidade, por instrumentos de péssima qualidade.
Solidão não está estritamente relacionada à pessoa estar sozinha. A alma sente-se desamparada quando um vazio a asfixia. Ah, o submundo... Lugar sem luminosidade.
Recompensa é o valor que se recebe por aquilo que não preço. Em educação, isso fica explícito quando, depois de um tempo, um aluno te diz que valeu a pena o que vivenciou em sala de aula.
Se não sou o responsável pelas escolhas dos outros, por que eu me preocupo tanto com as escolhas que eles fazem?
Não me inspiro naquilo que não tem sequer microscópicas raízes em mim. Vento poluído prejudica a nossa respiração.
Já ouvi dizer que o TEMPO cura tudo. Não duvido disso, mas não acredito ele seja eficiente para apagar as cicatrizes.
A vida é, às vezes, resistente. Também pode ser muito frágil. Há crianças desprovidas de tudo e resistem a tudo. Outras, porém, abastecidas de tudo e não aguentam nada.
Meus cachorros me reconhecem e me dão atenção em qualquer circunstância, o que, infelizmente, não acontece com muitos "humanos" que permeiam a Terra.
Não corra disparadamente por aí sem antes se preparar. Você corre sérios riscos de se cansar e não alcançar o objetivo.