Dom Quixote
Dom Quixote é a obra prima do escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616), publicado em 1605. O livro é uma obra da literatura em língua espanhola.
O livro foi escrito numa época de grande inovação por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. A história é apresentada sob a forma de novela realista. O autor faz uma sátira da cavalaria medieval. A obra é composta por 126 capítulos, divididos em duas partes, a primeira escrita em 1605 e a segunda em 1615.
O livro narra as aventuras do fidalgo Dom Quixote, que de tanto ler os livros dos heróis da cavalaria, começou a confundir o mundo real com o imaginário. Usando a figura de um cavaleiro medieval, parodiou os romances de cavalaria, que gozavam de grande popularidade na época.
De posse de um escudo e uma lança, e de seu cavalo Rocinante, junto com seu fiel amigo e escudeiro Sancho Pança, o fidalgo Dom Quixote de La Mancha parte em três incursões pelas terras de La Mancha, Aragão e Catalunha, como cavaleiro andante fazendo justiça e combatendo em favor dos fracos e oprimidos, e vive seu próprio romance de cavalaria em plena Idade Moderna.