Edilson Costa
Era uma vez um pequeno anjo, de riso fácil e olhar sincero, que admirava a natureza e amava os sentimentos. Tinha o dom de fazer da vida um universo infinito, feito de amor, sonhos e esperança. Amava os seus amigos como se fossem a sua família e amava a sua família como a melhor parte de si mesma. Ela adorava o pôr-do-sol e amava o brilho da lua; era como se visse neles todos os seus sonhos refletidos de volta, ou como se visse a si mesma representada pela magia que sentia no ar ao observá-los. Dividia seu coração com todas as pessoas à sua volta e oferecia o seu sorriso a todas que conhecia, pois sabia o quanto era especial para todos. Acreditava que tudo que fosse bom duraria para sempre e que todos os seus sonhos ainda se realizariam, pois seria isso a sua felicidade. Mas um dia, antes de ser feliz, esse anjo cresceu, criou asas e voou para o céu.
Você só queria que a pessoa entendesse como você se sente, que olhasse dentro dos seus olhos e enxergasse a sua tristeza, mesmo que não houvessem lágrimas em seus olhos, e que tentasse mudar isso. Mas a pessoa não olha, não percebe e não vê; não sente que está matando você por dentro! E acha que estar com você resolve tudo. Acha que um beijo para dizer “oi” e um abraço de “boa noite” é tudo que você precisa para acordar sorrindo. Não entende que, se você a escolheu, é porque precisa dela para se sentir feliz. E, se ela não pode fazer isso por você, então não é dela que você precisa.
Tudo que a gente quer é estar perto de alguém legal. Alguém que realmente se importe, e que nos entenda. Alguém que tenha tempo para nos escutar e que sempre nos lembre de que amanhã será outro dia, em que estaremos bem melhor. Alguém que seja capaz de nos fazer sorrir sem ter que contar piadas. Alguém que preencha de verdade o vazio que nos cerca.
Eu passei a vida inteira sonhando com a pessoa ideal. E me machuquei um monte de vezes achando que outras pessoas eram ela. Por muitas vezes eu me desanimei - e até quis desistir -, mas, por alguma razão, eu simplesmente segui em frente e lutei. Acho que, no fundo, eu sempre soube que um dia ia encontrá-la... Quando a encontrei, ela era uma pessoa especial, bonita e simples, que eu também podia chamar de “meu amor”. E agora que a conheci, eu sinto ciúmes até do ar à sua volta, porque eu quero estar perto dela sempre.
Eu criei regras e mais regras para me proteger, mas veio alguém e mudou tudo. Aí eu convenci a mim mesmo de que era passageiro, mas os dias passaram e o que eu senti não mudou. E hoje eu estou aqui para admitir que é amor.
Ela é linda e inteligente, mas nunca soube usar isso muito bem. Na verdade, nunca deu todo o valor que suas qualidades requerem. Vive tudo intensamente, mas o que vive nem sempre é o melhor para si mesma. Ela nunca liga muito para o que as pessoas falam, e isso seria uma qualidade e tanto, se não fosse por um detalhe: às vezes, o que as pessoas falam é a verdade. Ela tem todos os atributos necessários para ser uma pessoa diferente, mas alguma coisa que ela deixa se manifestar impulsivamente, às vezes, a torna igual à maioria; e, depois, ela se fecha e quer ficar sozinha. A parte mais difícil é passar pela porta do seu coração quando ela o fecha, e alcançá-lo. Parece que o seu coração só pode ser atingido acidentalmente, e é aí que está o problema: quem o atinge nem sempre é quem deveria. E então ela continua lá, no seu mundo quase perfeito, dificultando ao máximo que alguém o torne perfeito de verdade.
Este sorriso carrega uma história que já foi chamada de sofrimento e de superação. É a história de alguém que não teve medo de encarar os obstáculos em seu caminho, que um dia descobriu que podia vencer todos eles - e venceu –, e hoje essa história se chama felicidade.
Eu imitaria um palhaço. Ou melhor: eu seria um palhaço. Eu dançaria uma música horrível, e eu a dançaria do jeito mais ridículo. Eu cairia no meio da lama, pagaria qualquer mico, faria qualquer coisa... Só para ver você sorrir.
O tempo, a vida e as coisas mudam a cada dia. E, quando você não acompanha essas mudanças, fica achando que foram as pessoas que mudaram.
