Edwin Karrer
Assuma uma postura ativa diante dos seus problemas. Ficar remoendo indefinidamente as mesmas questões e buscando culpados a quem possa responsabilizar pela sua situação não vai melhorar as coisas. Ao invés de se acomodar com a ideia de que "o tempo resolve", internalize a responsabilidade por sua vida e reconheça que o tempo não age; nós é que devemos agir ao longo do tempo para fazer a diferença.
A rotina tem feito você viver em modo automático? Saia da zona de conforto do que é familiar e experimente coisas novas e desconhecidas, para viver de forma mais consciente e intensa! Prove um prato diferente, faça outro caminho para o trabalho, experimente algo novo na cama, comece a estudar um assunto que seja completamente desconhecido para você... acrescente novidades ao seu cotidiano para enriquecer sua vida!
Talvez você passe boa parte do seu tempo se preocupando em obter aprovação dos outros. Quando a busca por aprovação é vista como uma necessidade, ao invés de apenas um desejo, isso gera sofrimento e autolimitação. Liberte-se disso, compreendendo que o seu valor pessoal realmente não depende do que os outros pensam sobre você.
Libertar-se dos rótulos que te limitam envolve deixar o passado para trás e reavaliar de forma mais positiva as suas crenças sobre si mesmo. Em grande parte, nós somos o que, consciente ou inconscientemente, escolhemos ser. O quanto você acredita em suas capacidades pessoais?
Você tem paixão pelo que faz? Se a resposta for negativa ou mesmo se você não souber responder prontamente, pode ser hora de reavaliar suas escolhas e caminhos profissionais. Identificar o que você realmente gosta e definir uma estratégia de transição de carreira são passos fundamentais para essa virada. Sempre é tempo de promover mudanças positivas na sua vida!
Diz o ditado que "a voz do povo é a voz de Deus", mas uma autonomia adequada passa pela contestação desse modo de funcionamento. A validação social é um atalho que usamos para tomar decisões de forma preguiçosa, assimilando as ideias de uma maioria sem que haja maior processamento de nossa parte. Não abra mão do seu direito de pensar por conta própria, ao invés de apenas acatar passivamente as opiniões alheias.
Muitas pessoas usam um discurso do tipo "sinceridade, custe o que custar" para justificar seu próprio jeito grosseiro e seu desprezo pelo bem-estar alheio. Para que causar um sofrimento a outra pessoa, quando uma pequena moderação do que se diz poderia evitar um constrangimento desnecessário? Desonesto mesmo é camuflar insensibilidade e grosseria com um disfarce de sinceridade.
A persistência é uma das atitudes mais vitoriosas que podemos cultivar. O mundo está cheio de pessoas talentosas, até mesmo geniais, porém malsucedidas. Podemos ver a persistência como a capacidade de manter o foco pelo tempo que for necessário, sejam quais forem os obstáculos. Muitos dos grandes vitoriosos não são os mais habilidosos, mas os que possuem a capacidade de seguir em frente até a conquista de seus objetivos.