Eduardo Varandas Araruna
Os políticos brasileiros sempre tiveram uma relação promíscua com a democracia. Eles a usam para se elegerem, mas não suportam protestos contras suas desventuras políticas.
É impressionante como, no Brasil, o partidarismo alienado e tosco prevalece sobre o senso de justiça e o bem comum."
A vida é cheia de ciclos. Abrem-se. Fecham-se. Herdará a paz aquele que souber desapegar-se dos ciclos fechados para viver com plenitude os ciclos abertos.
Da língua portuguesa, o que há de mais ridículo são os pronomes de tratamento. Ninguém faz jus ao título de "Vossa Excelência". Excelente só Deus.
Felicidade é aquilo que está onde você menos imagina e chega inesperadamente. Dura a eternidade de um segundo e a brevidade de uma vida inteira.
Aprender a viver nas adversidades é mais que uma arte, é regra de sobreviviência.
Sentimentos que não suplantam momentos difíceis não são legítimos. Constituem meras alegorias daquilo que se desejava que fosse, mas que nunca foi."
Se você ama, viva. É sempre melhor “amar”, que “não amar”, pois pior que a dor da perda, do fracasso ou do dissabor é a sensação de vida vazia. As grandes histórias não narram a acomodação, a monotonia e a tibieza.
O Brasil pode não ter atingido a plenitude de um Estado de Direito, contudo não pode negar que se vive a democracia. Assim, é o povo manipulado e limitado quem elege a corrupção infiltrada no Congresso Nacional.
Juristas legítimos são aqueles poucos que resolveram abraçar a Justiça e fazer do sua labuta, independente de togas, diplomas e vaidades, instrumento efetivo de semeadura da legalidade, equidade e misericórdia. Os demais apenas barganham com o Direito.
A humildade é mãe das virtudes, porque somente a consciência de que pouco somos é que nos faz buscar incessantemente nosso aprimoramento enquanto ser humano.
Devemos respeitar o direito das pessoas serem imbecís, anacrônicas e manipuláveis. É-lhes direito subjetivo potestativo.
Hipocrisia é o transtorno de caráter humano em exigir dos outros o que não propriamente não pratica.
A vida é um corredor cheio de portas. Cada porta que você não abre é uma experiência sonegada e uma oportunidade perdida.
Quando a simples existência de alguém faz com que outra pessoa se sinta ameaçada, o problema não é do existir, mas do sentir.
Convém não discutir com os ignóbeis. Embora imbecilidade não seja contagiosa em tese, causa muito aborrecimento.