Duanne Bomfim
Gente falsa é igual mosquito Aedes Aegypt, eles somem, mas quando aparecem trazem uma coisa pior do que a outra. Se for picado, espera que passa.
Plano que cabe perfeitamente no tempo de uma aula não é plano, mas sim camisa de força, pois este não dá espaço para interação, envolvimento e significativa aprendizagem.
“O fazer pedagógico também é científico, pois relatar como uma hipótese oportuniza a compreensão do meio que circunda o educando. A pedagogia faz algo que a área clínica sozinha não oportuniza; desenvolve habilidades acadêmicas transformando-o em alguém independente.”
Mesmo que uma casa não possa ser reconstruída, pode ser adaptada e reorganizada para seu pleno uso e funcionamento.
O professor de AEE deve ver o professor Regente como o seu cliente, o aluno deve ser um sucesso na sala regular, pois sala de aula é o que mais imita a sociedade (pares, tarefas, desafio, hierarquia, relacionamento, regras).
Incluir os desiguais é dar diferentes condições, é elevar o padrão comum por meio dos diversos caminhos no cruzamento do grade labirinto desenhado para o alcance do sucesso por meio da educação.
A diversidade e a inclusão significam dividir, compartilhar e vivenciar o mundo ao lado de todos, sem diferenciar ou mesmo classificar como diferentes ou iguais.
A educação será sempre especial devido as particularidades diferenciadas apresentadas pelo educando, através da qual, o mesmo poderá vivenciar uma educação inclusiva por meio do atendimento educacional especializado
Porém, mais importante do que enquadrar num diagnóstico, é identificar as possibilidades e potencialidades da criança numa perspectiva inclusiva de sociedade e educação.
A cor preta será sempre preta, e a branca sempre branca, mas quando ambas são agrupadas em um mesmo espaço por justaposição, estas perdem suas características essenciais, tornando-se algo novo, recordando apenas resquícios da sua essência inicial. Todavia, quando há um encontro da cor preta e branca em um mesmo espaço delimitando e respeitando suas características e especificidades, estas podem ser vislumbradas em quadros, esculturas, paisagens repletas das nuanças de suas tonalidades, criando, modificando e apresentando a beleza das obras e criações detalhadas ao longo da existência. No entanto, insistir em meios termos, fazer misturas desordenadas, impensadas ou desmesuradas a partir do que já existe e está posto, tão somente cria algo novo, não mantendo intactas ou preservadas as particularidades do que está em toda a volta. Para tanto, o cinza não é nem branco e nem preto, sua pré-existência é que detém estas cores, que quando devidamente respeitadas criam e vislumbram possibilidade e mais possibilidades.
O resultado do trabalho com alunos com deficiência pode ser comparado com uma viagem de carro para o exterior, passamos por diferentes estados e cidades, cada local apresenta um encanto e deslumbre, pode ser que deixemos de ir para o destino final por ter sido mais significativo certa parada ao longo da viagem.
O segredo para a verdadeira mudança é haver sempre desestruturações para indução ao pleno reequilíbrio.