Eloá Dantas
Interessante poder ouvir sobre amor, em um vídeo de Pe. Fabio de Melo ele diz que você só sabe que alguém te ama, quando você se torna inútil, porque até então você pode ser amado pela utilidade que tem e quando você a perde? Já parou pra pensar nisso? Que tenha cuidado ao dizer que é amado, pois você não sabe ao certo se é amado pelo que é, ou pelo que faz pelo outro. Só nos ama realmente quem depois de ver que nossa utilidade acabou, descobre o nosso significado. Aprenda a pedir a Deus não por pessoas que te amem a qualquer custo, mais pessoas que te amem e que são capazes de te enxergar inútil e mesmo assim não deixar mudar um 1/3 do sentimento que tem por ti. Não estou falando em ser inválido, apenas, ou não aguentar mais fazer coisas que costumava fazer, falo também em não saber como fazer algo, por ser imperfeito em diversas áreas e situações e mesmo assim ser amado pelo outro, tendo a certeza e sendo feliz em saber que você não serve pra alguma coisa, mais que tem alguém que mesmo assim, não vive sem você.
Ouvi uma música uma vez, de um cara que conhece muito, é, sabe o que faz, entende? Ele canta: 'Deixe que digam, que pensem, que falem, deixa isso pra lá, vem pra cá, o que é que tem? Eu não tô fazendo nada, você também..' E é isso aí, ele está certo, quando se tem consciência tranquila, meu amigo, você tem tudo. Quando você sabe realmente quem você é, quando você vive o que diz, quando você "dá a cara pra bater", ai você é admirável, quando você não precisa se rotular como alguém que é de verdade, que anda pelo certo, que segue os padrões, quando você não precisa fingir ser o que não é, ai você é admirável. Infelizmente, a admiração vem de formas diferentes, uns tentam ser como você e não conseguem, outros queriam ser como você, mais não tem patente suficiente pra isso e te julgam, outros são exatamente como você e não precisam gritar ao mundo que são assim. Ser alguém melhor a cada dia, é por isso que você deve lutar. Deixar de acompanhar a vida dos outros como se acompanha uma novela mexicana, é isso que você deve fazer, e sabe porque? Porque enquanto você assiste, especula, julga, crítica, tenta destruir, lança palavras desnecessárias, as outras pessoas vivem e vivem bem, felizes. Enquanto eu escrevia isso, eu pensava em várias formas de dizer que na verdade, só é feliz quem vive a sua própria vida, quem busca seus objetivos, quem traça suas metas, só é feliz quem sabe onde encontrar abrigo, quem não é perdido, só é feliz quem tem amigos. Eu pensei em mais uma vez dizer que hipocrisia, falsidade e dupla personalidade estão fora de moda, mais isso todo mundo já sabe, e continua sendo assim quem realmente não sabe o quanto é prazeroso ser chamado de sincero.
Essa gente hipócrita, sem Deus no coração, que não vive o que prega e julga quem é feliz é digno de pena, eu não entendo porque ao invés de sorrirem, sabe? Seguir em frente apenas, se preencher de coisas boas, buscar ser alguém melhor, lutar por algo que faça a vida valer a pena, preocupam-se muito mais em deixar claro, sem fazer segredo algum e falam em alto e bom som: Ei, se eu não estou bem você também não pode estar. Eu particularmente, acho desnecessário o “deixar de viver a minha vida pra viver a dos outros”, qual é a sua? Ficar presa a um passado que já está construindo um futuro? Evolua, cresça, amadureça, deixe o egoísmo de lado e principalmente, abra mão de algo que já te deixou voar. Não cabe a mim fazer essas pessoas entenderem que pra frente é que se anda, que deitar a cabeça no travesseiro e ter a mente tranquila de que não atrapalhou a vida de ninguém, que não tentou usar da sua "bondade" pra ferir o outro, não, isso não cabe a mim, até porque Caio Fernando, um amigo próximo, dizia: "Tem gente que tem esse dom, se não ser feliz e querer enferrujar o sorriso alheio."