Ela não tinha percebido que o amor poderia machucá-la tanto: demorou demais para descobrir a medida certa de amar. Toda vez que olhava para trás, recordava de si mesma magoada. E, quando olhava para frente, só se via sem esperanças. Já tinha tentado tantas vezes segurar por muito tempo um sorriso, e nunca tinha ido bem. Ela sempre se perguntava se algum dia tudo seria diferente daquilo e se existia mesmo felicidade longe dali. Dizia que, depois da segunda decepção, ninguém mais acredita; que estava sendo difícil demais para ela e que não precisava de um motivo a mais para desistir de vez, de tudo. Mas desistiu. E um dia, quando menos esperava, ela avistou sua resposta dentro dos olhos de alguém e a escreveu dentro de um coração... E o seu sorriso nunca mais foi embora.
Quando a gente está apaixonado, dá vontade de colocar um rastreador na pessoa amada. Só que às vezes a gente tem medo de descobrir quem ela realmente é.
Ele já estava convencido de que nunca ia perder a sua linda menina ingênua. Mas um dia a perdeu. Porque ninguém é bobo pra sempre, e certa vez ela descobriu que poderia ser muito mais na vida de outro alguém.
Porque o seu sorriso é bonito. Porque os seus olhos são bonitos. Porque a sua voz é bonita. Porque é bonito quando você chega sem dizer "oi" e porque é bonito quando sai sem dizer "adeus". Porque é bonito como você sempre faz tudo parecer incrivelmente natural. Porque os seus passos são bonitos. E porque tudo que você diz é bonito. Aí eu percebi que bonito é tudo em você.
Você sai por aí distribuindo amor, depois volta juntando os pedaços do seu coração, porque ninguém sabe cuidar dele como você espera. E assim fica claro que nem você mesmo sabe.
Porque a vida nem sempre é justa, e o destino também não faz muita questão de ajudar... Às vezes, parece que o universo é uma conspiração contra você.
Só porque não fala não significa que não lembre. Só porque não procura não significa que não sinta falta. Só porque foge não significa que tenha medo. Só porque evita não significa que não queira. Só porque não parece não significa que não ame. Às vezes, apenas não é o momento, nem o lugar, nem a pessoa...
Não espere que a vida seja sempre justa, a sorte é incerta demais para você esperar tanto dela. Não espere que todo amor dure para sempre, não há tempo para tantos recomeços. Não espere que tudo esteja bem amanhã, faça com que isso aconteça hoje. Não espere que todas as suas noites sejam lindas, outras pessoas também precisam da lua... Não espere que todos os seus sonhos se realizem, você tem sonhos de épocas das quais se arrepende. Não espere que as pessoas estejam sempre cuidando de você, elas também precisam cuidar de si próprias. Não espere que o destino seja sempre amigo, a vida é curta demais para você fazer experimentos. Não espere que tudo na sua vida seja sempre um parque de diversão... Viver, amar e ser feliz são coisas sérias.
(...) Que era melhor ter sem amar do que amar sem ter. Que era melhor sofrer por ter perdido do que por medo de perder. Que era melhor não ter de jeito nenhum do que ter pela metade. Que melhor mesmo era nunca precisar, porque ela odiava sentir falta. E porque a saudade sempre machuca...
Sufocada
Foi só um sonho, mas talvez ela precise mesmo ir embora; seguir o próprio caminho, sem que você dê os passos por ela; viver a própria vida. Ela precisa sonhar os próprios sonhos e olhar para o céu com os próprios olhos, porque as estrelas só são bonitas quando você mesmo as ver. Ela precisa ser tudo que você nunca a deixou ser, tudo que a realiza e a faz sorrir: ela precisa ser ela mesma, porque é isso que a faz bem. Você a deixa tão perdida, sozinha e sem rumo! Ela quer ser muito mais do que a garota dos seus sonhos... Ela quer ser uma mulher de verdade. Então, você precisa deixá-la livre para encontrar o caminho dos próprios sonhos, mesmo que esses sonhos a levem para bem distante de você.
