Emil Brunner

Encontrados 5 pensamentos de Emil Brunner

Para aquele que é intelectualmente dotado, é muito mais fácil ser um cristão no campo do pensamento do que naquele do comportamento prático; e ainda o bom teólogo sabe muito bem que o que realmente conta diante de Deus não é simplesmente o que alguém pensa, mas o que alguém pensa com tal fé que se torna ato. Porque somente essa fé 'que atua pelo amor' é considerada.

Inserida por Edyx777

⁠“Eis porque a revelação histórica é o grande escândalo ou obstáculo para os homens naturais. O homem, repleto de seu amor próprio e orgulho próprio, não quer ser descoberto porque não quer que seu orgulho seja infringido. Reconhecer a revelação histórica significa reconhecer que a verdade não está em nós, e que a relação correta com Deus não pode ser estabelecida por nossa parte; que a brecha entre Deus e nós é de tal natureza que não podemos fazer nada a esse respeito”.

⁠Quão terrível e paralisante é toda conversa de predestinação, de um decreto de Deus, pelo qual tudo o que vai acontecer já foi estabelecido desde toda a eternidade. Existe algo mais devastador para a liberdade e a realidade de decisão do que essa ideia de que tudo foi predeterminado?

Emil Brunner
Dogmática. São Paulo: Fonte Editorial, 2020. v. 1.

⁠Acreditar em Jesus Cristo e fazer parte dos eleitos é uma e a mesma coisa, assim como não acreditar em Jesus Cristo e não fazer parte dos eleitos é a mesma coisa. Não há outra seleção senão esta, não há outro número senão aquele que é constituído pelo fato de crer e não crer.

Dogmatics: The Christian Doctrine of God, trans. Olive Wyon, 3 vols. (London: Lutterworth, 1949)

Teologia Arminiana

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠O testemunho de Calvino ao Amor de Deus foi atrapalhado por sua doutrina da predestinação, e sua ideia do Amor estava um pouco racionalizada pela influência do Estoicismo.

Emil Brunner – Pastor calvinista

Inserida por VerbosdoVerbo