Agora sim tá tudo no seu lugar, sem disfarces, sem máscaras, está tudo as claras, pra quem já viveu de mentiras, estar assim hoje é um alívio, por experiência própria é que eu digo isso. Esse mundo é bem confortável, ninguém fala nada pra ninguém, todos concordam uns com os outros e assim a gente vive em uma hipocrisia sem fim, em um falso moralismo barato, mas como diz o ditado: ‘Ninguém é cego a vida toda podendo enxergar’, um dia as cobras mudam de pele e você conhece de verdade quem sempre esteve a sua volta, claro que isso dói um pouco, mas quando tudo se encaixa você percebe que não poderia ter acontecido de outra forma e bate sim aquela nostalgia, aquela dorzinha chata, sabe? Quando você pensa como tudo era antes, mas não há nada melhor do que sair de um covil de cobras e curar suas feridas com gente que realmente vale a pena.
Eu gosto de gente de atitude, gente que quando ama, ama pra valer, gente que vive sem medo, gente que fala o que pensa, gente que não segue os outros, que se molda a partir dos seus próprios conceitos, gente que tem coragem e força pra enfrentar a vida, mais principalmente que tem sabedoria pra não agir conforme a maré, isso mesmo, eu admiro quem rema contra tudo que não é a favor, isso é uma qualidade e não defeito, lutar pelo que se acredita é honrar todas as palavras que você lança aos ouvidos alheios. Eu gosto de gente que é e não tem vergonha de ser, gente que não pede licença pra ser feliz. Eu gosto de gente de verdade, de gente que espera em Deus, mais também faz sua parte.
E você passa a vida inteira procurando significado das coisas, porque tudo acontece, porque problemas, frustrações e decepções existem, Deus sabe o que faz, não é? Escreve certo por linhas tortas, correto, mais Ele te dá oportunidades únicas, de conviver com pessoas boas, de ser exemplo para alguém, daí, você simplesmente desperdiça a chance de ser melhor e fazer melhor e justifica-se dizendo: Deus quis assim.. Como? Ele te deu tudo nas mãos e você esqueceu de pedir sabedoria para administrar tudo, Deus disse: Se tiverdes Fé filho meu, tudo, tudo quanto pedirdes Eu te darei. Confie em Mim. O Deus do impossível faz pelos seus filhos, mesmo que não mereçam, o que Ele dá, Ele também pode tirar, dai você consegue sua benção e esquece de agradecer, só clama a Deus quando precisa? E a outra parte? Se esqueceu que você não merece nada e Ele merece tudo?
Bom senso, para perceber que dEle, para Ele, por Ele são todas as coisas. Humildade, para não exaltar teu ego e esquecer de que não conseguiu tudo sozinho, que Ele te abriu portas, criou caminho para que você pudesse seguir. Amor, para que tu entendas que é fácil agradecer, e que se faz necessário, afinal, sem Ele, tu não é nada.
Ei, você que vive em função de coisas que já passaram, para, você não entende que existem caminhos novos a seguir e que pra segui-los você não precisa construir seus novos elos em cima dos elos antigos? Libertar-se, é isso que você precisa, abraçar um passado e leva-lo consigo para onde for não é nada mais do que burrice. Olhe para trás e enxergue tudo como experiência de vida, arquive em uma pasta e pronto, cresça de uma forma bonita, evolua, floreça, se descubra, amadureça, digo amadurecer, não apodrecer. Você decide quem quer ser, se optar por ser amargurada, fingida e cheia de mágoas, é um problema, mais um problema exclusivamente seu, porque você não leva ninguém junto, você cava o seu poço e afunda-se nele. Seja um pouco menos egoísta, use um pouco menos o teu lado ruim, talvez assim você realmente vá para frente, porque você sabe, ir para frente requer muito mais do que apenas dizer: "Estou bem e estou seguindo." Ir para frente requer deixar tudo para trás, porque na verdade, o passado não tem siginificado maior do que ser algo que ficou e não algo que permanece.