Descobrindo o seu Valor
De que adianta esse sorriso, se você deixa que alguém o tire? De que adianta toda essa alegria, se fica triste por qualquer alguém? De que adianta ser tudo que alguém quer, se você se entrega a quem não a valoriza? De que adianta ter quase tudo que deseja, se o que não tem é o que mais quer: ser amada? De que adianta ser quase tudo que gostaria, se a única coisa que não consegue ser é justamente a que mais importa: feliz? De que adianta ter tudo o que procura, se não tem o que mais precisa: amor? De que adianta todas essas qualidades, se todas perdem o valor quando alguém não as valoriza? Porque você demora demais para mudar as suas escolhas, e elas vão lhe machucando até você mudar. Talvez, um dia, você tenha plantado todo esse sofrimento, confiando em alguém que nunca lhe mereceu, e hoje você esteja colhendo lágrima e arrependimento. Quando olha para o céu, parece que as estrelas já não brilham. Não sabe que os seus olhos é que deveriam ser as estrelas, que, se alguém olhasse dentro deles e enxergasse o quanto eles brilham, isso se chamaria amor. Ou pode ser que você nunca tenha tido sorte, e isso não tenha nada a ver com os caminhos que você segue... Mas você nasceu para brilhar, não fique presa em um lugar escuro.
Seguindo em Frente
Que você nunca resiste a um grande amor. Que, talvez, ninguém seja capaz de superar a saudade. Que, quem sabe, apenas alguns poucos se curam dela. Que passa o tempo, passa a vida, mas é o encanto que não passa. Que, de manhã, você acorda e lembra dela; e, à noite, você não dorme porque lembrou. Que se um dia você pudesse voltar, voltaria para os braços dela, só para lembrar como foi bom, e para não morrer de saudade. Que depois de algum tempo, não é o amor que perde a graça, é você que perde a vontade. Mas que nada é como perder alguém incrível... Que a vontade volta e maltrata. E que, de longe você é durão, mas, de perto, você é frágil e se entrega. Só que você precisa ser mais forte, seguir em frente e ser melhor. Que a felicidade está logo ali, um pouquinho à sua frente, mas você precisa se livrar de tudo isso e ir adiante, tirar suas mãos desse passado e deixá-las livres, para que possam segurar o seu novo amor quando ele chegar.
Despedida
Lágrimas pela vida, que tudo pára antes do fim... Por que a vida é sempre breve e passageira, se tudo perde a graça quando ela parte? Lágrimas de tristeza: corações estão em luto; lágrimas de dor e compaixão: perder é o que mais machuca; lágrimas de saudade: que injustiça é não viver! Um sorriso foi ser eterno e um sonho não durou para sempre. Porque alguém não teve tempo para ser feliz, e partiu cedo demais.
Dói lembrar que um dilúvio veio e estragou tudo, que toda a nossa alegria foi levada embora pela correnteza... Que uma nuvem negra escondeu o brilho de todas as nossas estrelas, e que todo o nosso céu ficou escuro. Dói saber que o filme de uma vida inteira pode acabar em alguns segundos, e que o final nem sempre é feliz.
É tão difícil dizer adeus! Pior ainda é não ter a chance de dizê-lo. Ter tantas coisas para falar e já não poder ser ouvido... Apenas um breve instante para pensar em como foi incrível enquanto esteve perto; e a eternidade para lembrar o quanto, porque ela será sempre especial.
O lugar mais fundo é onde todos os sonhos se acabam, onde a tristeza pode afogar-nos em lágrimas: é quando descobrimos o quanto dói perder alguém... E dói demais! Pois o destino nem sempre é justo; e a vida, às vezes, é cruel. Mas precisamos olhar para o céu amanhã... A estrela que mais brilhar será essa pessoa que amamos muito, de volta às nossas vidas. Foi a forma que ela encontrou de ser eterna para a gente.
Se você chorar feito uma criança, eu te abraço.
Se você rir feito uma boba, eu paro e fico te olhando.
Se você surtar feito uma louca, eu te seguro.
Se você sair pulando de alegria, eu disfarço e rio.
Se você se calar de tristeza, eu te dou a mão.
Se você sair gritando de felicidade, eu te acho o máximo.
Se você se distrair, eu te protejo.
Se você se magoar, eu cuido de você.
Se você precisar de alguém, eu vou correndo te encontrar.
Se você sonhar com o amor, eu te ajudo a acreditar.
Se você acordar e não tiver ninguém, eu fico do seu lado.
Se você for atrás dos seus sonhos, eu te admiro e torço
Se você alcançar os seus objetivos, eu fico feliz e orgulhoso.
Se você mudar e as coisas não mudarem, eu não te deixo desistir.
E se o seu sorriso durar para sempre, eu fui feliz a vida toda.
Seu melhor amigo seria o seu melhor amor. É por isso que vocês são amigos… Porque ele sabe exatamente o que te faz bem.
Se apaixonar é se jogar do último andar da sua incerteza, esperando que a pessoa dos seus sonhos lhe apare - ou lhe conserte, se você quebrar -, mesmo sabendo que ela não tem a menor obrigação de fazer isso.