Gratificante, essa é a palavra que define quando você olha ao seu redor e enxerga tudo fluindo de maneira leve e maravilhosa, exerga que as peças fundamentais do seu quebra-cabeça estão encaixadas, os personagens principais da sua vida, estão com você, não atuando, afinal teatro a gente deixa para quem não sabe sentir e viver de verdade.
Me pergunto o que pensam aqueles que te lançam pensamentos negativos, te olham com olhar invejoso, te sondam apenas para alimentar o costume de saber tudo sobre os outros. Me pergunto como alguém profere palavras tão bonitas, de ser sábio até ser autêntico, de andar nos caminhos certos até estar em paz consigo mesmo, de deixar o a sua banda podre morrer, e permitir que a boa só floreça, em palavras eu posso dizer até que fiz parte da realeza inglesa ou que eu inventei a televisão, porém e as minhas ações, elas condizem com o que eu lanço aos ouvidos do próximo? Faça uma auto-análise, às vezes é bom ser míope para os defeitos alheios e ter seus olhos atentos aos defeitos que possui. Cuidado com o você diz, cuidado com quem você engana, cuidado com o destino e com a ordem das coisas, um dia você pode simplesmente acordar e perceber que mais uma vez tuas mentiras tiveram as pernas tão curtas que não conseguiram correr da verdade por muito tempo e que o teu verdadeiro eu foi escancarado a todos os olhares, olhares esses que um dia chegaram a te admirar. Não seja decepção, nem um poço de fingimento, não prometa o que não se pode cumprir, mais, principalmente, não diga que é e prove ser o contrário, no mínimo isso é vergonhoso, no extremo, é totalmente deplorável.
Quando se está feliz você não pensa no que é contra, não, nada disso importa, você simplesmente anda por aí com uma coragem enorme de enfrentar o mundo, com o sorriso estampado no rosto. Você percebe o valor das pequenas e mais simples coisas, você desvia a sua atenção do inútil e põe teus olhos no que faz teu coração vibrar, naquilo que te revigora. Você de um jeito inacreditável, esquece que viu, ouviu e viveu coisas ruins, esquece que lixos em forma de pessoas passaram pela tua vida, seja de que forma for, até indiretamente, é assim, você apaga totalmente da sua memória e passa a olhar tudo com mais cautela, você constrói um mundo e coloca nele pessoas iguais a você, que podem não buscar as mesmas coisas que você e ter opiniões diferentes, porém é sincero o suficiente para admitir isso e viver contigo, viver de sorrisos, de canções e purezas.
Você que se permite ser influenciada pelos outros, esse texto é para você, cuidado! Não busque agradar o mundo inteiro com seus atos, palavras e sorrisos, até porque, para alguém eles não aparentarão sinceridade, você pode até querer ser amada por todos os seres que respiram, porém, tenha consciência que metade deles não te amam no sentido literal dessa palavra.. gostar, amar e admirar é muito mais do que fazer elogios, estar presente em momentos, muito deles, únicos em sua vida, essas palavras vão muito além do que qualquer descrição profunda e bonita que eu puder fazer. Os ursos de 1,99 hoje em dia dizem na mesma facilidade que uma pessoa, que amam, e quem garante que como os ursos, as pessoas só não estão sendo impulsionadas a falar? Olhe bem no fundo dos olhos, atravesse a pele, foque no coração, esse sim é a chave para tuas dúvidas se tornarem certezas, ele irá te responder quem é quem, ou você aprende com ele, ou espera o tempo te mostrar, a segunda opção é de longe a mais dolorosa.. mas, válida, afinal, é um peso tirado de teus ombros quando você sabe quem é de verdade e quem é de mentira.